Minicursos - C#

Propriedades Diversas do C#


Bem, antes de começarmos a falar em como ligar nosso pequeno aplicativo a um banco de dados, resolvi acrescentar esse tópico para falar de algumas propriedades simples, mas importantes do Visual C# e que ajudarão a melhorar a interface dos programas.

Size

Vamos começar pela propriedade Size, dos formulários, pois nosso pequeno programa está, neste momento, com 5 formulários, mas eles possuem tamanhos diferentes, o que evidentemente não é bom.

Vamos padronizar o tamanho de todos os formulários para 500 x 400, alterando a propriedade Size, conforme figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Apenas o formulário frmSobre, vamos deixar com as dimensões 450 x 390.

Propriedades Diversas do C#

Alinhando Componentes

Como é possível verificar na imagem acima, o botão “Salvar” ficou totalmente fora do centro, mas isso não é uma grande preocupação, pois o Visual C# possui uma ferramenta que faz o alinhamento automático de qualquer componente, seja vertical ou horizontal, vejam onde essas importantes ferramentas se localizam:

Propriedades Diversas do C#

Basta selecionar o componente que deseja centralizar e depois clicar nestes botões.

Alinhando Textos

Ainda falando sobre posicionamento, pode ser que dentro de um componente que possui texto, como um botão, você queira alterar a localização deste texto. Para isso temos a propriedade TextAlign, pertencente aos componentes do tipo Button, como ilustra a figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Percebam que alterei seu valor para “TopRight” e o texto contido no botão já se deslocou para o canto superior direito. Através desta propriedade é possível posicionar o texto em qualquer região do botão.

Alterando Cores de Fundo

Retornando ao processo de padronização dos formulários do nosso pequeno aplicativo, vamos mudar a cor padrão do fundo, que é o cinza. Com o formulário selecionado, vamos clicar na propriedade BackColor e efetuar essa alteração. Notem que é possível escolher cores na aba System, Web ou Custom.

Propriedades Diversas do C#

Selecionarei a AntiqueWhite para todos, mas fiquem à vontade para selecionar qualquer outra.

Alterando a posição inicial dos formulários

Também é possível modificar a posição inicial dos formulários, ou seja, o local em que eles surgirão quando forem criados pelo programa. A propriedade que permite essa configuração é a StartPosition. Vou definir, para todos os formulários, exceto o frmPrincipal, a posição centralizada na tela, portanto definindo o valor como CenterScreen.

Propriedades Diversas do C#

Alterando o título do formulário

Com um formulário selecionado, podemos modificar a propriedade Text e com isso definir o texto que será exibido na barra de título, vejam o exemplo quando altero o valor, no formulário frmSobre, para “Sobre o Programa”:

Propriedades Diversas do C#

Sugiro que alterem para todos os formulários, exibindo textos adequados às suas funções.

Inserindo uma imagem como fundo de um formulário

Assim como fizemos na tela de Splash, vamos inserir uma imagem qualquer no formulário principal do programa. Isso será feito através da propriedade BackgroundImage.

Propriedades Diversas do C#

Resumindo o que foi feito até agora...

Nosso aplicativo já não tem a cor cinza padrão nos fundos dos formulários, que já possuem todos o mesmo tamanho e abrem centralizados na tela do Windows. Também foram adicionados títulos a cada formulário e, para encerrar, vamos adicionar e centralizar botões de "Fechar" nos formulários frmAlteraCliente, frmCadastroCliente, frmRemoveCliente e frmSobre, como ilustra a figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Estes botões são necessários para o caso do usuário querer apenas fechar o formulário, retornando ao anterior. Nos formulários onde já tínhamos um botão na parte inferior, vale uma interessante dica para centralizar os dois botões. A primeira coisa a ser feita é selecionar os dois, e isso pode ser feito segurando a tecla CTRL do teclado e clicando sobre os dois ou simplesmente selecionando-os com o cursor, como faríamos se quiséssemos demarcar uma área de uma figura. Se os dois estiverem selecionados, eles aparecerão em destaque, como a figura abaixo demonstra:

Propriedades Diversas do C#

Feito isso é só clicar no botão “Alinhar horizontalmente” na barra superior, como já foi demonstrado anteriormente.

Vale lembrar também que para cada botão “Fechar” adicionado é necessário associar o código “Close();”.

Bem, com isso encerramos essa parte de dicas básicas para melhorar o layout. Em seguida veremos como melhorar as caixas de mensagens.



Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa

Cientistas norte-americanos criaram anticorpo capaz de atacar 99% das variações de HIV

Um grupo formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, e da empresa farmacêutica Sanofi criaram em laboratório anticorpos superdesenvolvidos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. O feito é ainda mais significativo por ser capaz até mesmo de prevenir a infec...

Ler Notícia Completa

Facebook investirá mais de US$ 1 bilhão em conteúdo original em 2018

Anunciada em agosto, a plataforma original de vídeos do Facebook, Watch, parece ser a grande aposta de Mark Zuckerberg para o ano que vem. De acordo com o TechCrunch, a empresa deve investir US$ 1 bilhão para criar e incentivar iniciativas voltadas para a produção de conteúdo audiovisual exclu...

Ler Notícia Completa

Software da Adobe é capaz de manipular gravações de voz e criar frases com perfeição

O software se chama Voco, foi desenvolvido pela Adobe (a mesma criadora do Photoshop) e permite manipular gravações de voz com uma precisão inédita, inclusive criando frases que a pessoa não disse. Na demonstração do app, um técnico forjou uma gravação em que um homem dizia “eu beijei a Jordan...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.

Ao completar o nível 99 do jogo Duck Hunt, para Nintendo, o jogo retorna ao primeiro nível, mas um bug impede que se acerte os patos neste recomeço. Este é um exemplo do que é chamado no mundo dos games de "Kill Screen".

A primeira versão do clássico Mega Man, para Nintendo 8 bits, tem seu recorde de pontos estabelecido em 03/11/2006, por David Archey, que cravou 2.396.700 pontos, terminando o jogo.

Você gostará destes vídeos: