Minicursos - C#

Instalando o MySQL Connector .NET


O processo de conexão de um aplicativo C# a qualquer banco de dados é bastante simples, mas claro que é necessário que você já esteja familiarizado com os comandos SQL, portanto, se esse não for o seu caso, aconselho que faça uma pausa no minicurso de C# e comece o de MySQL, que foi o SGBD que escolhi para utilizar neste minicurso.

Bem, quando queremos manipular dados de uma tabela, acessamos o SGBD, nos logamos, definimos qual a base de dados que queremos utilizar e, depois disso já entramos com os comandos SQL que, de fato, farão a manipulação dos dados. Com o C# todo esse caminho continua válido, no entanto, para enviar os comandos ao SGBD, seja para definição da base de dados, do usuário que se logará no banco ou para enviar os comandos, precisamos de um conector. Este conector nada mais é do que um pequeno programa ou uma biblioteca com ferramentas que nos permite manipular o banco de dados a partir da aplicação que estamos criando. No caso do MySQL em conjunto com o C#, devemos utilizar o MySQL Connector .Net, que, como o próprio nome sugere, serve não só para aplicativos para Desktop feitos em C#, mas para qualquer linguagem pertencente à plataforma .Net. Ele pode ser baixado no seguinte endereço:

http://dev.mysql.com/downloads/connector/net/

Sugiro que você baixe a versão MSI Installer e, feito isso é só instala-la, como se fosse um aplicatido qualquer. Faça isso com o Visual C# fechado, ok?

Para saber se o processo de instalação deu certo é muito simples. Basta abrir o Visual C#, criar um projeto qualquer (ou abrir um projeto já existente), clicar com o botão direito do mouse em References, na Solution Explorer, depois em Add Reference, como ilustra a figura abaixo:

MySQL Connector .NET

Feito isso será exibida uma extensa lista de Referências que podem ser adicionadas ao seu projeto. No meio delas, na aba ".NET", deve haver a "MySQL.Data".

MySQL Connector .NET

Se ela estiver presente, significa que sua instalação do MySQL Connector .NET foi bem sucedida. Caso queira, você pode adicionar essa referência para conhecer o processo por completo. Basta seleciona-la e clicar em OK. Ela deverá aparecer junto às outras referências padrão do seu projeto, conforme a figura abaixo:

MySQL Connector .NET

Essa referência nos permitirá manipular bancos de dados do SGBD MySQL a partir de códigos feitos no Visual C#.

No tópico seguinte vamos criar a base de dados para nosso pequeno aplicativo de Cadastro de Clientes.


Você gostará destes vídeos: