Minicursos - C#

Estruturas de Decisão - Switch/Case


A estrutura de decisão switch/case não é tão diferente da if/else. Seu papel, na verdade, é o mesmo, porém com sintaxe diferente. Além disso ela é mais indicada para quando se tem muitas opções a serem analisadas. Para evitar que se fique criando enormes estruturas com if/else, pode-se fazer uso dela.

Vamos imaginar que uma variável receba automaticamente o dia da semana do sistema e deva exibir uma mensagem informando o usuário desse dia, de forma mais extensa. Chamarei essa variável de diaSemana. Vejamos como ficaria isso se o fizéssmos com if/else:

Estrutura de Decisão Switch/Case

Vejam que o código fica bastante poluído visualmente, mas claro que funciona corretamente, conforme a imagem abaixo nos mostra:

Estrutura de Decisão Switch/Case

Notem que eu atribuí o valor “Domingo” para a variável diaSemana e depois fiz com que o if/else percorresse todo o código, até encontrar a opção que o localizava. Na verdade ele se enquadrou no bloco do else isolado, pois todos os outros testes falharam. O raciocínio foi simples: se todos os outros dias da semana retornarem falso para o teste, só restou o domingo como opção.

Agora vejam como poderíamos fazer isso com o swith/case, gerando um código muito mais fácil de ser interpretado:

Estrutura de Decisão Switch/Case

O código ficou muito mais limpo. Vou comenta-lo abaixo para explicar o funcionamento do switch/case:

Estrutura de Decisão Switch/Case

Como vocês puderam ver, tanto o if/else quanto o switch/case, são estruturas com a mesma função, que é a de tomar decisões ao longo da execução do código. Eu diria que o if/else deve ser usado em ocasiões onde se tenha poucos testes a serem feitos, enquanto o switch/case é mais adequado para situações em que se tenha uma quantidade maior de testes a serem realizados.

É isso!



Algumas notícias

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!