Minicursos - C#

Botões e Caixas de Mensagem


Os botões são a ferramenta mais básica de todo projeto. Vou inserir aqui, neste mesmo tutorial, a explicação das caixas de mensagem. Como primeiro passo, vamos criar um projeto e inserir um botão, como na imagem abaixo:

Botões e Caixas de Mensagem

Vamos começar a explorar as propriedades desse botão inserido. Com ele selecionado (para seleciona-lo basta dar um clique sobre ele), procure na janela do canto inferior direito, a opção (Name) e altere-a para Botao1, como ilustra a figura a seguir:

Botões e Caixas de Mensagem

Agora localize a propriedade Text e altere-a para “Exibir Mensagem”:

Botões e Caixas de Mensagem

Se após esse procedimento o botão não exibir totalmente a mensagem, você pode redimensiona-lo, assim como faz com uma janela do Windows, e aumentar o seu tamanho para que o texto seja corretamente exibido.

Botões e Caixas de Mensagem

Execute o código pressionando F5 ou clicando no triângulo verde, assim como fazíamos nos exemplos do Console. Surgirá um pequeno programa sem função alguma e com um botão no centro. Clicando no botão nada acontecerá, pois não existe código vinculado a ele.

Bem, vamos começar a atribuir comandos a essa interface. Feche o programa aberto e retorne ao Visual C#. Em seguida, clique duas vezes no botão “Exibir Mensagem”. Uma tela semelhante à imagem abaixo deve surgir:

Botões e Caixas de Mensagem

Importante!

Quando clicamos duas vezes em algum componente inserido ao projeto, o Visual C# cria o evento Click associado a ele. Foi isso que aconteceu neste exemplo. Como havíamos alterado a propriedade (Name) do componente para “Botao1”, clicando duas vezes sobre ele foi criada a função “Botao1_Click”. É importante que fique claro que as funções sempre obedecerão esse padrão: NomeDoComponente_Evento, vejam:

Botões e Caixas de Mensagem

Temos, então, uma nova aba criada no Visual C#, que é a Form1.cs, responsável por abrigar o código C# dos componentes. Através dessas abas, ilustradas na imagem abaixo, é possível alternar entre o desenvolvimento do código e da interface.

Botões e Caixas de Mensagem

MessageBox.Show

O código que criarmos dentro desta função Botao1_Click será acionado quando o botão for clicado. Para demonstrar isso vamos conhecer o comando MessageBox.Show, que serve para exibir mensagens na tela. O comando que vamos inserir ali dentro será:

MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico");

Nosso código deverá ficar como ilustra a imagem abaixo:

Botões e Caixas de Mensagem

Executando este pequeno aplicativo agora e clicando no botão “Exibir Mensagem”, receberemos uma caixa de mensagem com o texto definido previamente no código:

Botões e Caixas de Mensagem

Isso aconteceu porque vinculamos o comando MessageBox.Show("Este é o meu primeiro programa gráfico"); ao clique do botão chamado “Botao1”. As ferramentas do Visual C# funcionarão basicamente sempre dessa forma: um componente será vinculado a um evento.

E para comentar o método Show da classe MessageBox, trata-se de um método capaz de exibir mensagens na tela. Basta que passemos uma string como parâmetro e ela será exibida.

Nos próximos tópicos falarei sobre outras ferramentas básicas, mas aproveitarei este mesmo projeto, para facilitar.



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.

Você gostará destes vídeos!