Minicursos - C#

Escrevendo e Lendo Arquivos de Texto


Chegamos ao final deste minicurso de C#. Para encerra-lo, vamos continuar trabalhando no formulário frmSobre apenas por uma questão prática. O objetivo aqui será deixar que o usuário personalize a imagem que será exibida na PictureBox e claro que um programa comercial não permitiria tal operação, mas apenas para que aprendamos como gerar e ler arquivos texto, o exemplo neste formulário será propício. Faremos, também, com que o sistema carregue automaticamete a imagem escolhida sempre que este formulário for aberto. Para isso teremos que salvar o nome do arquivo que contém a foto, bem como o caminho até a pasta em que ele se encontra. Nós até poderíamos armazenar isso em um arquivo RTF, que já sabemos como criar, mas vamos aumentar nosso horizonte de conhecimentos! Agora vamos criar um arquivo TXT contendo essa informação, pois assim aprenderemos também a lidar com algumas ferramentas do Namespace System.IO.

Bem, como primeiro passo vamos inserir este Namespace em nossa aplicação, no formulário frmSobre, da seguinte forma:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Feito isso vamos criar uma variável global, privada, que armazenará o caminho do arquivo, da seguinte forma:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Agora vamos localizar o melhor ponto para obtermos o nome do arquivo de imagem selecionado pelo usuário, que é o indicado pela imagem abaixo:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

O ponto é o indicado pela flecha, no método FileOk da ferramenta OpenFileDialog. Bem, mas por que eu escolhi este ponto e não outro qualquer? Acontece que neste ponto podemos facilmente obter o caminho do arquivo através do método FileName do "ofdLogo", presente no comando logo acima. Para conseguir isso faremos a seguinte inserção:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Com isso teremos, na variável strCaminhoArquivo, o caminho do arquivo selecionado pelo usuário. Na sequência faremos alterações no código referente ao botão "Salvar" do frmSobre. O primeiro passo será remover o código que faz o salvamento do RichTextBox, afinal de contas agora ele já está gerado e é somente leitura. Portanto, as linhas a serem removidas são:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

O código a ser inserido é:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Comentando-o, teremos:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Aqui vale uma importante observação: claro que verificar se um arquivo existe, apaga-lo e cria-lo novamente apenas para armazenarmos uma pequena informação de configuração não é a estratégia mais profissional, no entanto o objetivo aqui foi, “pegando carona” no tópico anterior sobre a geração de arquivos RTF, fazer uma pequena demonstração de como gerar arquivos TXT também. Em C# existem classes e dezenas de métodos para manipulação de dados em arquivos que nos permitiriam fazer de tudo o que imaginássemos com os dados, evitando essa exclusão desnecessária, no entanto a parte de manipulação de arquivos daria um minicurso, então não coloquemos foco nisso agora. Quis fazer este comentário apenas para que não fique a impressão de que essa estratégia utilizada é a única que temos. Repito que não é e ela sequer é boa, mas eu a utilizei para demonstrar a criação de um arquivo TXT que, para o nosso exemplo, apenas fará o armazenamento do endereço da imagem selecionada pelo usuário com o logotipo da aplicação.

Bem, mas vamos continuar...

Vou definir como logotipo um arquivo que tenho na minha área de trabalho, chamado Logo.png.

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Agora vou abrir o arquivo c:\CB\Config.txt

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Aí está o correto endereço do arquivo selecionado como logotipo, no entanto ele ainda não é carregado automaticamente, assim como acontece com o conteúdo do RichTextBox.

Vamos criar o código para isso. Para efetuarmos a leitura de um arquivo texto, devemos fazer uso da classe StreamReader(ou TextReader). Através dela poderemos ler um arquivo e gerar uma sequência de caracteres, que pode ser armazenada em uma variável do tipo string.

A forma de utilização é bastante simples. Como queremos que a ação de leitura e preenchimento da PictureBox aconteça quando o formulário for carregado, vamos inserir, no método Load do mesmo, o seguinte comando:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Comentando-o, teremos:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Agora vamos executar a aplicação e abrir o formulário de “Sobre o Programa” para ver o que acontece...

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Aí está o nosso logotipo automaticamente carregado!

No entanto, vamos tentar alterar a imagem e salva-la, apenas para testar mais uma vez e termos a certeza de que tudo funciona bem. Vejamos o que acontece quando eu tento selecionar outra imagem qualquer e clico no botão "Salvar"...

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Ooops! Não funcionou! Pois é, mas isso já era esperado. Vejam que a mensagem que o Visual C# nos retorna é que o arquivo Config.txt não pode ser acessado por já estar aberto. Isso acontece porque no método Load do formulário estamos usando o objReader para efetuar a leitura do arquivo Config.txt e ele permanece “lendo” o arquivo, ou seja, permanece aberto e vinculado ao objReader, por isso quando tentamos fazer a alteração do conteúdo, não é possível. Isso é extremamente fácil de resolver! A classe StreamReader possui um método camado Dispose, que é responsável por liberar os recursos utilizados pelo objeto, que no nosso exemplo é o objReader, e outro chamado Close, que fecha o objeto.

Vamos inseri-los após a colocação do endereço na variável strTemp, como ilustra a imagem abaixo:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Com essa pequena alteração podemos evitar aquele erro, já que o arquivo Config.txt estará liberado pela aplicação após a leitura e o formulário funcionará corretamente!

Agora, para evitar que o usuário tente salvar um endereço vazio, vamos alterar a propriedade Enabled do botão btnSalvar para "False", e habilita-la para "True" somente quando uma foto for selecionada, no seguinte trecho de código:

Escrevendo e lendo arquivos texto C#

Fazendo isso, o botão "Salvar" somente estará habilitado após o usuário ter selecionado um arquivo de imagem para a PictureBox.

Com isso encerramos o minicurso de C#. Vocês encontrarão outros tópicos em seções como a "Dicas/Tutoriais", que são totalmente aleatórios, apenas envolvendo assuntos que achei interessantes. Recomendo que vocês os leiam também e, para encerrar por completo, acessem a página de Comentários, que é o tópico seguinte.



Algumas notícias

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa

Como conversar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos

Este processo pode, à primeira vista, parecer um pouco confuso para usuários que não são muito experientes usando seu smartphone. Mas uma vez que você conclua o processo , vai entender o método e parecerá mais fácil. 1. Abra o seu navegador preferido no seu smartphone e digite o seguinte link na...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.

Você gostará destes vídeos!