Minicursos - C#

Label e TextBox


O par Label/TextBox aparece junto com frequência, por isso decidi falar dos dois em um tópico só. A ferramenta Label insere um texto que vai rotular um objeto ou então instruir o usuário sobre o preenchimento de um formulário, por exemplo. É, talvez, o componente mais simples e básico de todo o Visual C#. Dando continuidade ao exemplo, vamos inserir um componente Label ao projeto, conforme a figura abaixo:

Label e TextBox

Vamos alterar a sua propriedade Text para “Selecione um gênero musical:”.

Label e TextBox

Ainda na janela de Propriedades, vamos expandir a opção Font e, em seguida alterar a opção "Bold" para "True", conforme a imagem abaixo:

Label e TextBox

Notem que imediatamente o texto já ficou em negrito e destacado em relação aos outros.

Como próximo passo vamos alterar a propriedade (Name) para labelGeneroMusical, conforme ilustra a imagem a seguir:

Label e TextBox

Apenas lembrando, o valor definido na propriedade (Name) é como o código C# localizará e manipulará esse objeto.

Feito isso, vamos inserir um Label instruindo o usuário sobre a seleção de sexo também. Sua propriedade (Name) será "labelSelecaoSexo".

Label e TextBox

Agora vamos criar um Label na parte superior e, logo abaixo dele, colocaremos um TextBox.

Para o Label vamos definir o (Name) como "labelNomeUsuario" e o texto como “Digite seu nome:”, e para o TextBox vamos definir o (Name) como "textBoxNomeUsuario".

Label e TextBox

A imagem acima mostra o TextBox já inserido e com seu nome alterado para "textBoxNomeUsuario". Para que ele ficasse maior eu simplesmente o redimensionei, da mesma maneira como faríamos com uma janela do Windows.

Agora, ao clicar no botão "Exibir Mensagem", além dos dados que já eram exibidos, vamos acrescentar o nome do usuário, que será digitado no TextBox.

A mudança no código será muito pequena, vejam:

Label e TextBox

Inseri, no início do bloco de comandos vinculados ao clique do botão, uma variável String que recebe o texto digitado no TextBox.

Ao final, no momento da exibição, apenas acrescentei essa variável às duas que já eram exibidas.

Label e TextBox

Agora vamos executar o código:

Label e TextBox

Aí está nosso pequeno aplicativo exibindo também o nome digitado no TextBox. Como eu havia dito no início que uma das vantagens de se utilizar o Label para instruir o usuário sobre o preenchimento de campos era poder efetuar uma alteração dinâmica no texto, vamos aprender como fazer isso agora. Imaginemos uma situação em que o preenchimento do campo nome seja obrigatório e, se o usuário não o preencher, mesmo selecionando as opções de gênero musical e sexo, elas não devem ser exibidas. Vejam como é simples:

Label e TextBox

Percebam que a lógica envolvida é muito simples: insiro em uma variável o conteúdo do TextBox e em seguida faço uma verificação para saber se ela está vazia. Se estiver, efetuo um desvio por grande parte do código, terminando-o em um bloco com uma caixa de mensagens e dois comandos para manipulação do Label.

Agora vamos executar a aplicação e vou clicar no botão "Exibir Mensagem" sem ter digitado um nome. Vejamos o que acontece:

Label e TextBox

Em uma primeira etapa foi exibida a mensagem de alerta e, ao clicar no botão de OK desta mensagem, o nosso Label, cujo nome é "labelNomeUsuario", mudará seu texto e sua cor:

Label e TextBox

O que acabou de ser feito aqui é a alteração dinâmica de conteúdo a que me referi no início. Suas possibilidades de uso são imensas. O importante a ser notado é que já é possível perceber um padrão para acesso às propriedades dos componentes. Devemos sempre chama-los pelos nomes que definimos em suas propriedades (Name) e em seguida modificar o valor da propriedade que nos interessa. O processo para manipular os botões era semelhante, os checkboxes também, enfim, isso valerá para todos os componentes. É muito simples!

No próximo tópico falarei sobre ComboBox e com isso encerraremos o primeiro bloco de ferramentas que prometi comentar.



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa

Como conversar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos

Este processo pode, à primeira vista, parecer um pouco confuso para usuários que não são muito experientes usando seu smartphone. Mas uma vez que você conclua o processo , vai entender o método e parecerá mais fácil. 1. Abra o seu navegador preferido no seu smartphone e digite o seguinte link na...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.

O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.

O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.

Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.

Você gostará destes vídeos!