Minicursos - C#

RichTextBox


O RichTextBox é um recurso mais avançado que o Textbox. Ele suporta formatações mais avançadas, como textos coloridos, negrito, itálico, recuos, enfim, recursos que são impossíveis com um Textbox simples.

Sua sintaxe de uso é idêntica a de um Textbox. Vamos abrir nosso exemplo do programa de Cadastro de Clientes e, no formulário frmSobre, adicionar um RichTextBox, redimensiona-lo e nomea-lo conforme ilustra a imagem abaixo:

RichTextBox

Em seguida vamos adicionar um botão com o nome de "btnSalvar" e com o texto "Salvar".

RichTextBox

Por enquanto este botão não terá a função de salvar, mas apenas de exibir os dados do RichTextBox, mas pensando no futuro já preferi deixa-lo dessa forma. Agora vamos adicionar código a esse botão clicando duas vezes nele e criando o método click. Em seguida colocaremos código conforme a figura abaixo:

RichTextBox

Para testarmos as diferenças do RichTextBox para o TextBox, vamos executar o código, acessar o formulário “Sobre o Programa” e digitar um texto contendo várias linhas. Em seguida vamos clicar no botão "Salvar" para visualizarmos este texto na Caixa de Mensagens.

RichTextBox

Vejam que a formatação utilizada no RichTextBox foi respeitada no MessageBox! Essa é a grande diferença de um RichTextBox para um Textbox comum.

Na sequência veremos a utilização do par PictureBox com o OpenFileDialog.


Você gostará destes vídeos: