Minicursos - Javascript

Estrutura de Decisão if/else


A sintaxe dessa importantíssima estrutura de decisão é bastante simples. Ela se resume a efetuar um teste. Se a condição for atendida, o interpretador JavaScript entra em um bloco de código especificado. Se não for, ele passa para o próximo teste ou, se não houver nenhum outro, ele prossegue com o código normalmente após a estrutura de decisão. Vamos a um exemplo:

Estruturas de Decisão - Javascript

Como vocês puderam ver, é bastante simples. Executamos testes e, caso sejam verdadeiros, estabelecemos um código a ser executado. Se não forem verdadeiros, passamos para o teste seguinte.

Vou executar o código acima no navegador:

Estruturas de Decisão JavaScript

Vamos prosseguir...

Switch/Case

Outra maneira de tomar decisões é com a função switch/case. Esse comando é mais indicado para quando você tem muitas alternativas envolvidas. Com o switch, coloca-se uma variável em evidência e, em seguida, com o complemento case, fazemos a análise do valor contido nessa variável. Na sequência definimos o caminho que o código irá seguir. Parece complexo, mas é muito simples. Vamos imaginar que tivéssemos armazenado em uma variável uma letra e, dependendo de qual fosse, acionaríamos uma parte do código.

Estruturas de Decisão JavaScript

Criei a variável x e armazenei nela o valor “C”. Então, em seguida uso o switch para coloca-la em evidência. No bloco de código abaixo do switch executo os testes através do comando case, verificando o valor armazenado em x. Caso valha “A”, o comando alert 1 será executado. Caso valha “B”, o comando 2 será executado, e assim por diante. O destaque importante fica por conta do comando break, que faz com que a execução pare de acontecer quando a condição for atendida.

No exemplo acima, utilizando o break, será exibida somente a mensagem alertando que a letra armazenada é a “C”, mas se não tivéssemos o break ele também exibiria a mensagem dizendo que a letra armazenada seria a “D”, se tivéssemos mais um teste sobre a letra “E” ela também seria exibida, ou seja, uma vez satisfeita à condição, ele iria executar todos os comandos seguintes. Como não queremos isso, inserimos o break. Então nosso código somente exibirá um alerta:

Estruturas de Decisão JavaScript

No tópico a seguir falarei sobre loops, que também são muito importantes!



Algumas notícias

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!