Minicursos - Javascript

Validações - Parte 1


Validar um campo significa verificar se o formato da informação contida nele está coerente com o que o restante do código está esperando. Ela é importante para impedir que determinado bloco de código receba um dado em formato incorreto. Se uma função aguarda um número para realizar uma operação matemática, mas recebe uma letra, teremos uma falha grave, pois a execução não poderá prosseguir.

Nós fizemos alguns exemplos nos tópicos anteriores sobre JavaScript onde dois valores digitados pelo usuário são multiplicados, então o script exibia o resultado. Tudo funcionou perfeitamente, mas só porque fizemos bom uso da página e inserimos os dados corretamente, mas e se no lugar de um número tivéssemos inserido uma letra, o que aconteceria? Vamos testar!

Validação JavaScript

Oooops! Tentei multiplicar o número 4 pela letra R e vejam o que foi retornado no campo resultado. Apareceu a sigla NaN, que significa Not a Number, ou seja, o código identificou que o valor não é um número.

É para evitar esse tipo de problema que as validações existem. Nesse caso devemos, antes de efetuar a multiplicação, verificar se os dados, tanto do campo 1 quanto do campo 2, são realmente números.

Para isso vamos usar os comandos de decisão if/else, e também uma função do próprio JavaScript, chamada isNaN.

Conhecendo o isNaN

Essa função verifica se um determinado dado é um número. Esse dado pode ser o campo de um formulário ou uma variável. O cuidado que se deve tomar com ela é que o retorno é sempre um valor booleano, ou seja, true ou false, mas ela irá retornar true quando o dado NÃO for um número e false quando for um número. Temos uma tendência em achar que o true será retornado quando for um número, mas basta lembrar que a sigla NaN significa Not a Number. Vamos a um exemplo para deixar bem claro.

var y = 5;
var x = “Contém Bits”;
var w = “8”;

isNaN(y); = retornará false, pois 5 é um número.

isNaN(x); = retornará true, pois o conteúdo de x não é um número e sim uma string.

ixNaN(w); = retornará true, pois embora o que esteja armazenado na variável w seja um número, trata-se de uma string e não um valor numérico.

É importante que fique claro que essa função procura por números, ou seja, dados que possam sofrer operações aritméticas. Strings e outros valores booleanos retornarão sempre true.

Bem, agora que você já sabe usar o if/else e o isNaN, fica fácil consertar o problema exibido no início do tutorial. Vejam como ficaria uma das formas de evitar aquele erro do campo em branco sendo tratado como zero:

Validação - JavaScript

Vou provocar um erro no navegador, vejam:

Validação JavaScript

Vejam que inseri um dado não numérico no campo 2 e nossa validação funcionou perfeitamente! No entanto, o nosso minúsculo código ainda não está perfeito e vou lhes explicar o motivo. Aliás, vou demonstrar, vejam:

Validação JavaScript

Eu não inseri nada no campo 2, mas mesmo assim nosso código não deu qualquer alerta. Isso aconteceu porque a função isNaN tratou nosso campo vazio como se valesse zero. Vamos melhorar o código, para que campos vazios também tenham a mensagem de alerta exibida. Para isso aumentaremos a validação para incluir campos de string vazios, que são representados por um par de aspas, sem nada entre elas, dessa forma: “ ”

Então nosso código JavaScript ficará dessa maneira:

Validação - JavaScript

Vamos testar:

Validação JavaScript

Percebam que com o campo em branco, agora ele exibe a mensagem de alerta e não processa o cálculo, ou seja, nosso minúsculo script está funcionando corretamente!



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa

Inteligência Artificial cria antibiótico super potente

Pesquisadores do MIT (EUA) identificaram um novo e poderoso composto antibiótico usando um algoritmo de aprendizado de máquina, uma técnica de inteligência artificial. Em testes de laboratório, a droga matou algumas das bactérias causadoras de doenças mais problemáticas do mundo, incluindo algu...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!