Estrutura de Repetição - For
Estruturas de repetição também são chamadas de laço ou loop, pois elas envolvem um bloco de código e o repetem por determinada quantidade de vezes. A estrutura for é uma delas e sua sintaxe é bastante simples. Utilizamos esse tipo de estrutura de repetição quando sabemos o número de vezes que o ciclo deve acontecer.
A execução do comando for se divide em 4 etapas, que são:
Inicialização
Teste
Execução
Atualização
Vamos criar um exemplo bastante simples, onde queiramos exibir os números de 1 a 5 na tela. Adicionei também uma frase para explicar cada execução. Nosso código ficará assim:
Executando, teremos:
Agora vou comentar o comando for:
Entre parênteses e colorido eu coloquei a ordem em que as coisas acontecem numa estrutura do tipo for. O comando deve ser declarado e em seguida os parâmetros precisam ser colocados entre parênteses. A inicialização (1) é o ponto de partida e, nesse caso criei uma variável inteira chamada i e lhe atribuí o valor 1. Em seguida, para o comando de teste (2) que irá determinar a condição de parada, determinei que o ciclo deve se repetir até que a variável i valha 5. Como execução (3), dentro das chaves, especifiquei que deve ser impresso, no terminal, uma frase concatenada com a variável i e, por último, no comando de atualização (4), coloquei a variável i sendo incrementada em uma unidade.
A “leitura” correta desse comando seria:
For iniciando em i = 1 e parando em i <= 5, executa o console e incrementa i.
O comando for é extremamente parecido em praticamente todas as linguagens de programação. A única observação fica por conta de não ser necessário o ponto e vírgula depois do comando de atualização, que nesse exemplo era o i++. Tentar inseri-lo geraria um erro durante a compilação.
Este foi o for. Extremamente útil e seguramente você o utilizará em seus projetos!