Minicursos - Lógica de Programação

Estruturas de Repetição


Estruturas de repetição são outro assunto de extrema importância na programação. Basicamente o papel de uma estrutura de repetição é “travar” a execução do código em determinado local, impedindo que o fluxo natural dos comandos aconteça. Uma estrutura de repetição é capaz de executar uma sequência de comandos várias vezes, enquanto uma condição pré estabelecida seja verdadeira.

Tentando ser mais claro, uma estrutura de repetição abriga um ou mais comandos. No início da estrutura é feito um teste e, se ele for verdadeiro, estes comandos serão executados. Ao final da execução dos comandos que estiverem dentro da estrutura de repetição, o teste inicial é feito novamente. Se retornar o valor verdadeiro, uma nova execução dos comandos presentes na estrutura acontece. Se retornar o valor falso, a estrutura se encerra e os comandos abaixo dela serão executados.

Vejam o pseudocódigo abaixo, onde crio um pequeno programa que faz a análise de duas notas de provas digitadas pelo usuário e, enquanto a média aritmética destes números for inferior a 6, será exibida a mensagem de “Aluno Reprovado”.

VARIAVEIS
nota1, nota2:Integer;
media:float;
INICIO
nota1 ← 0;
nota2 ← 0;
media ← 0;
ENQUANTO media < 6 FACA
ESCREVA(‘Por favor, digite a primeira nota: ’);
LER(nota1);
ESCREVA(‘Por favor, digite a segunda nota: ’);
LER(nota2);
media ← (nota1+nota2)/2;
ESCREVA(‘Aluno Reprovado ’);
FIM ENQUANTO;
ESCREVA (‘Aluno Aprovado!’);
FIM

Comentando este código, teremos:



Como foi possível observar, a estrutura de repetição trava o fluxo, impedindo que o restante do código seja executado enquanto uma condição definida no seu início for verdadeira.

Existem alguns tipos diferentes de estruturas de repetição, dependendo até da linguagem de programação utilizada, mas o princípio básico é esse descrito acima.

No tópico seguinte farei comentários e observações sobre as técnicas de lógica de programação que vimos aqui.



Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos: