Minicursos - C#

Contando as Linhas de um DataGridView


Vamos para a etapa final de validação do nosso pequeno aplicativo. No estágio em que ele se encontra até aqui, se um usuário abrir o formulário de alteração de dados ou de remoção de clientes e clicar no botão que finaliza a operação sem ter selecionado nenhum usuário no DataGridView, o sistema irá travar, como ilustra a imagem abaixo:

Contando as Linhas de um DataGridView

Isso acontece porque a primeira instrução do código responsável tanto pela remoção quanto pela alteração de dados precisa receber o índice da linha selecionada, mas se não houver nenhuma linha também não existirá o índice e o sistema trava. Existe mais de uma maneira de solucionar isso. Uma possibilidade seria até anglobar esse grupo de comandos em um bloco try/catch, mas defendo a opinião de que este recurso deve ser usado com cautela, então vou preferir demonstrar de outra forma, até para introduzir um parâmetro novo, bastante importante, que é o RowCount.

O método RowCount nos retorna a quantidade de linhas existentes no DataGridView. É muito simples fazermos a validação com ele, já que basta verificar, com a estrutura de decisão if, se o número retornado é o zero.

Vejam como ficará nosso código:

Contando as Linhas de um DataGridView

Se clicarmos no botão "Remover" sem haver qualquer cliente selecionado, receberemos a mensagem abaixo:

Contando as Linhas de um DataGridView

Agora basta que façamos a mesma alteração para o botão de atualizar e, com isso fechamos toda a parte de validação.

No tópico seguinte voltaremos a trabalhar com o formulário de “Sobre o Programa”, que é o último.


Você gostará destes vídeos: