Minicursos - Javascript

Funções


Funções são sequências de comandos que processam dados visando encontrar um resultado, podendo exibi-lo, retornar seu valor para o código que chamou a função ou simplesmente armazena-lo para uso futuro.

A sintaxe de criação de funções em JavaScript é bastante simples. Vou dar um exemplo:

function nome_da_funcao()
{
//comandos...
}

A função também poderia receber algum argumento para ser processado dentro dela. Argumentos nada mais são do que valores já existentes no código fora do script e que precisam ser passados para ele, para que haja algum tipo de processamento. Nesse caso a sintaxe seria:

function nome_da_funcao(argumento)
{
//comandos...
}

Esse argumento poderia ser um único caractere, um texto ou um número A palavra contida dentro dos parênteses é como o script irá se referir a esse argumento. É o seu nome durante a execução do código, ou seja, seu identificador.

Caso queira passar mais de um argumento, basta separa-los por vírgulas, dessa forma:

function nome_da_funcao(argumento1, argumento2, argumento3)
{
//comandos...
}

Vamos a um exemplo bem simples para exibição de uma mensagem através de uma função.

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html;
charset=utf-8" />

<title>Untitled Document</title>

<script type="text/javascript">
function exibeMensagem(mensagem) {
alert(mensagem);
}
</script>

</head>
<body onload="exibeMensagem('Seja Bem Vindo ao Contém Bits');">
</body>
</html>

O parâmetro onload fez a chamada para a função já no carregamento da página e, como é uma função que estava preparada para receber um argumento, foi preciso passar essa informação, que no caso foi a frase “Seja Bem Vindo ao Contém Bits”.

Repito que é importante ficar claro que o nome “mensagem”, definido entre parênteses na linha function, é a forma como a função irá se referir a esse parâmetro, ou seja, nesse exemplo, sempre que quisermos nos referir ao texto enviado ao script, devemos usar o identificador chamado de “mensagem”.

Executando esse código teremos:

Funções JavaScript

Aqui fizemos uma chamada automática, disparada pelo parâmetro onload, da tag body, à função exibeMensagem. No tópico seguinte vamos criar outra situação, onde uma função que vai calcular um determinado valor seja chamada quando um botão for clicado.



Veja Também

Como conversar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos

Este processo pode, à primeira vista, parecer um pouco confuso para usuários que não são muito experientes usando seu smartphone. Mas uma vez que você conclua o processo , vai entender o método e parecerá mais fácil. 1. Abra o seu navegador preferido no seu smartphone e digite o seguinte link na...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos: