Antes de começarmos nosso minicurso de Lógica de Programação, vamos conversar um pouco sobre alguns conceitos e assuntos que serão importantes para o aprendizado, não só da lógica, mas das linguagens que virão na sequência. Vejam a pergunta abaixo:
O que é lógica?
Essa parece uma daquelas perguntas óbvias, que todo mundo sabe a resposta, mas é um pouco complicado definir, certo? Em todos os livros que se propõem a ensinar lógica de programação, a definição para essa pergunta é sempre muito parecida, até porque não dá muito para fugir dela. Vejam como eu responderia a esta pergunta:
Lógica de programação pode ser definida como a estratégia de encadear ou sequenciar pensamentos, visando atingir um objetivo claro.
Vamos agora a outra pergunta, também óbvia.
O que é um programa de computador?
Um programa de computador é uma coleção de ordens ou instruções. Essas instruções devem seguir uma sequência lógica para que o objetivo do programa seja alcançado. Apenas por curiosidade, o primeiro programa de computador foi criado por uma mulher chamada Ada Lovelace, em 1843.
Mas, retomando nossos conceitos, a partir destas duas definições fica fácil enteder o porquê é importante a lógica de programação na computação. Um computador nada mais é do que uma máquina extremamente obediente, que executa todos os comandos que determinamos nessa sequência lógica, que forma o programa. Parece complicado, mas é simples! Resumindo tudo, temos o seguinte:
A lógica é necessária para que criemos uma sequência otimizada de instruções. Essa sequência de instruções forma o programa, que é executado pelo computador. Só isso!
Agora que já temos uma definição simples para computador, programa e lógica, podemos prosseguir. No próximo tópico falarei sobre algoritmos.