Minicursos - C#

Estruturas de Decisão - If/Else


As estruturas de decisão são comandos que permitem que o código caminhe em determinada direção de acordo com um teste realizado no código. É com esse tipo de estrutura que fazemos o computador tomar decisões. Elas são muito simples. Vamos começar com o famoso par if/else.

If significa “se”, e else “senão”. Essas palavras reservadas, quando utilizadas em meio ao código, permitem que um determinado caminho seja percorrido “se” determinada condição for atendida, “senão” faz com que o código desvie para outro caminho. É muito simples, vamos aos exemplos práticos. Essa aqui é a “cara” de um programa em C# vazio:

Estrutura de Decisão If/Else

Caso queira acompanhar no seu computador, o que fiz foi abrir o Visual C#, clicar em File, depois em New Project, selecionei a opção Console Application e cliquei em Ok. Após esse procedimento o código acima foi automaticamente gerado. Não se preocupe agora em saber o que são os using e o namespace, ok? No momento oportuno falarei sobre eles, mas isso não é relevante agora, para o início do minicurso. O importante a saber é que você deve digitar os códigos que darão início ao seu programa dentro da classe static void Main, conforme figura abaixo:

Estrutura de Decisão If/Else

Para executar a aplicação criada no Visual C#, basta pressionar F5, ou clicar no menu superior Debug e depois em Start Debugging. Também é possível acelerar esse processo clicando no pequeno triângulo verde na barra principal, conforme figura abaixo:

Estrutura de Decisão If/Else

Bem, mas vamos ao nosso importante conceito de estruturas de decisão utilizando if/else. Vejam o código que criei abaixo:

Estrutura de Decisão If/Else

Vou executar esse pequeno programa e vamos ver qual será a saída, ou seja, o que o programa exibirá:

Estrutura de Decisão If/Else

Agora vou inverter a comparação, vejam:

Estrutura de Decisão If/Else

Agora quero testar se a é menor do que b e, se não for ele executará o segundo teste. Vou compilar e vejamos qual foi a saída:

Estrutura de Decisão If/Else

É importante dizer que o comando if/else pode ser realizado de uma forma um pouco diferente da que utilizei aqui. No exemplo dado eu fiz um primeiro teste com o comando if, depois um outro teste com o comando else if. Mas e se as variáveis a e b tivessem exatamente o mesmo valor? O que aconteceria? Vamos testar! Agora os valores serão:

int a = 20;
int b = 20;

A execução disso exibirá:

Estrutura de Decisão If/Else

Vejam que agora nada foi impresso e é muito fácil descobrir o motivo. Criamos testes que verificavam se a variável a era maior do que b e para b maior do que a, mas não fizemos nada para quando os dois tivessem o mesmo valor. Nós poderíamos acrescentar o sinal de >= (maior ou igual) ou <= (menor ou igual) e encaixa-las em algum dos testes, mas vou demonstrar uma última condição de teste da estrutura if/else, que é o else isolado. Vejam como ficará o código agora:

Estrutura de Decisão If/Else

Vamos para a execução desse código para verificar se de fato o sistema entrou nesse bloco:

Estrutura de Decisão If/Else

Vejam que, conforme prevíamos, como todas as condições anteriores não foram atendidas, o sistema entrou no bloco do else isolado. Também é possível usar o if isolado, caso você queira efetuar um único teste, não sendo necessário if/else ou o else isolado acompanhando-o.

Abaixo colocarei alguns pontos importantes que devem ser aprendidos nesse tópico.

- Blocos de códigos: são todos os comandos presentes dentro das chaves {}

- A estrutura if/else executa testes. Se o retorno de um teste for positivo, será executado o bloco de código equivalente ao último teste realizado. Se o teste não retornar positivo, ou seja, se a condição não for verdadeira, um próximo teste será realizado ou, caso nenhum teste retorne positivo, ele procurará o comando else isolado. Se encontrar, o executará. Caso contrário não executará nenhum bloco vinculado ao comando if/else.

No próximo tópico falarei sobre outra estrutura de decisão, chamada de switch/case.



Algumas notícias

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa

Como conversar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos

Este processo pode, à primeira vista, parecer um pouco confuso para usuários que não são muito experientes usando seu smartphone. Mas uma vez que você conclua o processo , vai entender o método e parecerá mais fácil. 1. Abra o seu navegador preferido no seu smartphone e digite o seguinte link na...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!