Minicursos - C#

Gerando Arquivos RTF


Como reta final do nosso aplicativo e também do minucurso, vamos retomar o formulário “Sobre o Programa”, mas apenas por uma questão prática. Para falar sobre os arquivos RTF eu precisava de um campo onde pudéssemos escrever textos e, como nosso formulário frmSobre possui este espaço, o utilizaremos, mas isso não agregará nenhuma funcionalidade ao nosso pequeno aplicativo.

Bem, nosso formulário de "Sobre o Programa" atualmente está da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Quando clicamos no botão "Salvar", o sistema está exibindo o conteúdo do RichTextBox em uma MessageBox e o botão "Carregar Imagem" apenas exibe, na PictureBox, o arquivo selecionado.

Vamos aprender como gerar um arquivo do tipo RTF, que terá como conteúdo o que for digitado no RichTextBox. Para isso faremos uso da ferramenta SaveFileDialog. Vamos localiza-la na Toolbox do Visual C# e arrasta-la para o frmSobre, conforme ilustra a imagem abaixo:

Gerando Arquivos RTF

Assim como alguns dos componentes que utilizamos ao longo do minicurso, ele não é exibido dentro do formulário, mas apenas se vincula a ele, permanecendo no rodapé. Na sequência vamos nomear esta ferramenta para "sfdLicensa":

Gerando Arquivos RTF

Agora vamos criar o novo código para o evento Click do botão "Salvar", que ficará da seguinte forma:

Gerando Arquivos RTF

Comentando-o, teremos:

Gerando Arquivos RTF

Vou salvar o seguinte texto:

Gerando Arquivos RTF

Agora abro a pasta da minha Área de Trabalho e lá está o arquivo gerado de dentro da nossa pequena aplicação!

Gerando Arquivos RTF

E se tentar abrir o arquivo...

Gerando Arquivos RTF

Aí está nosso conteúdo!

Bem, agora que já sabemos como gerar arquivos RTF a partir de um RichTextBox, vamos fazer o contrário, que é popular um RichTextBox com o conteúdo de um arquivo RTF.

Vou colocar o seguinte conteúdo dentro do RichTextBox:

Seja Bem Vindo!
Esté é um software sem direitos autorais e que faz parte do minicurso de C# do site Contém Bits!
Além de C#, aqui você aprende sobre:
--> Sistemas Operacionais
--> Redes de Computadores
--> Segurança de Dados
--> Bancos de Dados

E muito mais! Não esqueça de nos adicionar ao seu Favoritos!

www.contembits.com.br

E salva-lo na pasta c:\CB\Sobre.rtf

Gerando Arquivos RTF

Agora a ideia é que este conteúdo seja automaticamente inserido no RichTextBox quando o formulário for carregado, ou seja, a aplicação deve ler o arquivo RTF e inserir o seu conteúdo no rtfSobre do formulário. O procedimento para isso é extremamente simples, vejam:

Gerando Arquivos RTF

Com apenas uma linha conseguimos este interessante procedimento.

Na sequência, vamos alterar a propriedade ReadOnly do RichTextBox para "True" e diminuir o seu tamanho, para ficar adequado ao conteúdo, como ilustram as imagens a seguir:

Gerando Arquivos RTF


Gerando Arquivos RTF

A ideia é que o usuário não possa alterar o conteúdo deste RichTextBox, por isso o definimos como ReadOnly. Agora vamos permitir a alteração apenas do logotipo, mas para isso utilizaremos um conceito interessante, que faz uso do Namespace System.IO e geraremos um arquivo no formato TXT para guardar o endereço da imagem escolhida pelo usuário, mas isso fica para o próximo tópico, que será o último!



Algumas notícias

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa

Como conversar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos

Este processo pode, à primeira vista, parecer um pouco confuso para usuários que não são muito experientes usando seu smartphone. Mas uma vez que você conclua o processo , vai entender o método e parecerá mais fácil. 1. Abra o seu navegador preferido no seu smartphone e digite o seguinte link na...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!

O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.

Você gostará destes vídeos!