Minicursos - CSS

Propriedades de Posicionamento


Muitas das propriedades de posicionamento já foram faladas, mas ainda assim vou dar uma resumida em algumas, e incluir duas, também muito importantes, que são a position e a z-index.

Vou começar revisando as que já foram faladas.

Width: determina a largura de um objeto.

Height: determina a altura de um objeto. Uma derivada dela é a propriedade min-height, que especifica o tamanho mínimo que um objeto deve ter, mas alguns browsers não a respeitam corretamente.

Top, Bottom, Right, Left: Representam, respectivamente, a parte superior, inferior, direita e esquerda de um objeto.

Position: essa propriedade também é muito importante e provoca alguns equívocos. Ela pode receber três valores, que são o fixed, absolute e relative. Vou tentar ser bem claro, mas principalmente os valores absolute e relative são um pouco confusos. Bem, vamos lá!

Position: fixed - esse valor mantém um elemento fixo nas coordenadas definidas e, mesmo que a página seja rolada para baixo ou para cima, o elemento permanecerá imóvel na página. É bastante útil quando se quer “grudar” um logotipo ou uma barra de anúncios. A definição das coordenadas deve ser feita utilizando os elementos Top, Bottom, Right e Left, da seguinte forma:

#barraAnunciantes {
width: 180px;
height: 300px;
border: 2px solid black;
position: fixed;
top: 30px;
right: 30px;
}

Percebam que o valor fixed foi definido para a propriedade Position, e logo abaixo defini sua posição, em pixels, em relação ao início da página, além da distância de sua borda direita.

Position: absolute - o ponto de partida para se entender como esse tipo de posicionamento funciona é saber que, dessa forma, o elemento é removido completamente do fluxo da página, ou seja, os outros elementos deixam de perceber que ele está lá. Na verdade o posicionamento fixo também faz isso, mas esse fato é menos importante lá. Aqui isso é de fundamental importância para a compreensão e utilização do valor absolute. Entendendo e aceitando isso fica fácil perceber que, se o elemento está independente de todos os outros, o único ponto de referência que o navegador pode usar para posiciona-lo é a coordenada 0,0 da página, conforme figura abaixo:

Posicionamento CSS

Vejamos isso tudo na prática, com o seguinte exemplo de código:

#bannerSuperior
{
height:200px;
width:100%;
border:1px solid black;
}

#corpo
{
height:400px;
border:1px solid black;
width:100%;
}

#rodape
{
height::50px;
border:1px solid black;
width:100%;
}

#molduraVideo
{
position:absolute;
top:50px;
left:180px;
height:300px;Width:300px;
background-color:#6FC;
}

E no HTML:

<html>
<body>
<div id="bannerSuperior">Banner superior </div>
<br />
<div id="Corpo">Corpo da página
<div id="molduraVideo"> Moldura para vídeo </div>
</div>
<br />
<div id="rodape">Rodapé </div>
</body>
</html>

Vejam como ela será exibida:

Posicionamento CSS

Notem que a div molduraVideo foi exibida com 50 pixels de distância do topo da página e com 180 pixels de espaço para o canto esquerdo, mas sempre tomando como referência o ponto 0,0 da página, ignorando completamente os outros elementos dela. Não foi por acaso que, na montagem do HTML, eu o coloquei dentro da div corpo, para demonstrar essa independência.

Position:relative - esse tipo de posicionamento é mais raro de ser encontrado, até porque ele pode ser simulado usando a propriedade padding, obtendo-se, de forma mais simples, um resultado visual muito parecido. Ainda assim é possível desenvolver montagens muito interessantes, criando efeitos de elementos que extrapolam os limites da página através do valor relative. Bem, ao contrário dos posicionamentos fixo e absoluto, no modo relativo o elemento não deixa de fazer parte do fluxo da página, ou seja, os outros elementos podem vê-lo.

Seu funcionamento é basicamente o seguinte: no momento no navegador montar a página para exibição ele “arrasta” o elemento para a direção definida. Imaginem uma pequena imagem de 40 x 40 pixels. Então para ela criamos o seguinte código:

#imagem
{
position: relative;
left:20px;
}

Com esse código a imagem será exibida a 20 pixels de onde ela realmente está. É como se para o navegador ela passasse a ter 60 pixels de comprimento. Para que fique claro vou aproveitar o código usado na propriedade com valor absolute, apenas alterando este valor para relative, deixando o código dessa forma:

#bannerSuperior
{
height:200px;
width:100%;
border:1px solid black;
}

#corpo
{
height:400px;
border:1px solid black;
width:100%;
}

#rodape
{
height::50px;
border:1px solid black;
width:100%;
}

#molduraVideo
{
position:relative;
top:50px;
left:180px;
height:300px;Width:300px;
background-color:#6FC;
}

Teremos, então, a seguinte página:

Posicionamento CSS

Percebam que apenas alterando o valor de absolute para relative nossa moldura já se posicionou bem abaixo de onde estava originalmente. Isso aconteceu porque no posicionamento absolute o ponto de referência é o 0,0 da página, e, como citei, nesse modo ele não faz parte do fluxo de página, portanto não há outra referência possível. No modo relative ele faz parte do fluxo, então a referência deixa de ser a coordenada 0,0 da página e passa a ser o elemento onde o objeto está contido.

Bem, com esse exemplo pode parecer que nossa moldura foi posicionada com 50 pixels de espaço do topo do elemento corpo e com 180 pixels do limite esquerdo desse mesmo elemento, mas na verdade isso não aconteceu. O que de fato está sendo criado pelo navegador é um enxerto do elemento, em 50 pixels para baixo (top:50px) e em 180 pixels para a direita (left:180px), aumentando o seu tamanho original. Ou seja, o espaço que o elemento está ocupando é ilustrado abaixo:

Posicionamento CSS

Position:static - Temos também o posicionamento com valor static, mas não vou falar muito dele, pois, na verdade, ele é o posicionamento padrão, ou seja, ele faz parte do fluxo de itens da página, sendo especificado ou não. Abaixo vou utilizar o mesmo exemplo anterior, mas com o valor static, vejam:

Posicionamento CSS

Vale ressaltar que eu NÃO removi os valores de top e left. O código CSS continua assim:

#molduraVideo
{
position:static;
top:50px;
left:180px;
height:300px;Width:300px;
background-color:#6FC;
}

O que acontece é que, como eu disse, quando se define o valor da propriedade para static, o fluxo obedecido é o de inserção no código HTML, desprezando-se qualquer outra definição.

Z-Index: essa propriedade é bastante interessante e não dava para não falar dela. Vocês devem ter percebido que é possível sobrepor um elemento em outro. Para isso basta que se defina a mesma posição para eles, mas, se isso acontecer, qual será exibido em primeiro plano? Bem, para resolver isso é que existe o Z-index. Vou criar um exemplo que mostra claramente como isso funciona.

Código CSS:

#bloco1{
background-color: red;
top:0px;
left:0px;
width: 70px;
height: 70px;
position: absolute;
z-index:1;
}

#bloco2{
top:10px;
left:10px;
background-color: blue;
width: 70px
height: 70px;
position: absolute;
z-index:2;
}

#bloco3{
top:20px;
left:20px;
background-color:green;
width: 70px;
height: 70px;
position: absolute;
z-index:3;
}

Código HTML:

<html> <body>
<div id="bloco1"> </div>
<div id="bloco2"> </div>
<div id="bloco3"> </div>
</body>
</html>

A página exibida é:

Posicionamento CSS Z-Index

Reparem que existe a sobreposição dos elementos, já que no código CSS eu apenas defini um deslocamento de 10 pixels para baixo e para a direita para o azul e o verde. Notem também, no código CSS, que o z-index do vermelho é 1, do azul é 2 e do verde 3. Quanto maior o valor dessa propriedade, mais prioridade na exibição o elemento terá. Vou colocar o maior valor para o elemento azul, deixando-o com z-index:4. Vejam como a página será exibida:

Posicionamento CSS Z-Index

Vejam que agora o elemento azul está em primeiro plano. Se colocarmos um valor de z-index maior para o vermelho, ele será exibido à frente, e os dois outros elementos abaixo dele. Esse é o papel do z-index!



Algumas notícias

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa

Google lança programa para capacitar profissionais brasileiros e com direito a bolsas

O Google iniciou nesta terça-feira (17) o Certificado Profissional de Suporte em TI para brasileiros. Trata-se de um curso desenvolvido pela gigante de tecnologia em parceria com a Coursera. Inicialmente, o módulo de ensino foi anunciado a um valor de US$ 39 por mês. Entretanto, sofreu uma redu...

Ler Notícia Completa

Intel Core i9-9900KS é um monstro com frequência de 5GHz em todos os núcleos

A Intel é uma das empresas presentes na Computex 2019, a maior feira de hardware da Ásia. E a empresa começou a esquentar os motores antes mesmo do início das conferências, exibindo um processador que não está para brincadeira: o Intel Core i9-9900KS, uma edição especial e ainda mais turbinada do...

Ler Notícia Completa

Como conversar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos

Este processo pode, à primeira vista, parecer um pouco confuso para usuários que não são muito experientes usando seu smartphone. Mas uma vez que você conclua o processo , vai entender o método e parecerá mais fácil. 1. Abra o seu navegador preferido no seu smartphone e digite o seguinte link na...

Ler Notícia Completa

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa

Cientistas norte-americanos criaram anticorpo capaz de atacar 99% das variações de HIV

Um grupo formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, e da empresa farmacêutica Sanofi criaram em laboratório anticorpos superdesenvolvidos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. O feito é ainda mais significativo por ser capaz até mesmo de prevenir a infec...

Ler Notícia Completa

Facebook investirá mais de US$ 1 bilhão em conteúdo original em 2018

Anunciada em agosto, a plataforma original de vídeos do Facebook, Watch, parece ser a grande aposta de Mark Zuckerberg para o ano que vem. De acordo com o TechCrunch, a empresa deve investir US$ 1 bilhão para criar e incentivar iniciativas voltadas para a produção de conteúdo audiovisual exclu...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

O ábaco é o dispositivo de cálculo mais antigo construído e conhecido pelo homem. Suas formas mais primitivas datam de 400 a.C. e eles foram encontrados na China e na Babilônia. Para saber mais sobre a história dos computadores, clique aqui.

Até a primeira metade dos anos 90 era bastante comum que as trilhas sonoras dos games fossem criadas por mulheres e a responsável pelas músicas do clássico Street Fighter 2 foi Yoko Shimomura. Segundo ela, o ritmo "Tararirarin" da música tema do personagem Blanka, do Brasil, veio à sua cabeça enquanto ela estava no trem a caminho da Capcom.

A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.

Você gostará destes vídeos!