Minicursos - Javascript

Loops


Antes de explicar sobre os tipos de loops disponíveis em Javascript, é importante entender o que é isso. Um loop é apenas uma estrutura de decisão cíclica. É algo que se repete determinadas vezes, sempre tendo um teste como controlador deste ciclo. É muito simples. Vamos falar sobre cada um deles abaixo:

For

Vou falar primeiramente sobre os loops do tipo for. Estes loops são divididos em quatro etapas, que são:

Inicialização

Teste

Execução

Atualização

Na prática funciona da seguinte forma:

Loops JavaScript

Enumerei, em vermelho, as etapas.

Com o número 1 eu inicializei o loop criando a variável x e já atribuindo o valor zero para ela. Em seguida crio o teste, que verifica se x é menor do que 10. Passando por este teste ele faz a execução do código abaixo, que pode ser qualquer tipo de código. Uma chamada a determinada função, como eu fiz, ou a manipulação de variáveis, a exibição de caixas de alerta, enfim, qualquer operação pode ser executada ali. Terminando a execução, ele retorna para o passo 4, que nesse caso é o incremento da variável x. É importante destacar que depois do teste ele já faz a execução, e o incremento é realmente o último passo.

Loops while

Outro tipo de loop bastante útil são os do tipo while. Eles são mais indicados para quando você não sabe exatamente quantas execuções deverão acontecer. Na verdade é possível alterar a sintaxe de um loop do tipo for para uma situação como essa, mas a lógica exigida fica mais complexa. Os loops while possuem somente dois estágios, que são o teste e a execução. Funcionam da seguinte forma:

Loops JavaScript

Vejam que nessa função eu armazeno a idade digitada pelo usuário na variável número. Em seguida já aciono o comando while, criando a condição de executar o bloco de código abaixo sempre que a variável numero for maior do que zero. No bloco de código faço a exibição do texto “Contagem regressiva...” concatenado com o valor atual da variável, que começa com o valor digitado e vai se reduzindo em uma unidade, graças ao comando numero--.

O importante a ser notado é que, ao contrário do loop for, onde se especifica uma modificação para a variável que controla o loop, aqui ela não aparece no próprio comando e deve ser inserida no bloco de código. Se você esquecer esse importante detalhe, seu loop se tornará infinito e a execução continuará para sempre.

Esse é o funcionamento dos loops em JavaScript!


Você gostará destes vídeos: