Minicursos - C#

Label e TextBox


O par Label/TextBox aparece junto com frequência, por isso decidi falar dos dois em um tópico só. A ferramenta Label insere um texto que vai rotular um objeto ou então instruir o usuário sobre o preenchimento de um formulário, por exemplo. É, talvez, o componente mais simples e básico de todo o Visual C#. Dando continuidade ao exemplo, vamos inserir um componente Label ao projeto, conforme a figura abaixo:

Label e TextBox

Vamos alterar a sua propriedade Text para “Selecione um gênero musical:”.

Label e TextBox

Ainda na janela de Propriedades, vamos expandir a opção Font e, em seguida alterar a opção "Bold" para "True", conforme a imagem abaixo:

Label e TextBox

Notem que imediatamente o texto já ficou em negrito e destacado em relação aos outros.

Como próximo passo vamos alterar a propriedade (Name) para labelGeneroMusical, conforme ilustra a imagem a seguir:

Label e TextBox

Apenas lembrando, o valor definido na propriedade (Name) é como o código C# localizará e manipulará esse objeto.

Feito isso, vamos inserir um Label instruindo o usuário sobre a seleção de sexo também. Sua propriedade (Name) será "labelSelecaoSexo".

Label e TextBox

Agora vamos criar um Label na parte superior e, logo abaixo dele, colocaremos um TextBox.

Para o Label vamos definir o (Name) como "labelNomeUsuario" e o texto como “Digite seu nome:”, e para o TextBox vamos definir o (Name) como "textBoxNomeUsuario".

Label e TextBox

A imagem acima mostra o TextBox já inserido e com seu nome alterado para "textBoxNomeUsuario". Para que ele ficasse maior eu simplesmente o redimensionei, da mesma maneira como faríamos com uma janela do Windows.

Agora, ao clicar no botão "Exibir Mensagem", além dos dados que já eram exibidos, vamos acrescentar o nome do usuário, que será digitado no TextBox.

A mudança no código será muito pequena, vejam:

Label e TextBox

Inseri, no início do bloco de comandos vinculados ao clique do botão, uma variável String que recebe o texto digitado no TextBox.

Ao final, no momento da exibição, apenas acrescentei essa variável às duas que já eram exibidas.

Label e TextBox

Agora vamos executar o código:

Label e TextBox

Aí está nosso pequeno aplicativo exibindo também o nome digitado no TextBox. Como eu havia dito no início que uma das vantagens de se utilizar o Label para instruir o usuário sobre o preenchimento de campos era poder efetuar uma alteração dinâmica no texto, vamos aprender como fazer isso agora. Imaginemos uma situação em que o preenchimento do campo nome seja obrigatório e, se o usuário não o preencher, mesmo selecionando as opções de gênero musical e sexo, elas não devem ser exibidas. Vejam como é simples:

Label e TextBox

Percebam que a lógica envolvida é muito simples: insiro em uma variável o conteúdo do TextBox e em seguida faço uma verificação para saber se ela está vazia. Se estiver, efetuo um desvio por grande parte do código, terminando-o em um bloco com uma caixa de mensagens e dois comandos para manipulação do Label.

Agora vamos executar a aplicação e vou clicar no botão "Exibir Mensagem" sem ter digitado um nome. Vejamos o que acontece:

Label e TextBox

Em uma primeira etapa foi exibida a mensagem de alerta e, ao clicar no botão de OK desta mensagem, o nosso Label, cujo nome é "labelNomeUsuario", mudará seu texto e sua cor:

Label e TextBox

O que acabou de ser feito aqui é a alteração dinâmica de conteúdo a que me referi no início. Suas possibilidades de uso são imensas. O importante a ser notado é que já é possível perceber um padrão para acesso às propriedades dos componentes. Devemos sempre chama-los pelos nomes que definimos em suas propriedades (Name) e em seguida modificar o valor da propriedade que nos interessa. O processo para manipular os botões era semelhante, os checkboxes também, enfim, isso valerá para todos os componentes. É muito simples!

No próximo tópico falarei sobre ComboBox e com isso encerraremos o primeiro bloco de ferramentas que prometi comentar.



Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa

Cientistas norte-americanos criaram anticorpo capaz de atacar 99% das variações de HIV

Um grupo formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, e da empresa farmacêutica Sanofi criaram em laboratório anticorpos superdesenvolvidos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. O feito é ainda mais significativo por ser capaz até mesmo de prevenir a infec...

Ler Notícia Completa

Facebook investirá mais de US$ 1 bilhão em conteúdo original em 2018

Anunciada em agosto, a plataforma original de vídeos do Facebook, Watch, parece ser a grande aposta de Mark Zuckerberg para o ano que vem. De acordo com o TechCrunch, a empresa deve investir US$ 1 bilhão para criar e incentivar iniciativas voltadas para a produção de conteúdo audiovisual exclu...

Ler Notícia Completa

Software da Adobe é capaz de manipular gravações de voz e criar frases com perfeição

O software se chama Voco, foi desenvolvido pela Adobe (a mesma criadora do Photoshop) e permite manipular gravações de voz com uma precisão inédita, inclusive criando frases que a pessoa não disse. Na demonstração do app, um técnico forjou uma gravação em que um homem dizia “eu beijei a Jordan...

Ler Notícia Completa

Games nos Jogos Olímpicos de 2024. Será?

Sabe aquela discussão sobre os jogos eletrônicos poderem ou não ser considerados esportes? Pois o comitê responsável pela realização dos Jogos Olímpicos de 2024 acaba de colocar mais um pouco de lenha nesta fogueira. Isso aconteceu através da divulgação de que eles gostariam de incorporar torne...

Ler Notícia Completa

Algoritmo de Inteligência artificial sabe quando você está sonhando

Pesquisadores da Divisão de Medicina do Sono do Hospital Geral de Massachusetts desenvolveram um algoritmo capaz de identificar quando uma pessoa está sonhando. A tecnologia usa sinais de rádio frequência, através de um dispositivo semelhante a um roteador Wi-Fi, para monitorar a pessoa durante...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Instalar vários programas com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.

O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornarem essa limitação tecnológica.

O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.

A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.

Você gostará destes vídeos: