ComboBox
Os comboboxes são caixas que armazenam diversas opções para que o usuário selecione. Assim como os RadioButtons, elas permitem somente a escolha de uma opção. Aproveitando nosso projeto de exemplo, vamos inserir um ComboBox e alterar sua propriedade (Name) para "comboCompra", conforme figura abaixo:
Se executarmos o código agora e tentarmos abrir o ComboBox veremos que não há itens nele.
Populando um Combobox
Vamos ver como inserir itens nesse ComboBox, ou seja, como popula-lo. É bastante simples. Vou inserir as seguintes opções:
de 0 a 10
de 11 a 20
de 21 a 30
mais de 30
Vejam o código responsável por isso na imagem abaixo:
O detalhe para esse código é que ele está no bloco public Form1() e não no bloco vinculado ao clique do botão. Quando o colocamos no public Form1() ele é acionado no momento de criação do formulário.
Vejamos o código em ação agora:
Aí está nosso ComboBox populado.
Agora vamos imprimir o que foi selecionado nesse Combobox junto ao que já está sendo exibido em nossa caixa de mensagens da aplicação, que são o nome, os gêneros favoritos e o sexo. A alteração no código será bem pequena.
Agora vamos executar o código:
Agora temos a impressão da quantidade de músicas compradas também. No entanto, se o usuário não selecionar nenhuma opção do ComboBox, a impressão será assim:
Para impedir isso podemos efetuar mais esta mudança:
Agora, se não escolhermos nenhuma opção no ComboBox, teremos essa MessageBox como retorno:
Outra forma de impedirmos a impressão vazia do campo do ComboBox seria definir um valor padrão para ele. Suponhamos que esse valor fosse o “de 0 a 10”. Nosso código ficaria da seguinte forma:
Agora, ao executarmos o programa, o valor padrão já deverá surgir automaticamente inserido no ComboBox. Vou executa-lo:
Essas foram as funções básicas do ComboBox. Assim como as outras ferramentas mostradas, ele possui uma enorme quantidade de métodos para sua manipulação. O IntelliSense do Visual C# pode ajudar muito a explora-los.
Com este tópico encerramos a primeira parte de ferramentas básicas. Na sequência falaremos sobre:
- Como inserir imagens aos programas
- Criar menus
- Permitir que o usuário selecione uma data a partir de um calendário amigável
- Utiliar o tooltip, que exibe dicas de utilização ao usuário
- Inserir links aos programas