Dicas e Tutoriais - PHP

checkdate – Validando datas no código PHP


Na enorme maioria das vezes você fará validações de datas em códigos no lado do cliente, por exemplo através de uma função Javascript, mas se por alguma razão você precisar validar no lado do servidor, o PHP tem uma função interessante para isso, que é a checkdate. Vamos a um exemplo que supõe o recebimento de uma data, a divide em dia, mês e ano, então efetua a validação:

<?php
$dataRecebida = "15/12/2004";
$partes = explode("/", $dataRecebida); //Quebrando a data em partes, que serão o dia, mês e ano
$dataValida = checkdate($partes[1],$partes[0],$partes[2]);
echo($dataValida);
?>

A função checkdate vai retornar o valor 1 caso a data seja válida e retornará um valor vazio caso seja inválida.
Caso o dado fornecido para a função tenha o dia com valor 32 ou o mês com o valor 13, ela retornará o valor vazio. Apenas como observação, o mês de fevereiro é corretamente validado como o máximo de 29 dias e não 30 ou 31. É uma função bastante interessante e que pode gerar um grande ganho de tempo durante o desenvolvimento.



Gostou desta dica? Compartilhe-a em suas redes sociais!

Você sabia?
Você Sabia?

Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".

Você Sabia?

A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.

Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa