Minicursos - C#

Try, Catch e Finally


Os comandos Try/Catch/Finally fazem parte de um extenso e importante assunto chamado tratamento de exceções. Eu não vou falar sobre isso agora, até porque desviaríamos de forma bastante significativa o foco do minicurso, mas não se preocupem. O suficiente para a continuidade do minicurso será visto e de forma que a compreensão seja garantida. Por enquanto vamos pensar nos blocos Try/Catch/Finally como uma inteligente solução para quando acontecerem erros em tempo de execução, ou seja, quando o aplicativo já estiver compilado e sendo executado.

Para demonstrar estes importantes blocos em funcionamento, criarei um pequeno aplicativo que faz a divisão de dois números, e vou, propositadamente, tentar efetuar uma divisão por zero, o que, claro, não é possível.

Vejam a interface do programa, muito simples:

Try Catch Finally

O código do botão “Efetuar Divisão” ficou da seguinte forma:

Try Catch Finally

Como vocês podem ver, é só uma simples divisão cujo resultado será exibido em uma caixa de mensagens.

Agora vou tentar realizar a execução com os seguintes números:

Try Catch Finally

Vejam o que acontece quando clico no botão para efetuar a divisão:

Try Catch Finally

O programa trava, retorna ao Visual C#, que exibe a mensagem de uma exceção gerada pela tentativa de divisão por zero. Evidentemente não podemos permitir que nossos programas travem e sejam encerrados bruscamente dessa forma. Para evitar esse comportamento é que vamos fazer uso do try/catch/finally. Observem o código abaixo:

private void btnDivisao_Click(object sender, EventArgs e)
{
int resultado = 0;
try
{
resultado = Convert.ToInt32(txtNumero1.Text) / Convert.ToInt32(txtNumero2.Text);
MessageBox.Show("O resultado da operação é: " + resultado);
}
catch
{
MessageBox.Show("Ocorreu um erro na tentativa de divisão!", "Erro", MessageBoxButtons.OK, MessageBoxIcon.Error);
}
}

Comentando este pequeno código, teremos:

Try Catch Finally

Agora vou tentar executar o programa e realizar a mesma divisão por zero que havia gerado a interrupção abrupta anteriormente.

Try Catch Finally

Notem que agora ocorre apenas a exibição da mensagem, mas ao clicar no botão OK a execução do programa continua normalmente.

Bem, até aqui vimos que se uma falha acontece dentro do bloco try, o código é desviado para o catch, mas não falei sobre a utilização do finally. Vou efetuar uma alteração no código para inclui-lo, mas ele não é essencial. O finally é utilizado quando você quer que, obrigatoriamente, algum código seja executado, independentemente de ter havido alguma exceção. Por não ser essencial é comum encontrarmos blocos de código fazendo uso apenas do try/catch, mas aqui vamos impor uma condição de uso. Vamos imaginar que sendo exibido o resultado correto ou a mensagem de erro, queiramos que, ao retornar para o aplicativo os campos para inserção de números sejam limpos. Dessa forma nosso código ficará assim:

Try Catch Finally

O que precisa ser entendido é que o objetivo do try/catch é evitar que uma exceção gere a interrupção abrupta do código. Sempre que houver essa possibilidade, vale a pena inserir estes blocos e, quando for necessário, o finally.

Capturando uma exceção

Vale destacar também que no caso de uma exceção acontecer e desviar a execução do código para o bloco catch, é possível captura-la e exibi-la para o usuário ou então armazena-la em um log, caso você julgue necessário. Vejam como isso é simples de ser feito, bastando uma pequena alteração no código:

Try Catch Finally

Notem que inseri o complemento (Exception ex) ao catch. O trecho “ex” é o nome que a exceção receberá, por isso foi possível concatena-la à string da MessageBox, na sequência.

Vejam a exibição desta MessageBox na imagem abaixo:

Try Catch Finally

Notem que houve a concatenação da mensagem previamente inserida no código com a exceção gerada. Não é comum exibir esse tipo de mensagem ao usuário, pois quase sempre ela terá alguma informação técnica, mas é importante que você saiba que é possível fazê-lo. Como eu citei acima, para alguns sistemas, armazenar estes erros em logs ou então envia-los via Internet pode ser fundamental para futuras atualizações da aplicação.

Bem, com isso vimos a importância dos blocos try/catch/finally e, agora sim, podemos começar a manipular dados no banco.



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!