Minicursos - C#

MaskedTextBox


Este tópico falará sobre o componente MaskedTextBox. O próprio nome é bastante sugestivo para a sua função, pois ele nada mais é do que um TextBox “mascarado”. Ele define um padrão de entrada para dados. É como se fosse um molde inserido sobre um TextBox e que permite somente a inserção de dados padronizados. É muito simples de entender e usa-lo.

Vamos abrir a aplicação e em seguida o formulário de Cadastro de Clientes, que atualmente está da seguinte forma:

MaskedTextBox C#

Agora vamos deletar o TextBox de inserção da Data de Nascimento, deixando-o assim:

MaskedTextBox C#

Em seguida vamos arrastar um componente MaskedTextBox para o local onde estava o TextBox anterior e nomea-lo para "mskDataNascimento", da seguinte forma:

MaskedTextBox C#

O aspecto visual do MaskedTextBox é muito parecido com o de um TextBox comum, no entanto podemos observar a pequena seta na parte superior, que indica a existência de um menu de opções vinculado a este componente. Clicando nela, teremos:

MaskedTextBox C#

E ao clicar na opção “Set Mask...”, teremos:

MaskedTextBox C#

Nesta tela definiremos a entrada da Máscara, ou seja, qual molde será colocado sobre o TextBox para limitar a inserção de dados. Como é possível observar na imagem acima, existem vários padrões, como para números inteiros, telefones, datas simples, datas com hora, apenas hora, CEP, além de ser possível personalizar uma máscara. Para o nosso caso selecionaremos Short date.

Ao clicar nela o Visual C# já preenche os campos Mask e Preview, na parte inferior da tela, dando-nos uma demonstração de como o campo será exibido ao usuário. Após clicarmos em OK veremos que o campo já se diferencia de um TextBox convencional, pois a máscara aparece inserida, conforme ilustra a imagem abaixo:

MaskedTextBox C#

A parte visual está pronta, no entanto devemos alterar o código e trocar todos os comandos que faziam referência ao TextBox para adapta-los ao MaskedTextBox. O primeiro trecho em que isso deve ser feito é no método construtor sobrecarregado, que possui o trecho de código:

MaskedTextBox C#

Vejam que na imagem acima o TextBox que excluímos já aparece grifado, pois ele não é mais encontrado pela aplicação.

A alteração que devemos fazer neste trecho é:

MaskedTextBox C#

O segundo trecho que deve ser alterado é dentro do código referente do evento Click do botão "Salvar". O método formataData passava como parâmetro o conteúdo do TextBox, mas agora deve passar o conteúdo do MaskedTextBox, devendo ser alterado como ilustra a imagem abaixo:

MaskedTextBox C#

O mesmo deve ser feito para o código do evento Click do botão "Atualizar".

MaskedTextBox C#

Agora é possível executar a aplicação. Notem que, ao manipular os dados no componente MaskedTextBox, é impossível inserir mais caracteres do que os correspondentes às datas, é impossível inserir letras e já existem as barras separando os dias, meses e anos, o que torna mais fácil a visualização para o usuário.

Validando o campo MaskedTextBox

Validar um campo do tipo MaskedTextBox é muito fácil. Para isso vamos fazer uso do evento TypeValidationCompleted, como ilustra a imagem abaixo:

MaskedTextBox C#

Clicando duas vezes sobre ele criaremos o método de mesmo nome. Dentro dele colocaremos o seguinte código:

MaskedTextBox C#

Comentando, teremos:

MaskedTextBox C#

Agora, se tentarmos efetuar a inserção de uma data inválida, receberemos a mensagem de erro contida no bloco else.

MaskedTextBox C#

Nossa validação está quase pronta. Eu digo "quase" porque se o usuário não digitar nada no MaskedTextBox ainda teremos um erro gerado, pois a validação pelo método TypeValidationCompleted só acontece quando um caractere é digitado. Existem várias maneiras de resolver isso, mas a que vou sugerir aqui envolve um conceito visto bem no começo do minicurso, portanto servirá como revisão. Estou me referindo à propriedade Enabled do botão "Salvar". Vamos defini-la por padrão como "False".

MaskedTextBox C#

Agora vamos selecionar o MaskedTextBox e, na barra de eventos, localizar a opção KeyDown.

MaskedTextBox C#

Dando dois cliques nela criaremos a função, que deverá ser preenchida com o seguinte código:

MaskedTextBox C#

O método KeyDown é acionado sempre que qualquer tecla do teclado for pressionada. Como o vinculamos ao MaskedTextBox, ela só será acionada quando o usuário inserir qualquer caractere neste campo, habilitando, dessa forma, o botão "Salvar" que fará a validação dos dados. Agora fica impossível tentarmos salvar dados sem antes preenchermos o campo de data de nascimento, pois o botão permanecerá desabilitado, conforme ilustra a imagem abaixo:

MaskedTextBox C#

Com isso encerramos a validação do MaskedTextBox. Na sequência veremos como percorrer todos os TextBoxes de um formulário para valida-los todos ao mesmo tempo.



Algumas notícias

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa

Como conversar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos

Este processo pode, à primeira vista, parecer um pouco confuso para usuários que não são muito experientes usando seu smartphone. Mas uma vez que você conclua o processo , vai entender o método e parecerá mais fácil. 1. Abra o seu navegador preferido no seu smartphone e digite o seguinte link na...

Ler Notícia Completa

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa

Cientistas norte-americanos criaram anticorpo capaz de atacar 99% das variações de HIV

Um grupo formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, e da empresa farmacêutica Sanofi criaram em laboratório anticorpos superdesenvolvidos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. O feito é ainda mais significativo por ser capaz até mesmo de prevenir a infec...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

O ENIAC, primeiro computador valvulado do mundo, possuía 17.000 válvulas, 500.000 pontos de solda, 30 toneladas de peso e ocupava uma área de 180 metros quadrados. Clique aqui e conheça mais sobre a história dos computadores.

O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.

Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.

Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.

Você gostará destes vídeos: