Minicursos - Javascript

DocumentWrite


Vamos falar agora sobre outra importante função do JavaScript, chamada document.write. Ela tem a capacidade de escrever dados direto no código HTML. Vou demonstrar seu funcionamento já apresentando um objeto chamado Date, que sempre retorna a data atual, vejam:

var dataAtual = new Date();

Nesse exemplo estamos colocando a data na variável dataAtual. Vamos testar a inserção dessa data em meio a um código HTML através da função document.write. O código ficará assim:

DocumentWrite - Javascript

A página ficará assim:

DocumentWrite - Javascript

Vejam que a data foi perfeitamente inserida dentro do parágrafo. Para o usuário é como se fosse um parágrafo estático, mas na verdade é dinâmico. Se você atualizar a página já verá que a data muda. Isso é muito interessante, mas o formato retornado não é o ideal, já que não está em português. Para corrigir isso podemos usar um parâmetro chamado toLocaleString, dessa forma:

DocumentWrite - Javascript

Agora vejamos a saída no navegador:

DocumentWrite - Javascript

Agora sim! E vejam que interessante, é possível, através de outros métodos, saber apenas o ano, o mês, o dia, a hora, o minuto, enfim, você pode isolar qualquer uma dessas informações. Os métodos responsáveis por isso são:

data.getFullYear()
data.getMonth()
data.getDate()
data.getHours()
data.getMinutes()

Estes métodos são de extrema utilidade caso esteja trabalhando com banco de dados e queira inserir esses dados nele. Vou dar alguns exemplos:

DocumentWrite - Javascript

Vejam que eu isolei, em cada uma das variáveis, trechos que compõem a data. Como eu citei acima, se quiséssemos inseri-los em um banco de dados, seria muito fácil, já que os teríamos separados em variáveis. A observação fica por conta do getMonth(), que enumera os meses de 0 a 11 e não de 1 a 12, como estamos acostumados, mas como vocês puderam ver, isso é facilmente corrigido acrescentando uma unidade ao valor retornado por ele.

Bem, com esse tópico vimos não só a função document.write, mas também aprendemos a manipular datas em JavaScript.


Veja Também

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!