Minicursos - Javascript

getElementById


Bem, agora que já fizemos exemplos simples de como criar e chamar funções em JavaScript, vamos avançar um pouco mais. Vamos fazer, como primeira parte desse tutorial, uma função que leia dois campos de um formulário HTML e exiba seu produto. Para isso faremos uso de uma função muito importante, chamada de getElementById.

Entendendo o getElementById

Esta função permite capturar e manipular campos de formulários HTML a partir do seu identificador id, pois ele é a chave para que o JavaScript consiga localiza-lo. Sua sintaxe é bastante simples. Se quisermos pegar o valor de um campo identificado no código com o id=”telefone” e armazena-lo em uma variável, podemos fazer dessa forma:

var conteudoCampo = document.getElementById(“telefone”).value;

Neste comando temos a palavra document, que representa o objeto atual onde o script se encontra, depois entra a função em si, que no caso é a getElementById, então, entre parênteses especificamos o identificador que estamos procurando, e o complemento value acessa o seu valor.

Essa função é das mais importantes e usadas em JavaScript. Poderíamos também fazer o contrário, que é inserir um valor no campo, a partir da execução do script. Vamos imaginar uma situação totalmente inversa, na qual tenhamos o valor dentro da variável conteudoCampo e queremos inseri-lo no campo identificado como telefone em nosso formulário. Nosso código JavaScript ficaria assim:

document.getElementById(“telefone”).value = conteudoCampo;

O procedimento é semelhante ao de uma atribuição de valor a uma variável. É bastante simples!

Agora vamos ao exemplo do nosso código, que lerá dois campos com números e exibirá uma janela com o produto dos mesmos.

Nosso código ficará assim:

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
<title>Untitled Document <title>

<script type="text/javascript">
function calculaTotal() {
var total = 0;
var numero1 = document.getElementById("numero1").value;
var numero2 = document.getElementById("numero2").value;
total = numero1 * numero2;
alert("O valor dessa multiplicação é: " + total);
}
</script>

</head>
<body>
<form>
Valor 1: <input type="text" id="numero1" />
Valor 2: <input type="text" id="numero2" />


<input type="button" onclick="calculaTotal();" value="Multiplicar" />
</form>
</body>
</html>

Para que fique bem claro o funcionamento dessa importante função, vou comentar o código:

getElementById JavaScript

Vamos repassar o código todo. Eu criei a função com o nome de calculaTotal, que não recebe nenhum argumento, por isso o parênteses está vazio. Depois criei a variável total, que vai exibir o valor da multiplicação, e a inicializei com o valor zero. Em seguida criei a variável numero1, que recebe, através do comando document.getElementById, o valor digitado no campo numero1 do formulário HTML. O fato dos nomes da variável e do campo do formulário serem iguais é apenas uma coincidência. Isso não é um problema. O que importa para que essa leitura aconteça corretamente é que o valor entre parênteses no comando document.getElementById seja idêntico ao informado no id do campo do formulário.

Em seguida inseri, na variável total, o valor da multiplicação das variáveis numero1 pela numero2. Por fim, através da função alert, exibi a frase entre aspas, acrescentando o valor da variável total. O resultado, no navegador, é:

getElementById JavaScript

Vamos fazer o inverso. Agora não vamos exibir o resultado numa caixa de alerta, mas sim dentro de um campo do formulário, como se estivéssemos mostrando ao usuário o resultado da soma de itens de uma compra. Vamos inserir mais um campo no formulário com o nome de resultado, dessa forma:

Resultado: <input type="text" id="resultado" readonly="readonly" />

Coloquei também o parâmetro readonly=’readonly’, para que o usuário não possa editar esse campo.

E nossa função JavaScript agora ficará assim:

<script type="text/javascript">
function calculaTotal() {
var total = 0;
var numero1 = document.getElementById("numero1").value;
var numero2 = document.getElementById("numero2").value;
total = numero1 * numero2;
document.getElementById("resultado").value = total;
}
</script>

A execução desse código gerará a seguinte saída:

getElementById JavaScript

Ao clicar no botão, a função foi acionada, fez o cálculo e inseriu, no campo resultado, o valor da multiplicação. Essa técnica de usar o comando getElementById para procurar um campo e depois usar o complemento value para inserir um valor é muito utilizada. Praticamente todos os formulários de cálculo de compras usam essa técnica ou alguma derivada dela.

Ela é bastante simples, mas muito importante!



Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos: