História - Computadores
Atualizado em 20-01-2013
A palavra computador, segundo o dicionário Aurélio, significa:

Aquele que faz cômputos, que calcula. Máquina capaz de receber, armazenar e enviar dados, e de efetuar, sobre estes, sequências previamente programadas de operações aritméticas (como cálculos) e lógicas (como comparações), com o objetivo de resolver problemas.

Se aceitarmos a definição do dicionário Aurélio e partirmos do princípio que computador é uma máquina que calcula ou que efetua operações com o objetivo de resolver problemas, então temos que aceitar invenções ainda do século XVII como sendo computadores. Conheça abaixo um pouco da história dos ancestrais dessas máquinas das quais dependemos tanto hoje em dia.
Um filósofo, físico e matemático chamado Blaise Pascal (1623-1662) criou, em 1642, uma máquina com o objetivo principal de calcular impostos. Ela continha 6 rodas dentadas. Cada roda possuía 10 dentes, que correspondem aos algarismos (de 0 a 9). Da direita para a esquerda, a primeira roda representava as unidades, a segunda as dezenas, depois as centenas e assim por diante. Embaixo delas existia um pequeno “braço” que fazia com que, quando a roda girasse de 9 para 0, ela fazia a roda a sua esquerda se movimentar um dente, ou seja, aumentar uma unidade. Como o custo da máquina de Pascal era muito elevado, estima-se que foram construídas entre 50 e 60 unidades apenas.
Máquina de Pascal

Máquina de Pascal

O projeto original da máquina de Pascal foi aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726), considerado um dos desenvolvedores do cálculo moderno. Mas apesar dessa evolução, foi somente no século XIX que houve um salto realmente grande na evolução das máquinas, já que havia naquela época a necessidade de se criar tecidos com diferentes cores ou formas, então, diante disso, Joseph Marie Jacquard (1752-1834) cria, em 1804, um tear capaz de interpretar cartões perfurados e, a partir disso criar formas simples nos tecidos. Nele, de acordo com a presença de furos nos cartões, os fios eram levantados, ou seja, para se mudar o desenho do que estava sendo criado, bastava que se trocasse o cartão perfurado. Esse seu tear foi revolucionário para a época e a história da tecelagem ficou dividida em antes e depois de sua invenção.
Tear de Joseph Marie Jacquard

Tear de Joseph Marie Jacquard


O próximo grande salto na evolução das máquinas viria de Charles Babbage (1792-1871), um professor de matemática de Cambridge, que projetou uma máquina formada por rodas dentadas, mas que teria precisão de 50 dígitos e que ficou conhecida como calculador analítico. As instruções seriam recebidas nessa máquina a partir de cartões perfurados, assim como na invenção de Jacquard. Junto com Babbage, trabalhou nesse projeto uma jovem matemática inglesa chamada Ada Augusta (1815-1852), filha do poeta Lord Byron e Annabela. Ada desenvolveu grande quantidade de instruções para a máquina de Babbage, além de criar conceitos como sub-rotinas, loops e saltos condicionais, hoje tão usados em todas as linguagens de programação. Por tudo isso ela é reconhecida como a primeira programadora de toda a história. No entanto, apesar do esforço de ambos, o calculador analítico de Babbage nunca chegou a existir. O projeto foi interrompido principalmente por problemas financeiros, pois o desenvolvimento de algo tão ousado tinha custos muito elevados e não houve quem quisesse patrociná-los.
Ada Lovelace

Ada Lovelace

No final do século XIX, um americano chamado Herman Hollerith (1860-1929) criou uma máquina que, apesar não possuir algo tão revolucionário, foi de grande utilidade, pois ela conseguia separar os cartões perfurados de acordo com suas furações. Isso foi muito útil e reduziu bruscamente o tempo de processamento dos dados do censo.
Konrad Suze

Konrad Suze

Apenas como comparação, em 1880 esses dados demoraram sete anos e meio para serem analisados. No censo de 1890, já utilizando a invenção de Hollerith, o tempo de processamento foi de apenas dois anos e meio. Essa invenção foi batizada de Máquina de Hollerith e ela foi tão bem aceita que seu criador abriu uma empresa para produzir máquinas de tabulação. Alguns anos depois essa companhia teve seu nome mudado para IBM. O próximo grande marco na história dos computadores aconteceu em 1935 e o responsável por ele foi o engenheiro alemão Konrad Zuse (1910-1995), que construiu uma máquina que ficou conhecida como o primeiro computador eletro-mecânico, capaz de efetuar cálculos de soma, subtração, multiplicação e divisão de 22bits com ponto flutuante, que basicamente são números não inteiros. Apesar de uma grande inovação para a época, a invenção de Zuse não foi bem aceita e nem o governo alemão manifestou interesse, pois não viu como ele poderia ser útil durante a guerra. Enquanto isso a marinha americana, numa parceria muito bem sucedida com a universidade de Harvard, desenvolveu um computador chamado Harvard Mark I, que ocupava nada menos do que 130m² e era capaz de realizar multiplicações entre dois números de dez dígitos cada em três segundos.
Hardvard Mark I

Hardvard Mark I

Em paralelo a isso, o exército americano trabalhava em um projeto semelhante, mas mais ousado. Tratava-se do primeiro computador a válvulas do mundo, com capacidade de realizar quinhentas multiplicações por segundo. Nascia, em 1945, o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator), que utilizava válvulas eletrônicas e trabalhava com números em formato decimal. Apesar de realizar uma quantidade absurda de operações por segundo (para os padrões da época, claro), a entrada de dados no ENIAC era extremamente demorada e complexa, já que muitas válvulas e fios deveriam ser trocados de lugar para se alterar as variáveis. Durante a segunda guerra mundial o ENIAC foi utilizado para calcular trajetórias balísticas, algo inédito até então.
ENIAC

ENIAC

Alguns números do ENIAC:
  • Possuía mais de 17.000 válvulas
  • 500.000 pontos de solda
  • 30 toneladas de peso
  • Ocupava uma área de 180m²

Enquanto o ENIAC era construído, John Adam Presper Eckert Jr. e John Mauchly trabalharam no desenvolvimento de um outro computador, que seria apresentado quatro anos mais tarde, o EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer), também conhecido como sucessor do ENIAC. Sua capacidade de memória era 100 vezes maior que o seu antecessor, apesar de possuir o mesmo tamanho, mas talvez a grande inovação seja a manipulação de dados através do código binário ao invés do sistema decimal, o que diminuiu significativamente o número de válvulas. A memória do EDVAC era construída com lâmpadas de mercúrio. Quando uma dessas lâmpadas era excitada com um impulso elétrico, este poderia ser enviado para frente ou para trás e, dessa forma era interpretado como 0 ou 1.
EDVAC

EDVAC instalado no Edifício 328 do Ballistics Research Laboratory

Ainda em 1949 nasceu o EDSAC (Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico"). Ele foi criado por um cientista inglês chamado Maurice Wilkes e foi o primeiro computador operacional em grande escala capaz de armazenar seus próprios programas.
EDSAC

EDSAC

No ano seguinte, em 1952, foi lançado, pelos mesmos criadores do ENIAC, o UNIVAC (Universal Automatic Computer). Ele tinha sido todo projetado para uso comercial e era produzido nos Estados Unidos. Seu preço era de U$1,500.000.00 e apenas 46 unidades foram produzidas. Ele pesava 13 toneladas, o que comparado às 30 toneladas do ENIAC deixava claro o grande avanço tecnológico. O número de válvulas também tinha sido reduzido consideravelmente, já que ele possuía "apenas" 5200 delas. O primeiro UNIVAC foi entregue ao escritório de censo dos Estados Unidos em 31 de março de 1951.
UNIVAC

UNIVAC

A partir de 1953 a gigante IBM começou a dominar o mercado, com a produção do seu modelo 701 em escala comercial. O ano de 1953 também ficou marcado com a criação da linguagem FORTRAN, considerada a primeira linguagem de alto nível para computadores.
IBM 701

IBM 701

A década de 60 foi importantíssima para a evolução dos computadores, pois a corrida espacial fez com que o governo dos Estados Unidos investisse bilhões de dólares em pesquisas para o desenvolvimento tecnológico, a fim de que eles pudessem ser os primeiros a chegar ao espaço. Graças a isso, no final de 1963 e início de 1964 começaram a ser produzidos os primeiros circuitos integrados. Basicamente os C.I.s, também conhecidos como chips, são compostos de pastilhas de material semicondutor. Com os chips os computadores puderam ter seu tamanho reduzido significativamente, além de se tornarem mais estáveis e baratos. Um dos primeiros computadores a usarem circuitos integrados em sua estrutura foi o IBM 360. Seu sucesso foi tão grande que a IBM produziu e vendeu mais de 30.000 unidades dele, um número bastante significativo para a época.
IBM 360

IBM 360

A década de 70 não apresentou grandes evoluções tecnológicas, exceto pelo surgimento do disquete, criado pela IBM em 1971 e que seria a principal mídia móvel de armazenamento de dados por mais de 25 anos, sofrendo apenas uma redução em seu tamanho e aumentando a capacidade de armazenamento. O primeiro disquete possuía 8 polegadas de tamanho e sua capacidade de armazenamento era de apenas 80Kbytes. Apenas como comparação, um CD armazena 700.000Kbytes e um DVD 4.500.000Kbytes e ambos são fisicamente menores do que o disquete citado, já que eles têm aproximadamente 5 polegadas de diâmetro.
Disquete de 8 Polegadas

Disquete de 8 Polegadas

Nos anos 80 novas tecnologias permitiram que fossem criados chips com grande escala de integração e, devido a isso, alguns C.I.s chegavam a incorporar até 300 mil componentes, o que possibilitou mais uma redução no tamanho dos computadores e também fez com que seus preços caíssem muito. Em 1981 a IBM lançou o IBM-PC, que já possuía memória interna de 64Kbytes e um processador de 4.7MHz. Seu preço estava em torno dos 1500 dólares e ele teve ótima aceitação no segmento comercial. Como se pode ver na imagem ao lado, ele já começa a lembrar os nossos computadores atuais.
IBM PC

IBM PC

O próximo modelo que dominou o mercado foi o IBM PC XT. Ele possuía 8 slots de expansão ISA, ao contrário dos 5 do IBM PC. Tinha um HD de 10MBytes, enquanto os IBM PCs vinham sem HD. Tinham 256Kbytes de memória, mas era possível encontrar alguns modelos com 512Kbytes de memória e HD de 20Mbytes. Uma unidade de disquete de 5 1/4" também já vinha acoplada ao gabinete. O XT foi o computador mais vendido ao longo de toda a década de 80, mesmo após o surgimento de computadores com processadores mais velozes, visto que estes tinham um custo muito alto. O sistema operacional que normalmente acompanhava o PC XT era o DOS 2.0.
IBM PC XT

IBM PC XT

A partir do IBM PC XT as evoluções começaram a ser mais em relação ao desempenho do que ao visual. Em 1984 surgiu o PC/AT 80286, que utilizava um processador produzido pela Intel e trabalhava a 6MHz. Dois anos mais tarde foi lançado um modelo que operava a "fantásticos" 8MHz, e ambos possuíam slots ISA de 16Bits e HD de 20Mbytes.
Os processadores 80286 trouxeram algumas vantagens interessantes sobre os modelos anteriores, como a possibilidade de se executar mais de uma tarefa através de recursos incorporados ao processador e a memória virtual em disco, recurso utilizado até os dias de hoje pelos sistemas operacionais.
80286

Processador 80286

Na sequência disso tivemos os processadores 386, 486, 586, Pentium/K6, Pentium 2/K6-2, Pentium 3/Athlon, onde basicamente o que mudou foi a frequência de trabalho dos mesmos. Claro que funcionalidades foram sendo agregadas a eles, seus transistores foram diminuindo de tamanho, mas a mudança mais significativa aconteceu já no século XXI, com a chegada dos processadores multinúcleos, que dominam o mercado no momento, equipando até mesmo os Smartphones mais modernos. Uma forma bastante simples de se imaginar um processador com vários núcleos seria pensar numa cabeça com vários cérebros. Com essa arquitetura é possível executar simultaneamente aplicações que antes eram enfileiradas e executadas uma a uma. Abaixo estão as fotos do Core i7980X da Intel, com 6 núcleos e 12 threads e do Phenom 2 X6 da AMD, com 6 núcleos e 6 threads.
i7-980X

i7-980X e Phenom 2 X6

Computadores equipados com esses processadores possuem uma capacidade de processamento extremamente alta, sendo capazes de realizar renderização de objetos complexos em 3D e, ao mesmo tempo tocar uma música ou gravar um DVD.


Gostou deste tópico? Então compartilhe-o em suas redes sociais!


Alguns Destaques

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa

Cientistas norte-americanos criaram anticorpo capaz de atacar 99% das variações de HIV

Um grupo formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, e da empresa farmacêutica Sanofi criaram em laboratório anticorpos superdesenvolvidos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. O feito é ainda mais significativo por ser capaz até mesmo de prevenir a infec...

Ler Notícia Completa

Facebook investirá mais de US$ 1 bilhão em conteúdo original em 2018

Anunciada em agosto, a plataforma original de vídeos do Facebook, Watch, parece ser a grande aposta de Mark Zuckerberg para o ano que vem. De acordo com o TechCrunch, a empresa deve investir US$ 1 bilhão para criar e incentivar iniciativas voltadas para a produção de conteúdo audiovisual exclu...

Ler Notícia Completa

Software da Adobe é capaz de manipular gravações de voz e criar frases com perfeição

O software se chama Voco, foi desenvolvido pela Adobe (a mesma criadora do Photoshop) e permite manipular gravações de voz com uma precisão inédita, inclusive criando frases que a pessoa não disse. Na demonstração do app, um técnico forjou uma gravação em que um homem dizia “eu beijei a Jordan...

Ler Notícia Completa

Games nos Jogos Olímpicos de 2024. Será?

Sabe aquela discussão sobre os jogos eletrônicos poderem ou não ser considerados esportes? Pois o comitê responsável pela realização dos Jogos Olímpicos de 2024 acaba de colocar mais um pouco de lenha nesta fogueira. Isso aconteceu através da divulgação de que eles gostariam de incorporar torne...

Ler Notícia Completa

Algoritmo de Inteligência artificial sabe quando você está sonhando

Pesquisadores da Divisão de Medicina do Sono do Hospital Geral de Massachusetts desenvolveram um algoritmo capaz de identificar quando uma pessoa está sonhando. A tecnologia usa sinais de rádio frequência, através de um dispositivo semelhante a um roteador Wi-Fi, para monitorar a pessoa durante...

Ler Notícia Completa

Equipamentos hospitalares podem ser facilmente hackeados, afirma o governo dos EUA

A equipe de emergências digitais de sistemas de controle industrial dos EUA (ICS-CERT) emitiu ontem um alerta chamando atenção para falhas de segurança em alguns equipamentos hospitalares. As brechas são bastante graves, tanto que, segundo o comunicado, "um atacante com pouca habilidade poderia...

Ler Notícia Completa

Cientistas desvendam segredos de concreto super-resistente criado na Roma Antiga

Pesquisadores desvendaram a química do concreto romano que há milhares de anos resiste à erosão do tempo. Barragens marítimas construídas na época da Roma Antiga empregavam uma mistura de cal e cinzas vulcânicas para manter as rochas unidas. Agora, cientistas descobriram que elementos do materi...

Ler Notícia Completa

Inteligência artificial do Google aprende sozinha a andar e saltar obstáculos

A DeepMind, empresa de inteligência artificial do Google, divulgou ontem três estudos sobre o uso de sistemas de aprendizagem de máquina para ensinar robôs a andar. Os sistemas permitiam que máquinas aprendessem sozinhas a andar em um ambiente simulado. Segundo a empresa, dominar o controle mo...

Ler Notícia Completa

Vírus Petya apavora usuários e empresas ao redor do mundo nesta terça-feira. Saiba como se proteger.

Um novo malware está apavorando usuários ao redor do mundo nesta terça-feira, 27 de junho. Trata-se de mais um Ransomware, que sequestra os dados dos computadores, criptografando-os e solicitando um pagamento em troca da senha capaz de disponibilizar os arquivos novamente. Este malware foi bati...

Ler Notícia Completa

Microsoft está preparando celular 'diferente de tudo o que existe hoje'

Satya Nadella assumiu o comando da Microsoft em 2014, sucedendo Steve Ballmer. Foi sob a presidência dele que a empresa vendeu a divisão de smartphones (adquirida com a compra da Nokia em 2011) após o imparável fracasso do Windows Phone. O último celular da Microsoft foi o Lumia 950, lançado no...

Ler Notícia Completa

Suporte para a primeira versão Windows 10 será interrompido

Algumas edições do Windows recebem suporte por quase dez anos, enquanto outras mal conseguem completar dois anos de atualizações. É o caso da versão original do Windows 10, lançada em julho de 2015 e que não receberá mais updates da Microsoft a partir do próximo mês. Em janeiro, a empresa já ha...

Ler Notícia Completa

Bill Gates sugere taxar robôs para frear o impacto social

Bill Gates está preocupado com o avanço acelerado da robótica e sugeriu em entrevista que o uso de robôs deveria ser taxado pelo governo, como se faz com trabalhadores humanos. Segundo a recomendação do bilionário, a arrecadação gerada deveria ser utilizada para treinamento e remanejamento da fo...

Ler Notícia Completa

Continente desaparecido há 200 milhões de anos é encontrado debaixo do Oceano Índico

Sob as águas das Ilhas Maurício, no Oceano Índico, se escondem fragmentos de um continente que desapareceu há 200 milhões de anos. É o que afirma uma equipe de pesquisadores da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul. De acordo com a pesquisa, publicada na revista Nature Communication...

Ler Notícia Completa

Microsoft encerrará suporte à versão original do Windows 10 em março

Em 2016, a Microsoft lançou a primeira grande atualização do Windows 10, chamade de "Anniversary Update" (ou "atualização de aniversário"). A partir do dia 26 de março de 2017, no entanto, a Anniversary Update será obrigatória para todos os usuários que quiserem continuar recebendo atualizações...

Ler Notícia Completa

Câmera em colar de urso polar dá pistas de como aquecimento está mudando seu cotidiano

Uma câmera GoPro acoplada ao pescoço de uma ursa polar capturou cenas do cotidiano do animal no gelo ártico. A câmera foi instalada por cientistas do U.S. Geological Survey (Instituto de Pesquisas Geológicas do governo americano) para descobrir como os ursos polares estão reagindo ao derretimen...

Ler Notícia Completa

Bill Gates quer desenvolver implante para prevenir o HIV

A fundação de Bill Gates vai investir US$ 140 milhões em um implante que pode prevenir o HIV. O projeto, desenvolvido em parceria com uma empresa chamada Intarcia Therapeutics, é de um implante que entrega, em intervalos de seis e 12 meses, medicamentos anti-HIV, que funcionam como uma espécie de...

Ler Notícia Completa

Golpe do acesso liberado às redes sem fio afeta mais de 1 milhão de brasileiros no WhatsApp

A empresa de segurança PSafe encontrou, nas últimas semanas, mais um golpe que usa o WhatsApp para atrair vítimas. Dessa vez, a promessa é descobrir a senha de qualquer rede Wi-Fi. Em apenas um mês, o golpe, que é considerado sofisticado, já prejudicou mais de um milhão de pessoas. Para dar mais...

Ler Notícia Completa

Alguns iPhones estão pegando fogo na China; Apple tranquiliza usuários

A Apple esteve perto de se envolver em um problema similar ao apresentado pelo Galaxy Note 7. Na China, começaram a surgir relatos de que aparelhos da empresa estavam entrando em combustão; foram oito casos de explosões do modelo iPhone 6 relatados nos últimos tempos a uma associação de proteção...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.

Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras

Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.

A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.

Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.

Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.