Minicursos - HTML

Outras Tags Interessantes


Para concluirmos esse curso rápido sobre HTML, vou citar algumas tags que são bastante úteis.

<hr /> - Cria uma linha horizontal na tela, conforme figura abaixo:

Tags HTML

<strong> e </strong> - Destaca o texto, deixando-o mais forte que os restantes. Vejam a aplicação dele na palavra “face”:

Tags HTML

Visualmente ele é semelhante ao negrito, onde se usa a tag <b> e </b>, mas o strong possui um valor semântico mais forte. Os buscadores classificam textos dentro dessas tags de forma mais importante do que os apenas em negrito.


<blockquote> e </blockquote> - Essa tag é usada para fazer citação a algum outro texto. O navegador o coloca em destaque criando uma margem do lado esquerdo, vejam a sua aplicação no segundo bloco de texto:

Tags HTML

O primeiro quarteto não está delimitado por tags <blockquote> e o segundo está.


<strike> e </strike> - Todo o texto presente entre essas tags será exibido com um risco. No exemplo abaixo coloquei a palavra “mesmo” entre essas tags:

Tags HTML

Também é possível criar esse efeito através de regras CSS, mas ainda é bastante comum encontrarmos as tags <strike> em muitas páginas.


<sup> e </sup> - Deixam o texto sobrescrito.
Vejam o exemplo para o código <p> 5 <sup>2</sup> = 25 </p>:

Tags HTML

<sub> e </sub> - Criam texto subscrito. Vou criar um exemplo da seguinte forma: <p> A função horária da velocidade no Movimento Uniformemente Variado é: </p>
<p> V <sub> f </sub> = V <sub> 0 </sub> + a.t </p>

Tags HTML

Percebam que o f e o 0 estão deslocados para baixo, portanto subscritos.

Estas foram as tags que selecionei por achar que podem ser úteis. Acredito que com todas as tags vistas você já possa criar páginas simples. Se quiser criar sites mais complexos, dinâmicos e com interação com o usuário, é preciso aprender linguagens de programação que atuarão em cima dessas tags vistas aqui. Recomendo o Javascript, por ser uma linguagem de programação executada no navegador do usuário, portanto permite manipular dados inseridos por ele, fazer validações de campos, exibir mensagens de alerta, enfim, procedimentos desse tipo, e como linguagem a ser executava no servidor, portanto que permitem a criação de páginas dinâmicas, armazenamento de dados, acesso ao banco de dados, dentre outros, recomendo PHP ou ASP.Net. Com essas opções, não há site que não possa ser feito!



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!