Minicursos - Javascript

Estrutura de Decisão if/else


A sintaxe dessa importantíssima estrutura de decisão é bastante simples. Ela se resume a efetuar um teste. Se a condição for atendida, o interpretador JavaScript entra em um bloco de código especificado. Se não for, ele passa para o próximo teste ou, se não houver nenhum outro, ele prossegue com o código normalmente após a estrutura de decisão. Vamos a um exemplo:

Estruturas de Decisão - Javascript

Como vocês puderam ver, é bastante simples. Executamos testes e, caso sejam verdadeiros, estabelecemos um código a ser executado. Se não forem verdadeiros, passamos para o teste seguinte.

Vou executar o código acima no navegador:

Estruturas de Decisão JavaScript

Vamos prosseguir...

Switch/Case

Outra maneira de tomar decisões é com a função switch/case. Esse comando é mais indicado para quando você tem muitas alternativas envolvidas. Com o switch, coloca-se uma variável em evidência e, em seguida, com o complemento case, fazemos a análise do valor contido nessa variável. Na sequência definimos o caminho que o código irá seguir. Parece complexo, mas é muito simples. Vamos imaginar que tivéssemos armazenado em uma variável uma letra e, dependendo de qual fosse, acionaríamos uma parte do código.

Estruturas de Decisão JavaScript

Criei a variável x e armazenei nela o valor “C”. Então, em seguida uso o switch para coloca-la em evidência. No bloco de código abaixo do switch executo os testes através do comando case, verificando o valor armazenado em x. Caso valha “A”, o comando alert 1 será executado. Caso valha “B”, o comando 2 será executado, e assim por diante. O destaque importante fica por conta do comando break, que faz com que a execução pare de acontecer quando a condição for atendida.

No exemplo acima, utilizando o break, será exibida somente a mensagem alertando que a letra armazenada é a “C”, mas se não tivéssemos o break ele também exibiria a mensagem dizendo que a letra armazenada seria a “D”, se tivéssemos mais um teste sobre a letra “E” ela também seria exibida, ou seja, uma vez satisfeita à condição, ele iria executar todos os comandos seguintes. Como não queremos isso, inserimos o break. Então nosso código somente exibirá um alerta:

Estruturas de Decisão JavaScript

No tópico a seguir falarei sobre loops, que também são muito importantes!



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!