Minicursos - C#

Percorrendo Todos os TextBox


Agora faremos uma validação para obrigar o usuário a preencher todos os campos do nosso formulário. Claro que isso seria possível com a estrutura de decisão if verificando cada Textbox, mas seria trabalhoso e geraria um código desnecessariamente poluído. Podemos fazer uso do foreach e da classe "Control". Isso é possível porque todo formulário é composto por controles, que podem ser percorridos um a um, não importando de que tipo são. No nosso exemplo, no frmCadastroCliente, faremos a verificação de dois tipos diferentes, pois temos vários textboxes, mas temos também um Combobox, como ilustra a figura abaixo:

Percorrendo Todos os TextBox

Fazer toda a verificação descrita acima é mais fácil do que parece.

No código do evento Click do botão "Salvar", antes de criarmos a string que receberá a data formatada corretamente para ser inserida no MySQL, vamos inserir o seguinte código:

Percorrendo Todos os TextBox

Agora, comentando-o, teremos:

Percorrendo Todos os TextBox

Agora vamos tentar deixar qualquer campo em branco e salvar os dados. Vejam, na imagem abaixo, o que acontece:

Percorrendo Todos os TextBox

Agora só é preciso repetir a inserção deste código para o botão "Atualizar" e com isso finalizamos a validação de todos os campos do formulário!

Na sequência falarei sobre como contar as linhas de um DataGridView e com isso validaremos o botão "Atualizar" e "Remover", encerrando todas as validações.


Você gostará destes vídeos: