Minicursos - C#

PictureBox


Como o próprio nome já sugere, a PictureBox é uma caixa de imagens, ou seja, uma moldura que pode abrigar uma imagem nos formatos GIF, JPEG, BMP, WMF e PNG. É bastante comum a utilização de PictureBoxes para a inserção de logotipos. É extremamente simples. Vamos a um exemplo. Arrastarei uma PictureBox para um projeto vazio:

PictureBox

Esta é a PictureBox, que é a moldura da imagem. Vamos agora inserir a imagem dentro dela. Localize a propriedade Image e clique no pequeno ícone de reticências.

PictureBox

Uma nova caixa de mensagem surgirá, como a imagem abaixo:

PictureBox

Basicamente você deve tratar essas duas opções da seguinte forma: se o arquivo a ser inserido será utilizado em vários formulários, como um logotipo que está sempre presente, por exemplo, aconselho que você use a opção “Project resource file”, pois assim ele poderá ser facilmente adicionado a outros formulários e, se precisar, também será facilmente aberto para edição, bastando que se clique duas vezes sobre ele. Por outro lado, se o arquivo será inserido uma única vez, a primeira opção tem suas vantagens, pois dessa forma o arquivo será incorporado ao formulário, mais precisamente ao arquivo de extensão "resx" referente ao formulário em que foi inserido. Isso evita que se tenha vários arquivos “poluindo” a pasta Resources da aplicação (isso é relevante somente em projetos muito grandes), mas por outro lado os arquivos não podem ser facilmente editados de dentro do Visual C#. O que aconselho é que no início você mantenha tudo com a segunda opção e os armazene na pasta Resources mesmo. Apenas fiz essa pequena descrição das diferenças para que vocês as entendam. Tanto a segunda opção é mais recomendada que o próprio Visual C# a coloca como padrão.

Então vamos prosseguir e inserir uma imagem. Clicando no botão Import será aberta uma caixa para seleção do arquivo a ser inserido na PictureBox. Vou selecionar um qualquer e clicar em OK.

PictureBox

Aí está a imagem inserida dentro da PictureBox e o detalhe fica por conta da pasta Resources, que foi criada e já contém o arquivo que inseri dentro dela. Mas voltando o foco para a PictureBox, vou falar de algumas propriedades importantes. A primeira delas é a BackColor, que altera a cor do fundo da PictureBox. Vou alterar para demonstrar:

PictureBox

Aí está o fundo alterado.

Propriedade BackgroundImage

Logo abaixo do BackColor temos a propriedade BackgroundImage. Ela permite que façamos a inserção de uma imagem para ficar no fundo da PictureBox. O processo de manipulação desta propriedade é semelhante ao BackColor. Basta clicar no ícone de reticências, depois selecionar uma imagem, que pode ser adicionada à pasta Resources ou não. Vou inserir uma imagem e demonstrar executando o código.

PictureBox

Aí está o fundo adicionado ao PictureBox.

Propriedade BorderStyle

Essa propriedade nos permite definir dois tipos de bordas ao PictureBox.

A FixedSingle e a Fixed3D. Sugiro que você teste as duas, pois são interessantes, mas abaixo colocarei um exemplo da Fixed3D, que acho mais elegante.

PictureBox

Percebam que existe uma borda bem suave dando a impressão de profundidade à PictureBox.

Propriedade ErrorImage

Por fim vou falar rapidamente sobre a propriedade ErrorImage. Ela serve para definirmos uma imagem alternativa caso a imagem original não seja encontrada ou não possa ser carregada por alguma razão. Por padrão ela exibe uma imagem branca com um xis vermelho, o que não é muito elegante. Você pode substitui-la por uma imagem mais amigável, mas claro, o ideal é que ela nunca seja exibida.

Estas foram algumas propriedades da PictureBox. Na sequência falarei sobre os Menus.



Algumas notícias

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!