Minicursos - HTML

O que são Tags?


Eu citei na apresentação da linguagem HTML o termo “tag”, mas se você é iniciante e está dando seus primeiros passos em busca de aprender a criar páginas para a Internet, talvez não saiba muito bem o que é isso. Vamos começar por essa pergunta...

Afinal, o que são tags?

Bem, tags nada mais são do que rótulos ou cápsulas que abrigam conteúdos. Cada tag tem uma função específica e vamos falar um pouco sobre as mais importantes. Vejam como é simples:

A tag p refere-se a um parágrafo, a tag table a uma tabela, a form a um formulário, e assim por diante. Podemos pensar na tag como sendo um identificador do objeto que se quer criar na tela.

Uma tag é composta por sinais de maior e menor, que abrigam o identificador da mesma, por exemplo:

<p> - Tag de início de parágrafo
<table> - Tag de início de tabela
<i> - Tag de início de texto em itálico

A maioria das tags necessita de um par, para que o navegador saiba onde termina a instrução. Vou explicar com um exemplo que facilitará a compreensão.

Imaginem o seguinte parágrafo:

640 Kb são mais do que suficientes para qualquer um. * Bill Gates, 1981

Se quisermos criar um parágrafo HTML para ser exibido em navegadores com essa mesma frase, ele deveria ser feito assim:

<p>640 Kb são mais do que suficientes para qualquer um. * Bill Gates, 1981</p>

Na tela do navegador isso seria exibido assim:



Percebam que iniciei o parágrafo com uma tag<p>,depois inseri o conteúdo do mesmo e, por fim, encerrei esse parágrafo com a tag </p>.O encerramento das tags sempre se dá dessa forma, com uma barra antes do elemento identificador e, sempre os abrangendo com os sinais de menor e maior. Vale lembrar que tags podem estar aninhadas, ou seja, umas dentro das outras. Outro exemplo deixará isso claro.

Se quiséssemos utilizar a mesma frase acima, mas deixar o nome do autor em itálico, faríamos assim:

<p>640 Kb são mais do que suficiente para qualquer um. *<i>Bill Gates</i>,1981</p>

Vejam agora que eu envolvi o nome Bill Gates usando as tags <i> e </i>. A exibição disso em um navegador seria:



O importante a ressaltar é que as tags devem ser fechadas em ordem inversa à sua criação. A última aberta deve ser a primeira a ser fechada, conforme o último exemplo. Seria INCORRETO fazer assim:

<p>640 Kb são mais do que suficiente para qualquer um. *<i>Bill Gates, 1981</p></i>

Acima eu fechei o parágrafo antes de fechar a tag <i>. Em alguns casos os navegadores modernos ignorarão isso e a exibição será perfeita, mas esse recurso de auto correção de erros por parte dos navegadores não deve ser usado.

No exemplo acima nem daria certo, pois queremos apenas o nome do autor em itálico e, dessa forma incorreta, o ano em que a frase foi dita também ficaria em itálico. Mas repito, existem situações em que isso não fará diferença, mas é uma boa prática de estruturação sempre fechar primeiro a última tag aberta. Isso organiza seu código e facilita futuras manutenções.

Na sequência veremos algumas das principais tags HTML.



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!