Minicursos - C#

Estruturas de Decisão - Switch/Case


A estrutura de decisão switch/case não é tão diferente da if/else. Seu papel, na verdade, é o mesmo, porém com sintaxe diferente. Além disso ela é mais indicada para quando se tem muitas opções a serem analisadas. Para evitar que se fique criando enormes estruturas com if/else, pode-se fazer uso dela.

Vamos imaginar que uma variável receba automaticamente o dia da semana do sistema e deva exibir uma mensagem informando o usuário desse dia, de forma mais extensa. Chamarei essa variável de diaSemana. Vejamos como ficaria isso se o fizéssmos com if/else:

Estrutura de Decisão Switch/Case

Vejam que o código fica bastante poluído visualmente, mas claro que funciona corretamente, conforme a imagem abaixo nos mostra:

Estrutura de Decisão Switch/Case

Notem que eu atribuí o valor “Domingo” para a variável diaSemana e depois fiz com que o if/else percorresse todo o código, até encontrar a opção que o localizava. Na verdade ele se enquadrou no bloco do else isolado, pois todos os outros testes falharam. O raciocínio foi simples: se todos os outros dias da semana retornarem falso para o teste, só restou o domingo como opção.

Agora vejam como poderíamos fazer isso com o swith/case, gerando um código muito mais fácil de ser interpretado:

Estrutura de Decisão Switch/Case

O código ficou muito mais limpo. Vou comenta-lo abaixo para explicar o funcionamento do switch/case:

Estrutura de Decisão Switch/Case

Como vocês puderam ver, tanto o if/else quanto o switch/case, são estruturas com a mesma função, que é a de tomar decisões ao longo da execução do código. Eu diria que o if/else deve ser usado em ocasiões onde se tenha poucos testes a serem feitos, enquanto o switch/case é mais adequado para situações em que se tenha uma quantidade maior de testes a serem realizados.

É isso!



Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos: