Minicursos - C#

Propriedades Diversas do C#


Bem, antes de começarmos a falar em como ligar nosso pequeno aplicativo a um banco de dados, resolvi acrescentar esse tópico para falar de algumas propriedades simples, mas importantes do Visual C# e que ajudarão a melhorar a interface dos programas.

Size

Vamos começar pela propriedade Size, dos formulários, pois nosso pequeno programa está, neste momento, com 5 formulários, mas eles possuem tamanhos diferentes, o que evidentemente não é bom.

Vamos padronizar o tamanho de todos os formulários para 500 x 400, alterando a propriedade Size, conforme figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Apenas o formulário frmSobre, vamos deixar com as dimensões 450 x 390.

Propriedades Diversas do C#

Alinhando Componentes

Como é possível verificar na imagem acima, o botão “Salvar” ficou totalmente fora do centro, mas isso não é uma grande preocupação, pois o Visual C# possui uma ferramenta que faz o alinhamento automático de qualquer componente, seja vertical ou horizontal, vejam onde essas importantes ferramentas se localizam:

Propriedades Diversas do C#

Basta selecionar o componente que deseja centralizar e depois clicar nestes botões.

Alinhando Textos

Ainda falando sobre posicionamento, pode ser que dentro de um componente que possui texto, como um botão, você queira alterar a localização deste texto. Para isso temos a propriedade TextAlign, pertencente aos componentes do tipo Button, como ilustra a figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Percebam que alterei seu valor para “TopRight” e o texto contido no botão já se deslocou para o canto superior direito. Através desta propriedade é possível posicionar o texto em qualquer região do botão.

Alterando Cores de Fundo

Retornando ao processo de padronização dos formulários do nosso pequeno aplicativo, vamos mudar a cor padrão do fundo, que é o cinza. Com o formulário selecionado, vamos clicar na propriedade BackColor e efetuar essa alteração. Notem que é possível escolher cores na aba System, Web ou Custom.

Propriedades Diversas do C#

Selecionarei a AntiqueWhite para todos, mas fiquem à vontade para selecionar qualquer outra.

Alterando a posição inicial dos formulários

Também é possível modificar a posição inicial dos formulários, ou seja, o local em que eles surgirão quando forem criados pelo programa. A propriedade que permite essa configuração é a StartPosition. Vou definir, para todos os formulários, exceto o frmPrincipal, a posição centralizada na tela, portanto definindo o valor como CenterScreen.

Propriedades Diversas do C#

Alterando o título do formulário

Com um formulário selecionado, podemos modificar a propriedade Text e com isso definir o texto que será exibido na barra de título, vejam o exemplo quando altero o valor, no formulário frmSobre, para “Sobre o Programa”:

Propriedades Diversas do C#

Sugiro que alterem para todos os formulários, exibindo textos adequados às suas funções.

Inserindo uma imagem como fundo de um formulário

Assim como fizemos na tela de Splash, vamos inserir uma imagem qualquer no formulário principal do programa. Isso será feito através da propriedade BackgroundImage.

Propriedades Diversas do C#

Resumindo o que foi feito até agora...

Nosso aplicativo já não tem a cor cinza padrão nos fundos dos formulários, que já possuem todos o mesmo tamanho e abrem centralizados na tela do Windows. Também foram adicionados títulos a cada formulário e, para encerrar, vamos adicionar e centralizar botões de "Fechar" nos formulários frmAlteraCliente, frmCadastroCliente, frmRemoveCliente e frmSobre, como ilustra a figura abaixo:

Propriedades Diversas do C#

Estes botões são necessários para o caso do usuário querer apenas fechar o formulário, retornando ao anterior. Nos formulários onde já tínhamos um botão na parte inferior, vale uma interessante dica para centralizar os dois botões. A primeira coisa a ser feita é selecionar os dois, e isso pode ser feito segurando a tecla CTRL do teclado e clicando sobre os dois ou simplesmente selecionando-os com o cursor, como faríamos se quiséssemos demarcar uma área de uma figura. Se os dois estiverem selecionados, eles aparecerão em destaque, como a figura abaixo demonstra:

Propriedades Diversas do C#

Feito isso é só clicar no botão “Alinhar horizontalmente” na barra superior, como já foi demonstrado anteriormente.

Vale lembrar também que para cada botão “Fechar” adicionado é necessário associar o código “Close();”.

Bem, com isso encerramos essa parte de dicas básicas para melhorar o layout. Em seguida veremos como melhorar as caixas de mensagens.



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.

O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.

O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.

Você gostará destes vídeos!