Sobre...


O autor


Um admirador de tecnologia, apaixonado por jogos eletrônicos e inteligência artificial.
Técnico em informática (1999)
Programador de Sistemas de Banco de Dados (2009)
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2011)
Pós Graduado em Plataformas de Desenvolvimento Web - Java e .Net - (2013)
Técnico em Programação de Jogos - (2015)
Curioso (desde 1981)



O site


O Contém Bits surgiu a partir do meu repositório de exemplos de código. Em determinado momento percebi que tinha muito conteúdo e pensei que poderia ser útil compartilha-lo com outras pessoas. Abaixo segue uma breve explicação de algumas das seções presentes no site:

- EU SOU LEIGO - Esta seção foi criada para o usuário que não tem conhecimento aprofundado em nenhuma das áreas da informática e nem quer tê-lo. Seu objetivo é dar instruções bastante básicas para que o usuário tenha uma noção do funcionamento de um computador e seus componentes. A seção também visa ensinar alguns cuidados para evitar que usuários caiam em golpes aplicados por técnicos com má fé ou mesmo que contaminem seu computador na Internet. É a seção mais básica de todo o site, que evita ao máximo a utilização de termos técnicos.

- RAIO-X - Tem foco na parte de hardware. É uma seção voltada para um usuário não tão leigo e que deseja entender um pouco mais detalhadamente como os componentes de um computador funcionam, como evoluíram ao longo dos anos e quais suas funções.

- HISTÓRIA - Como o próprio nome sugere, conta um pouco da história de diversos assuntos ligados à tecnologia.

- MINICURSOS - Esta seção surgiu a partir de uma observação que comecei a fazer enquanto ainda estava na graduação: existem inúmeros sites demonstrando como resolver determinados problemas envolvendo linguagens de programação, mas eles não se preocupam em explicar como a solução funciona ou, quando tentam fazê-lo, partem do princípio que o leitor já conhece todos os termos ou tecnologias utilizadas nela. A ideia aqui foi criar diversos tópicos, que seguem uma sequência gradativa de complexidade, mas sempre explicando-os e comentando os códigos utilizados de tal forma que o mais leigo usuário naquele assunto seja capaz não só de solucionar seu problema como também entender exatamente o que está sendo feito, o que é mais importante.

- DICAS - Para assuntos como MySQL e C# esta seção acaba funcionando como uma continuação dos minicursos, mas o leque de tópicos abordados nela é maior. Tentei reunir dicas diversas que podem ser úteis não só para os leitores interessados em hardware, mas também em software.

- NOTÍCIAS - Com nome também muito sugestivo, essa seção traz uma coletânea de notícias interessantes, atualizadas diariamente. Ela se subdivide em "Tecnologia" e "Games". A primeira, claro, exibe notícias vinculadas à tecnologia em geral, já a segunda é focada em jogos, consoles, torneios, enfim, ela tem foco nos jogos eletrônicos e tudo o que tem vínculo com eles.



O público


O Contém Bits foi pensado para que todas as pessoas com interesse em tecnologia possam tirar algum proveito dele, independente de serem profissionais da área. A seção "Eu Sou Leigo", por exemplo, foi criada para pessoas que não têm qualquer pretensão de trabalhar com informática, mas que desejam entender um pouco mais sobre computadores, apenas o suficiente para reduzir o número de manutenções necessárias em seus PCs ou para estarem mais bem informadas no momento da compra de um novo equipamento. A seção "Dicas" contém material destinado a todo tipo de usuário, bem como a seção "História". As seções Minicursos e Raio-X foram criadas para interessados em software e hardware, respectivamente. Enfim, a ideia era criar um ambiente em que todos os usuários pudessem tirar algum proveito de alguma parte dele, por isso o leque é bastante amplo. Espero que alguma seção seja do seu interesse. Caso tenha alguma crítica ou sugestão, não hesite em me escrever.

Muito obrigado pela visita!

Daniel Neri