Minicursos - HTML

Outras Tags Interessantes


Para concluirmos esse curso rápido sobre HTML, vou citar algumas tags que são bastante úteis.

<hr /> - Cria uma linha horizontal na tela, conforme figura abaixo:

Tags HTML

<strong> e </strong> - Destaca o texto, deixando-o mais forte que os restantes. Vejam a aplicação dele na palavra “face”:

Tags HTML

Visualmente ele é semelhante ao negrito, onde se usa a tag <b> e </b>, mas o strong possui um valor semântico mais forte. Os buscadores classificam textos dentro dessas tags de forma mais importante do que os apenas em negrito.


<blockquote> e </blockquote> - Essa tag é usada para fazer citação a algum outro texto. O navegador o coloca em destaque criando uma margem do lado esquerdo, vejam a sua aplicação no segundo bloco de texto:

Tags HTML

O primeiro quarteto não está delimitado por tags <blockquote> e o segundo está.


<strike> e </strike> - Todo o texto presente entre essas tags será exibido com um risco. No exemplo abaixo coloquei a palavra “mesmo” entre essas tags:

Tags HTML

Também é possível criar esse efeito através de regras CSS, mas ainda é bastante comum encontrarmos as tags <strike> em muitas páginas.


<sup> e </sup> - Deixam o texto sobrescrito.
Vejam o exemplo para o código <p> 5 <sup>2</sup> = 25 </p>:

Tags HTML

<sub> e </sub> - Criam texto subscrito. Vou criar um exemplo da seguinte forma: <p> A função horária da velocidade no Movimento Uniformemente Variado é: </p>
<p> V <sub> f </sub> = V <sub> 0 </sub> + a.t </p>

Tags HTML

Percebam que o f e o 0 estão deslocados para baixo, portanto subscritos.

Estas foram as tags que selecionei por achar que podem ser úteis. Acredito que com todas as tags vistas você já possa criar páginas simples. Se quiser criar sites mais complexos, dinâmicos e com interação com o usuário, é preciso aprender linguagens de programação que atuarão em cima dessas tags vistas aqui. Recomendo o Javascript, por ser uma linguagem de programação executada no navegador do usuário, portanto permite manipular dados inseridos por ele, fazer validações de campos, exibir mensagens de alerta, enfim, procedimentos desse tipo, e como linguagem a ser executava no servidor, portanto que permitem a criação de páginas dinâmicas, armazenamento de dados, acesso ao banco de dados, dentre outros, recomendo PHP ou ASP.Net. Com essas opções, não há site que não possa ser feito!



Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa