Minicursos - C#

Manipulando Strings


Manipular strings é fundamental para o desenvolvimento de qualquer aplicação. Os métodos para isso são diversos e vou citar os mais utilizados. Vamos começar pela concatenação simples, que consiste no fato de somar duas variáveis do tipo string. Vejam esse exemplo:

Manipulando Strings

A impressão da variável concatenada será:

Manipulando Strings

Percebam que houve uma fusão do conteúdo das duas variáveis dentro da variável concatenada. Esta é a forma mais simples de concatenação de strings.

Método Substring

Esse importante método serve para permitir que separemos apenas uma parte de uma string. Ao chama-lo devemos dizer a partir de qual posição da string ele deve começar a atuar e por quantos caracteres ele atuará. É mais simples do que parece. Imaginemos uma string contendo a seguinte frase:

“C# é muito legal!”.

Se quiséssemos pegar apenas a palavra “muito”, deveríamos fazer da seguinte forma:

string teste = "C# é muito legal!";
string pedaco = teste.Substring(5,5);

Comentando esse pequeno trecho, teremos:

Manipulando Strings

Agora vejam a impressão da variável “pedaco”:

Manipulando Strings

O método Substring também aceita a passagem de somente um parâmetro. Quando isso acontece ele entende esse valor como sendo o caractere de início da ação, e, como não há um valor informando quantos caracteres ele deve ler, isso será feito até o término da string. Vejam abaixo:

Manipulando Strings

Vejam a execução:

Manipulando Strings

Método ToUpper

Esse método é muito simples. Ele simplesmente pega toda a string e a deixa em letras maiúsculas.

Manipulando Strings

Agora a variável “variavelNova” tem todos os seus caracteres em maiúsculo.

Manipulando Strings

Método ToLower

Ao contrário da ToUpper, a ToLower deixa todos os caracteres da String minúsculos.

Manipulando Strings

Método StartsWith

Esse método retorna um booleano sempre que encontra uma string que inicie com o parâmetro passado para ela. Vejam um exemplo:

Manipulando Strings

Executando teremos:

Manipulando Strings

Método EndsWith

Como o próprio nome sugere, esse método é o contrário do StartsWith. Ele verifica se uma string termina com determinada sequência de caracteres recebida como parâmetro.

Manipulando Strings

No Console teremos:

Manipulando Strings

Método Trim

Esse também é um método bastante interessante. Ele remove todos os espaços em branco contido em strings.

Manipulando Strings

Criei esse código e deixei vários espaços em branco, tanto no início quanto no final da string. No entanto, a variável nova não conterá estes espaços, conforme ilustra a execução abaixo:

Manipulando Strings

Vale ressaltar que o método Trim possui duas variações, que são o TrimStart e o TrimEnd. O primeiro remove espaços em branco apenas no início da string e o segundo remove apenas no final.

Métodos PadLeft e PadRight

Os métodos PadLeft e PadRight realizam um preenchimento na string, deixando-a com o tamanho que você desejar. Imagine que você tenha uma pequena string, de apenas dois caracteres, mas por alguma razão (normalmente usa-se isso para realizar validação de dados) queira que ela tenha 5 caracteres. Isso pode ser feito através do PadLeft ou PadRight. O primeiro efetua o preenchimento à esquerda, enquanto o segundo o faz à direita. Vamos a um exemplo para deixar bem claro:

Manipulando Strings

Se tudo deu certo, agora a variável “nova” terá 5 caracteres, sendo que os três primeiros serão espaços vazios. Vejamos no Console se isso realmente aconteceu:

Manipulando Strings

Vejam que a string parece deslocada, mas na verdade ela está com 3 caracteres de espaço inseridos antes do “Oi”.

Também é importante comentar que é possível escolher com qual caractere esse preenchimento acontecerá. No exemplo acima, como não especificamos nada, foram colocados espaços em branco, mas poderíamos, por exemplo, querer que fossem colocados caracteres “x”. Dessa forma nosso comando ficaria da seguinte forma:

Manipulando Strings

Vejamos agora se o preenchimento aconteceu corretamente no Console:

Manipulando Strings

Agora a variável contém 3 caracteres “x” no seu início. Tudo o que foi dito e feito com o PadLeft vale para o Right, mas tudo acontecerá do lado direito da string.

Método Split

Esse método pode dividir uma string e armazena-la em um vetor. A divisão acontecerá sempre que ela encontrar, dentro da string, um caracter previamente definido. É simples. Imaginemos uma string contendo uma data, da seguinte forma:

String data = 15/04/2012;

Agora, supondo que queiramos separar o dia, o mês e o ano, faremos uso do método Split da seguinte forma:

Manipulando Strings

O comando foreach foi colocado apenas para exibir todo o vetor "Partes". Vejamos como ele ficou:

Manipulando Strings

Notem que em cada posição do vetor foi colocada uma parte da variável data e o caractere que delimitou essas partes foi o ‘/’.

Método Join

Esse método faz exatamente o contrário do Split. Ele promove a fusão de dados contidos em vetores para uma única string, permitindo que especifiquemos, no seu primeiro parâmetro, um separador para eles. Vejam o exemplo:

Manipulando Strings

Vejam a saída:

Manipulando Strings

Apenas para deixar bem claro o papel do primeiro parâmetro, que no exemplo acima era um espaço em branco, vou fazer outro exemplo, agora colocando um hífen, da seguinte forma:

Manipulando Strings

Notem a diferença:

Manipulando Strings

Método Replace

Outro método muito importante, principalmente para a validação de dados antes de envia-los a um banco de dados, por exemplo, é o Replace, que é capaz de substituir caracteres por outro previamente definido.

Imagine que você tenha um valor monetário capturado no formato R$ 250,00, mas para passa-lo ao banco de dados deve estar no formato R$ 250.00. Vejam como isso seria fácil com o Replace:

Manipulando Strings

Imprimindo a variável novoValor, teremos:

Manipulando Strings

Notem que a vírgula foi substituída pelo ponto. Esse método permite trocar qualquer coisa por qualquer coisa. Poderíamos, por exemplo, trocar uma palavra inteira por outra ou ainda mais de uma palavra por apenas outra, conforme o exemplo abaixo:

Manipulando Strings

Imprimindo a variável, teremos:

Manipulando Strings

Esse foi o método Replace. Sem dúvida você não viverá sem ele!

Método IndexOf

Este método nos informa em qual posição de uma string um determinado caractere está ou uma sequência de caracteres começa. É bem simples e útil, vejam:

Manipulando Strings

Como o retorno dessa função é um número inteiro que indica a posição do caractere na string, defini a variável ‘posicao’ para recebê-lo.

Vejamos a saída:

Manipulando Strings

Como procurávamos o caractere ‘p’, ele retornou a posição 7, pois o início da contagem é sempre a partir do zero.

Caso procurássemos uma sequência maior de caracteres, ele retornaria a posição do primeiro caractere dela, ou seja, a posição em que ela se inicia, conforme o exemplo abaixo:

Manipulando Strings

Rodando esse código teremos:

Manipulando Strings

Caso procurássemos um caractere ou um trecho que não está presente na string, ele retornaria o valor -1.

Esse foi o método IndexOf e com ele encerro a sequência de métodos que selecionei para manipular strings. Caso algum deles não tenha ficado claro, leia novamente sua explicação. Eles serão muito úteis para o desenvolvimento de qualquer aplicação.



Algumas notícias

Robô que prepara hambúrgueres foi demitido no primeiro dia de trabalho e o motivo é surpreendente!

No início do mês, a rede de lanchonetes dos Estados Unidos CaliBurger começou a usar o robô chapeiro Flippy, desenvolvido pela Miso Robotics, para ajudar a produção de hambúrgueres. O objetivo é que o robô ficasse em uma das lojas de Pasadena, na Califórnia, para ajudar os humanos durante os mo...

Ler Notícia Completa

O que havia antes do Big Bang, segundo Stephen Hawking

Existia algo antes do começo de tudo? Para além da explicação teológica de que existia Deus, que satisfaria os religiosos, os especialistas buscam resolver o enigma que não deixa descansar as mentes que se dedicam a estudar o assunto. A ciência em geral aceita a teoria do Big Bang: o momento...

Ler Notícia Completa

Polícia chinesa já faz uso de óculos com reconhecimento facial

A polícia chinesa encontrou uma nova forma vigiar ainda mais os cidadãos. Conforme relata o The Wall Street Journal, os policiais locais estão usando óculos equipados com câmeras de reconhecimento facial para detectar criminosos que estejam tentando fugir principalmente pelas estações de trem. A...

Ler Notícia Completa

Facebook pede para usuários determinarem quais sites de notícias são confiáveis

Recentemente, o Facebook anunciou uma mudança radical no feed, que vai priorizar conteúdo que gere interação em vez de notícias. Agora a empresa revelou que também vai mexer em quais tipos de notícias aparecem no seu feed, valorizando as páginas que são consideradas mais confiáveis para combater...

Ler Notícia Completa

Bisbilhotar a vida dos outros no Facebook faz mal

Passar bastante tempo usando redes sociais é bom ou ruim? Esta é uma pergunta que vários especialistas já fizeram, e o Facebook, que é parte interessada no assunto, resolveu consultar a comunidade acadêmica norte-americana para responder a esse questionamento. De modo geral, a conclusão dos vári...

Ler Notícia Completa

Conheça a terapia que previne o HIV, que começará a ser oferecida no Brasil gratuitamente

A partir deste mês, o governo brasileiro irá disponibilizar no Sistema Único de Saúde (SUS) a terapia PrEP, que, por meio de um comprimido por dia, previne a infecção pelo HIV. O remédio, que tem efeitos colaterais, será reservado para casos específicos dentro de grupos de vulnerabilidade, como...

Ler Notícia Completa

Brecha no navegador Tor exibia os IPs reais dos usuários

O Tor é um navegador criado para navegação anônima, protegendo o usuário de ser identificado tanto para fins nobres (denúncias contra governos autoritários, por exemplo) quanto para fins criminosos (tráfico de drogas e pedofilia, por exemplo). Então, é compreensível que a comunidade tome um susto...

Ler Notícia Completa

Novo Firefox consome 30% menos RAM que o Google Chrome

A próxima versão do Firefox representa uma mudança tão drástica que a Mozilla decidiu ignorar sua numeração — que é 57 — e chamá-la de Firefox Quantum. O navegador foi todo redesenhado, tanto em termos de comportamento quanto no que se refere a design, e a Mozilla garante que ele é mais eficien...

Ler Notícia Completa

Ataques virtuais contra internet das coisas vem aumentando significativamente

O mundo está cada vez mais conectado. Se antes os smartphones permitiam acessar a internet, hoje os dispositivos conectados, incluindo TVs, geladeiras e carros, já fazem parte do dia a dia. No entanto, a internet das coisas está se tornando alvo dos cibercriminosos. Dados apresentados durante a...

Ler Notícia Completa

Volkswagen e Mercedes definem data para abolir combustíveis fósseis

Mais duas grandes montadoras anunciaram nesta semana seus planos para começar a abolir de vez os combustíveis fósseis. A Volkswagen revelou que vai oferecer versões elétricas de todos os seus carros a partir de 2030, enquanto a Mercedes-Benz fará o mesmo a partir de 2022. As duas se juntam a uma...

Ler Notícia Completa

PewDiePie se desculpa por vídeo com termo racista e diz: 'Eu sou um idiota'

Felix Kjellberg, o sueco conhecido no YouTube como "PewDiePie", voltou às manchetes nesta semana com uma nova polêmica, dessa vez por usar um termo racista durante uma transmissão ao vivo. Nesta terça-feira, 12, porém, o youtuber mais bem pago do mundo pediu desculpas. Tudo começou no último fim...

Ler Notícia Completa

9 invenções que você provavelmente não sabia que foram criadas ou descobertas por mulheres

Se pedirem para você citar inventores importantes, nomes como Thomas Edison, Alexander Graham Bell e Leonardo da Vinci provavelmente virão à sua mente. Mas e Mary Anderson? E Ann Tsukamoto? Já ouviu falar delas? Talvez não, mas certamente conhece seus feitos: Anderson patenteou o limpador de pa...

Ler Notícia Completa

Estudo da Intel mostra que as pessoas ainda têm medo dos veículos autônomos

A Intel fez um estudo para verificar como as pessoas estão reagindo e o quanto elas estão propensas a utilizar um veículo autônomo – e os últimos resultados revelaram que os humanos ainda têm medo dos carros que saem andando sem um motorista. De acordo com o “Intel Trust Interaction Study”...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial está escrevendo o próximo livro de Game of Thrones

Não é mais novidade para ninguém que Game of Thrones é um fenômeno, mas o fato de a história não ter sido terminada nos livros que inspiraram a série causa uma certa apreensão em muita gente – e uma conclusão da saga deve sair só em 2019. Então, já que George R. R. Martin não dá indícios de que...

Ler Notícia Completa

Jovem com esclerose lateral amiotrófica armazena a própria voz para quando não conseguir mais falar

Lucy Lintott é a escocesa mais jovem já diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA), a mesma doença degenerativa do físico britânico Stephen Hawking. Aos 22 anos, ela já tem parte da fala comprometida, processo que tende a se intensificar com o passar do tempo. "Ainda bem que existe...

Ler Notícia Completa

Como a Inteligência Artificial já está mudando salas de aula no Brasil e no mundo

Quando o estudante Anderson dos Santos Andrade, 16, faz o login na plataforma virtual da escola, tem diante de si seu plano de estudos: faltam seis vídeos de biologia para assistir e, depois, completar os exercícios online. Um dos questionários vem com a hashtag #cainaprova, então Anderson sabe...

Ler Notícia Completa

CEO que implantou chips no corpo de funcionários nos EUA diz que Brasil é o próximo mercado

Uma empresa de tecnologia de Wisconsin, nos Estados Unidos, causou furor ao anunciar que implantaria chips no corpo de seus funcionários para substituir crachás, chaves e a necessidade de senhas em computadores e equipamentos eletrônicos. Um mês após o anúncio, passado o frenesi inicial da impre...

Ler Notícia Completa

A pirataria de 'Game of Thrones' chegou a derrubar o Pirate Bay

Poucos eventos têm a capacidade de sacudir as estruturas da internet como novos episódios de “Game of Thrones”. Essa força foi sentida na pele pelos responsáveis pelo Pirate Bay, que não conseguiram manter o funcionamento do site normal. Os recordes de pirataria de “Game of Thrones” não são novi...

Ler Notícia Completa

Marcapassos desatualizados podem ser hackeados com facilidade

A FDA, espécie de "Anvisa dos Estados Unidos", enviou uma notificação nesta semana para os consumidores norte-americanos alertando que 465 mil marcapassos estão vulneráveis a ataques hackers e precisam de uma atualização de software. Conforme relata o Engadget, os dispositivos são da empresa de...

Ler Notícia Completa

China efetua a primeira transmissão 'à prova de hackers' com satélite quântico

No ano passado, a China levou ao espaço o primeiro satélite quântico do mundo visando criar uma nova era na transmissão de dados e informações. Hoje (10), o país asiático informou a realização da primeira transmissão bem sucedida com o equipamento. A comunicação entre o satélite e a Terra é à...

Ler Notícia Completa

YouTube agora mostra para os criadores de conteúdo o potencial de lucro de um vídeo

Muita gente que produz conteúdo para o YouTube depende bastante dos valores que pagam para veicular propagandas nesses vídeos, às vezes, fica um pouco perdida na hora de saber como as coisas vão funcionar realmente. Além dos problemas com vídeos que são tirados do ar sem o menor aviso ou motivo...

Ler Notícia Completa

Dormir é a mais nova habilidade do algoritmo de Inteligência artificial do Google!

Depois de dominar videogames e jogos de tabuleiro, a inteligência artificial do Google agora aprendeu um novo truque: dormir. Em um post feito no blog oficial do projeto DeepMind, o Google explicou como está fazendo para tornar a sua inteligência artificial mais humana. E, para isso, ela precisa...

Ler Notícia Completa

Conheça os detalhes da família Intel Core i9

Em maio deste ano, a Intel fez barulho revelando a sua linha de processadores Core i9 da série X, uma nova família para quem busca o máximo de desempenho para PCs. Até o momento, no entanto, a empresa havia ficado apenas na promessa, sem revelar os detalhes e especificações técnicas, mas isso mu...

Ler Notícia Completa

Cientistas 'excluem' doença cardíaca genética com edição de DNA

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, remover de embriões um pedaço defeituoso de DNA, responsável por uma doença cardíaca genética fatal. A iniciativa bem-sucedida tem o potencial de, no futuro, prevenir estimados 10 mil problemas de saúde hereditários, que passam de geração a geração...

Ler Notícia Completa

Pesquisas afirmam que estamos perto da cura do resfriado

De acordo com cientistas da Universidade Edinburgh Napier, na Escócia, o tratamento poderia ser desenvolvido com base em peptídeos antimicrobianos, biomoléculas presentes naturalmente no sistema imunológico de seres humanos e animais. A equipe observou como essas substâncias aumentam a resposta...

Ler Notícia Completa

Programa de computador aprende a andar, correr e jogar futebol por conta própria

Já pensou um programa de computador aprender, sozinho, não apenas uma, mas três atividades distintas? O DeepLoco, como é chamado o software inteligente do qual vamos falar agora, conseguiu a proeza: ele tem a capacidade de aprender habilidades de locomoção por conta própria. O projeto foi criado...

Ler Notícia Completa

Droga experimental pode restaurar a memória após lesão cerebral

Uma nova pesquisa pode ser benéfica para o tratamento de lesões cerebrais traumáticas em seres humanos. Pesquisadores descobriram uma droga experimental que pode ajudar na restauração das memórias após uma lesão cerebral. Conforme relata o Engadget, em testes, a droga, conhecida como ISRIB, res...

Ler Notícia Completa

Android: vírus ameaça compartilhar histórico da internet com amigos da vítima

Em vez de criptografar arquivos, um novo ransomware que atinge smartphones com Android prejudica usuários de outra forma: ele ameaça expor o histórico de navegação na internet para os amigos da pessoa. O LeakerLocker, descoberto por pesquisadores da McAfee dentro de um app na Google Play Store...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.

O título Tetris detém o recorde de jogo mais adaptado de todos os tempos. No total foram mais de 60 plataformas diferentes que receberam alguma versão do quebra-cabeças criado por Alexey Pajitnov. Conheça mais sobre este incrível jogo clicando aqui.

Instalar vários programas com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.

O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.

Você gostará destes vídeos: