Minicursos

Sejam bem vindos aos Minicursos do Contém Bits.

Aqui, claro, como o próprio nome sugere, vocês encontrarão pequenos cursos sobre diversos temas que considero importantes. Todos estão ligados à programação e a ideia é conduzi-lo, desde o estágio mais básico, que é introduzi-lo às técnicas de Lógica de Programação, até chegarmos em linguagens de grande poder de criação, como o C#. Se você nunca criou qualquer aplicativo ou nunca fez nenhuma página para a Internet, não se preocupe, pois não encontrará qualquer dificuldade em aprender tudo isso aqui. Como eu disse, parto de conceitos muito básicos e vou, gradativamente, aumentando a complexidade de tudo, de forma que seja perfeitamente possível acompanhar todos os tópicos.

Os assuntos encontrados no menu à direita não estão colocados nesta ordem por acaso. Você deve segui-los, iniciando pela Lógica de Programação e descendo, tópico a tópico. O mesmo deve ser feito com os subtópicos, que estão numerados para facilitar o acompanhamento. A única exceção a isso é se você já for um programador a procura de um exemplo específico, então, claro, poderá procura-lo diretamente. Aliás, se este é o seu caso, saiba que a ideia de criar estes minicursos começou com a intenção de tornar público o meu repositório de códigos. Use-o à vontade!

Nas explicações e exemplos que dou ao longo dos minicursos, tento ser o mais claro e didático possível, sempre me antecipando às dúvidas que um iniciante teria (ou pelo menos tentando fazê-lo). Na verdade, resumindo, o que fiz foi explicar estes assuntos da forma como eu gostaria que tivessem me explicado quando eu os estava aprendendo. Tentar explicar algo e dar exemplos lembrando o tempo todo que quem está aprendendo desconhece tal assunto, portanto não pode pressupor o que já é óbvio para quem conhece é um princípio pedagógico elementar, mas que infelizmente nem sempre é seguido.

Garanto que se acompanhar esta sequência à direita, ao final do processo você terá perfeitas condições, tanto de começar a criar pequenos sites quanto de produzir aplicações para Desktop. Quando encerro um minicurso, não significa que explorei tudo sobre ele. Nem os enormes livros conseguem fazê-lo, mas significa que caminhei com você até o estágio em que considero que é possível que você continue a caminhada sozinho, explorando, a partir de então, as ferramentas mais específicas para o que deseja trabalhar. Estarei sempre atualizando todos os tópicos e introduzindo outros minicursos.

Espero que aproveitem!