Minicursos - C#

Splash Com Barra de Progresso


Bem, agora que já sabemos como criar uma simples tela de Splash e como utilizar o componente Timer, vamos melhora-la acrescentando uma barra de progresso.

Vamos começar abrindo o projeto no estágio em que paramos no tópico anterior. Em seguida, vamos arrastar um componente ProgressBar para o formulário de Splash, deixando-o como a figura abaixo:

Splash com barra de progresso

O componente ProgressBar não tem nenhum segredo. É uma barra de progresso como as que vemos em todos os sistemas operacionais e que vai sendo preenchida conforme um programa é carregado ou um arquivo é baixado para o seu computador. A ideia aqui é fazer com que a barra vá sendo preenchida ao longo dos 5 segundos da tela de Splash, para que o usuário não tenha a sensação de que o programa travou.

Para controlar o preenchimento da barra de progresso, faremos uso do componente Timer, visto no tópico anterior. Vamos arrasta-lo para o formulário de Splash e em seguida clicar duas vezes nele, para criar o método Tick. Então, dentro deste método criaremos um pequeno código, como ilustra a imagem abaixo:

Splash com barra de progresso

Por fim, altere as seguintes propriedades do Timer, como indica a figura abaixo:

Splash com barra de progresso

Agora execute a aplicação e a barra de progresso deve ser preenchida enquanto a tela de Splash é exibida. Se por acaso ela não estiver sincronizada com o tempo de exibição da tela de Splash, você pode alterar o valor da propriedade Interval até que essa sincronização aconteça.

Essa foi a tela de Splash! Todo bom programa tem uma!

No tópico seguinte falarei sobre a ferramenta RichTextBox.


Você gostará destes vídeos: