Minicursos - Javascript

Operadores


Operadores nada mais são do que caracteres que nos permitem diversas operações, não só com números. Essas operações podem ser aritméticas, lógicas, de comparação, enfim, a quantidade delas é grande e vou falar sobre os mais importantes e mais usados.

Vamos começar pelos operadores aritméticos, que são os mais usados.

Operador Sua função Exemplo Comentário
+ Soma x = 2+3; Nesse exemplo a variável terá o valor 5
- Subtração x = 15-5 Aqui o x valerá 10
* Multiplicação x = 3*4 x valerá 12
/ Divisão x = 20/2 O valor 10 será inserido em x
% Pegar o resto da divisão x = 7%3 x receberá o valor 1, já que 7 dividido por 3 dá 2 e sobra 1

Ainda sobre operadores aritméticos, vale citar o de dupla soma (++) e dupla subtração (--). Eles são chamados de incremento e decremento, respectivamente, e podem alterar em uma unidade o valor contido na variável. A maneira de utilizá-los é simples. Se eles forem usados antes da variável, ela sofrerá a ação deles antes de ser processada. Se forem usados depois dela, então ela será processada e em seguida sofrerá a ação deles. Resumindo...

Operadores

Operadores

Parece complicado, mas é simples, vejam: imaginemos uma variável x que tenha o valor 5 armazenado nela e com a qual faremos algumas impressões, ok? Agora vejam os exemplos:


Operador Sua função Valor Inicial Valor Final Comentário
x++ Incrementar em uma unidade após o uso da variável, pois o duplo incremento está colocado depois da variável. 5 6 Se estivéssemos mandando o código imprimir esse valor na tela, ele imprimiria o valor 5 e em seguida incrementaria em uma unidade, deixando a variável com o valor 6. 
++x Incrementar em uma unidade antes do uso da variável, pois o duplo incremento foi colocado antes da variável. 6 6 Agora a impressão já exibiria o valor 6, pois o incremento veio antes da variável, ou seja, ela já foi utilizada depois de ser incrementada em uma unidade.
x-- Decrementar em uma unidade após o uso da variável. 5 4 Nossa variável seria exibida com o valor 5, pois decrementamos uma unidade após o seu uso.
--x Decrementar em uma unidade antes do uso da variável. 4 4 Seria exibido o número 4, pois a variável sofreu o decremento antes de ser utilizada.

A regra é simples: se o operador vier antes da variável, então ele atuará antes de usa-la, seja para impressão ou uma operação aritmética. Se o operador vier depois da variável, significa que o sistema primeiro fará uso da variável com o seu valor atual, depois acionará o incremento ou decremento.

Operadores de Comparação:

Vou criar duas variáveis para facilitar os exemplos.

var idadePedro = 15;
var idadeMaria = 20;


Operador Sua função Exemplo Comentário
== Efetuar comparações simples, retornando verdadeiro se os valores comparados forem iguais. idadePedro == idadeMaria; O código vai nos retornar o valor falso, pois as idades não são iguais. Também poderíamos usar uma variável e um valor escrito, como: idadePedro == 15; Nesse caso ele retornaria verdadeiro, já que o número comparado é, de fato, igual ao valor da idade de Pedro.
!= Efetuar comparações, mas ele retornará verdadeiro se os valores comparados forem DIFERENTES. O símbolo de exclamação significa negação, ou seja, se NÃO IGUAL, retorne verdadeiro. idadePedro != idadeMaria Vai retornar verdadeiro, já que as idades são diferentes.
> Maior que. Vai retornar verdadeiro se o valor à esquerda for maior que o da direita. 25 > idadeMaria Retornará verdadeiro, já que a idade de Maria é 20.
< Menor que. É o inverso do exemplo acima. Se o número à esquerda for menor, retornará verdadeiro, se não, retornará falso. idadeMaria < idadePedro Retornará falso, pois a idade de Maria não é menor que a de Pedro.
>= Maior ou igual. Retornará verdadeiro se o valor à esquerda for maior ou igual ao da direita. 15 >= idadePedro Retornará verdadeiro, pois Pedro tem 15 anos.
<= Menor ou igual. Retornará verdadeiro se o valor à esquerda for menor ou igual ao da direita. 20 < idadeMaria Retornará verdadeiro, pois Maria tem exatamente 20 anos.

Continuando com os operadores de comparação, temos:

Operador Sua função Exemplo Comentário
=== Retornar verdadeiro caso os valores comparados sejam iguais E DE MESMO TIPO. idadeMaria === 20 Retornará verdadeiro, pois a idade de maria é um número e esse número é o 20.
=== Retornar verdadeiro caso os valores comparados sejam iguais E DE MESMO TIPO. idadeMaria === “20” Retornará falso, pois a idade de maria é de 20 anos, mas eu estou comparando uma variável numérica com a string 20. Percebam que ela foi colocada entre aspas.
!== Retornará verdadeiro se os operandos NÃO forem iguais, em valor e tipo. idadeMaria === “20” Retornará verdadeiro, pois embora o valor seja igual, o tipo não é, já que um é numérico e o outro é String
!== Retornará verdadeiro se os operandos NÃO forem iguais, em valor e tipo. idadeMaria === 20 Retornará falso, pois os valores são iguais tanto em valor quanto em tipo, mas a exclamação está negando a afirmação.

Alguns operadores são bem pouco utilizados (quase nunca, na verdade), então não se preocupe se as coisas parecem um pouco confusas por enquanto. Tudo ficará mais simples e claro quando começarmos a utilizar essa teoria em alguma linguagem de programação.

Operadores Lógicos

Esses operadores são utilizados em variáveis isoladas ou expressões e sempre retornam um valor booleano, ou seja, verdadeiro ou falso. Eles são de extrema importância e, se você nunca teve contato com eles, talvez pareça mais complicado do que realmente é. Sendo assim, para facilitar a compreensão, vou criar um grupo de variáveis;

var fruta = “laranja”;
var laranja = “redonda”;
var x = 8;

Percebam que existe uma variável chamada "fruta" com o valor "laranja" armazenado nela e outra variável chamada "laranja", com o valor "redonda" armazenado nela. A coincidência é proposital.


Operador Sua função Exemplo Comentário
&& E lógico. Esse operador irá retornar verdadeiro se, e somente se, ambas as expressões envolvidas forem verdadeiras. fruta == “laranja” && x == 8; Retornará verdadeiro, pois a variável fruta tem o valor “laranja” e x vale 8.
&& E lógico. Esse operador irá retornar verdadeiro se, e somente se, ambas as expressões envolvidas forem verdadeiras. laranja == “quadrada” && x == 8; Retornará falso, pois embora 'x' valha 8, o valor de laranja não é “quadrada”.
|| Ou lógico. Retornará verdadeiro se PELO MENOS UMA das expressões for verdadeira. fruta == “laranja” || x == 54; Retornará verdadeiro, pois embora o valor de x esteja errado, o valor de laranja está correto.
|| Ou lógico. Retornará verdadeiro se PELO MENOS UMA das expressões for verdadeira. fruta == “laranja” || laranja == “redonda”; Também retornará verdadeiro, pois ambas as expressões envolvidas são verdadeiras.
|| Ou lógico. Retornará verdadeiro se PELO MENOS UMA das expressões for verdadeira. fruta == “banana” || x == 9; Retornará falso, pois o valor de fruta não é “banana” e nem x vale 9.
! Não lógico. Ele provoca uma inversão na lógica da expressão, ou seja, retorna verdadeiro se a expressão for falsa e retorna falso se ela for verdadeira. !fruta == “laranja”; Retornará falso, pois embora o valor de fruta seja mesmo “laranja”, a lógica foi invertida pelo operador "!"
|| Não lógico. Ele provoca uma inversão na lógica da expressão, ou seja, retorna verdadeiro se a expressão for falsa e retorna falso se ela for verdadeira. !x == 4; Retornará verdadeiro, pois embora o valor de x esteja errado, o operador ! está invertendo o retorno.

E se você está tendo seu contato com esses operadores pela primeira vez, vale destacar que o operador “Ou lógico” não são dois sinais de exclamação, como pode parecer. Esse sinal é chamado pipe e, nos teclados ABNT ele fica localizado à esquerda da tecla Z. O operador “Não lógico”, sim, é um sinal de exclamação. Bem, para encerrar os operadores que reservei para comentar, só falta falar de mais dois. Aliás, eles não são novos, pois são de adição e subtração, mas agora seu papel é diferente, pois eles atuarão sobre o valor atual da variável. Eles serão representados por += e -=. Vou demonstra-los com exemplos. As variáveis que vou usar para isso são: var a = 20; var b = 4;


Operador Sua função Exemplo Comentário
+= Acrescentar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a += 5; O resultado dessa operação será com a variável valendo 25, pois ela já possuía o valor 20 e recebeu mais 5 de incremento.
+= Acrescentar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a += b; Agora o resultado será 24, que é composto dos 20 que a variável possuía, mais 4 unidades da variável b.
-= Decrementar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a -= 10; Aqui nossa variável terá o valor 10, pois ela possuía o valor 20 e foi decrementado em 10 unidades.
-= Decrementar um determinado valor sobre o valor já existente na variável. a -= b; A variável terá o valor 16, pois ela possuía o valor 20 e foi decrementado em 4 unidades.

É muito simples. E o interessante é que os operadores de incremento e decremento sobre o próprio valor da variável podem ser usados com strings. Vejam esses exemplos:

var a = “Contém ”;
var b = “Bits”;
a += b;

O valor da variável a agora é “Contém Bits”.

Esse eu vou demonstrar na prática, com o seguinte código:

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
<title>Untitled Document </title>
<script type="text/javascript">
function imprimeValor() {
var a = "Contém ";
var b = "Bits";
a += b;
alert(a);
}
</script>
</head>
<body onload="imprimeValor();">
</body>
</html>

Vejam a saída no navegador:

Operadores JavaScript

Só como curiosidade, o processo de “fundir” duas strings dessa forma chama-se concatenação. Bem, com isso encerramos a parte dos principais operadores em JavaScript! E para essa pequena demonstração eu usei uma função JavaScript, que é o assunto que vou comentar no artigo seguinte.



Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa

Cientistas norte-americanos criaram anticorpo capaz de atacar 99% das variações de HIV

Um grupo formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, e da empresa farmacêutica Sanofi criaram em laboratório anticorpos superdesenvolvidos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. O feito é ainda mais significativo por ser capaz até mesmo de prevenir a infec...

Ler Notícia Completa

Facebook investirá mais de US$ 1 bilhão em conteúdo original em 2018

Anunciada em agosto, a plataforma original de vídeos do Facebook, Watch, parece ser a grande aposta de Mark Zuckerberg para o ano que vem. De acordo com o TechCrunch, a empresa deve investir US$ 1 bilhão para criar e incentivar iniciativas voltadas para a produção de conteúdo audiovisual exclu...

Ler Notícia Completa

Software da Adobe é capaz de manipular gravações de voz e criar frases com perfeição

O software se chama Voco, foi desenvolvido pela Adobe (a mesma criadora do Photoshop) e permite manipular gravações de voz com uma precisão inédita, inclusive criando frases que a pessoa não disse. Na demonstração do app, um técnico forjou uma gravação em que um homem dizia “eu beijei a Jordan...

Ler Notícia Completa

Games nos Jogos Olímpicos de 2024. Será?

Sabe aquela discussão sobre os jogos eletrônicos poderem ou não ser considerados esportes? Pois o comitê responsável pela realização dos Jogos Olímpicos de 2024 acaba de colocar mais um pouco de lenha nesta fogueira. Isso aconteceu através da divulgação de que eles gostariam de incorporar torne...

Ler Notícia Completa

Algoritmo de Inteligência artificial sabe quando você está sonhando

Pesquisadores da Divisão de Medicina do Sono do Hospital Geral de Massachusetts desenvolveram um algoritmo capaz de identificar quando uma pessoa está sonhando. A tecnologia usa sinais de rádio frequência, através de um dispositivo semelhante a um roteador Wi-Fi, para monitorar a pessoa durante...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem joga-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.

O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.

Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.

A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.

Você gostará destes vídeos: