Minicursos - C#

PictureBox e OpenFileDialog


Há alguns tópicos eu falei sobre o PictureBox isoladamente, recebendo uma imagem estática. Agora vamos falar dele junto com o OpenFileDialog. Eles formam um par e tanto!

Bom, sem me prologar muito, a PictureBox, apenas relembrando, é uma caixa que pode armazenar imagens de formatos diversos. Já o OpenFileDialog é uma caixa de seleção de arquivos. Elas funcionam muito bem em conjunto, pois, para permitir que o usuário altere a imagem da PictureBox é necessário lhe dar uma forma de seleciona-la e esse é o papel do OpenFileDialog. A ligação entre eles é muito fácil de ser feita. Vamos abrir nosso pequeno programa de Controle de Clientes e, no formulário frmSobre, adicionar uma PictureBox e um botão, conforme a imagem abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

A PictureBox eu nomeei de "picLogo" e o botão de "btnCarregarImagem".

Agora vamos adicionar o componente OpenFileDialog, arrastando-o para o formulário e nomeando-o como "ofdLogo", conforme mostra a imagem abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

Vamos começar a adicionar código a estes componentes. Comecemos clicando duas vezes no botão "Carregar Imagem" para gerar o método Click e, dentro dele, vamos adicionar o código abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

Foram necessários estes quatro parâmetros, pois estamos lidando com uma caixa de diálogo, que é um componente grande e com muitas variáveis, mas tudo é bastante simples e intuitivo. De qualquer forma, abaixo segue o código comentado:

PictureBox e OpenFileDialog

Como próximo passo vamos clicar duas vezes no OpenFileDialog:

PictureBox e OpenFileDialog

Com isso criaremos o método FileOk. Agora, dentro dele, criaremos o seguinte código:

picLogo.Image = Image.FromFile(ofdLogo.FileName);

O que este código faz é adicionar à propriedade Image da PictureBox, uma imagem do arquivo que foi selecionado pelo OpenFileDialog e que será enviado através do seu método FileName, que retorna uma string com o caminho do arquivo. Parece complicado, mas não é!

Agora vamos executar o código, abrir o formulário "Sobre o Programa" e clicar em “Carregar Imagem”. Você terá uma tela parecida com a imagem abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

Vou selecionar um arquivo qualquer para ilustrar como ele será inserido no PictureBox.

PictureBox e OpenFileDialog

Aí está a imagem inserida, no entanto ela não coube na PictureBox e está sendo exibido apenas um trecho da mesma. Isso pode ser facilmente corrigido alterando a propriedade SizeMode, conforme ilustra a figura abaixo:

PictureBox e OpenFileDialog

Alterando o valor desta propriedade para StretchImage, ela será ajustada automaticamente na PictureBox. Vou executar o código novamente agora para demonstrar a diferença, vejam:

PictureBox e OpenFileDialog

Agora a imagem está ajustada à PictureBox!

Podemos adicionar uma borda, conforme explicado no tópico apenas sobre PictureBox, alterando a propriedade BorderStyle e deixando-a assim:

PictureBox e OpenFileDialog

É isso! Com este tópico demonstrei como utilizar o OpenFileDialog para carregar uma imagem para uma PictureBox. A forma de utiliza-lo para outros tipos de arquivos é a mesma!

Na sequência falarei sobre várias propriedades do Visual C# que ajudarão a programar o código ou a melhorar a aparência dos formulários.



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!