Minicursos - C#

Comentários Sobre o Minicurso


Prezado internauta, se você chegou até o final do minicurso e acompanhou todos os tópicos, agradeço seu esforço, paciência e o tempo dedicado ao meu site. Espero que você esteja saindo do minicurso com mais conhecimento do que entrou. Este era o objetivo desde o início.

Como você percebeu, conseguimos explorar muitas ferramentas do Visual C# Express e desenvolver um pequeno aplicativo para cadastro de clientes que, claro, não é comercial e nem tinha esse propósito, mas as ferramentas que utilizamos são suficientes para que você crie aplicativos para qualquer área. Com pequenas adaptações na aplicação poderíamos transforma-la em um programa de cadastro de filmes de uma locadora (inclusive armazenando as capas dos filmes em uma PictureBox), ou controlando o histórico médico de pacientes de uma clínica, cadastrando itens em uma loja de auto-peças, gerenciando o estoque de uma loja comercial qualquer, enfim, o objetivo era mostrar que com o Visual C# Express isso é muito simples de ser feito.

Para todas as ferramentas que não exploramos, bem, tenho certeza que a partir de agora você será capaz de explora-las sem qualquer problema. Claro que você percebeu que existe um comportamento padrão nos componentes. Os comandos são sempre criados a partir do nome de uma ferramenta seguida de um método. Além do mais a IDE Visual C# nos fornece, através do IntelliSense, ajuda para descobrir todos os métodos que estão disponíveis para a ferramenta ou o objeto selecionado, inclusive nos informando quais parâmetros ele deve receber para que o código seja executado corretamente. Isso facilita muito o auto aprendizado.

Também acredito que você tenha notado que em determinados momentos utilizamos uma ferramenta e, alguns tópicos depois, a removemos e substituímos por outra. Isso não foi um equívoco, mas como expliquei no primeiro tópico, de Apresentação da Linguagem e do Minicurso, encontraríamos momentos em que o caminho entre dois pontos não seria uma linha reta, mas um caminho longo e sinuoso, para que mais ferramentas e estratégias fossem demonstradas.

Caso essa tenha sido a primeira linguagem de programação que você se propôs a estudar, não estranhe se olhar tópicos do início do minicurso e já não lembrar suas sintaxes de utilização. É absolutamente normal! Na verdade todo programador sofre desse mal e acredito que isso se deve ao excesso de informação envolvida no aprendizado de uma linguagem. O que você deve fazer é o que todos fazemos, que é ter o seu próprio repositório de código. Sempre que achar algo interessante e que pode ser útil no futuro, imprima ou salve. Aqui no Contém Bits você sempre terá disponível, de forma gratuita, os códigos que encontrou ao longo do minicurso, então basta que nos adicione ao seu "Favoritos" e nos visite sempre que precisar de algo! Então, resumindo, o importante não é que se lembre das sintaxes dos comandos, mas sim que se lembre que eles existem e quais são suas funções. Isso já é metade do caminho. A outra metade você conseguirá pesquisando (aqui, eu espero... ).

Bem, é isso. Finalizo parabenizando-o novamente pelo esforço e agradecendo por suas sucessivas visitas ao Contém Bits ao longo do Minicurso. Caso tenha críticas ou sugestões, elas serão sempre bem vindas!

Se gostou do Minicurso ou do site em geral, curta-o em seu facebook. É fácil e pode ser feito através do link abaixo! Eu agradeço muito!

Grande abraço,

Daniel Neri


Você gostará destes vídeos: