Minicursos - Lógica de Programação

Pseudocódigo


Agora vamos avançar no nosso minicurso e conversar um pouco sobre um assunto chamado Pseudocódigo. Vocês devem se lembrar do exemplo sobre as pastilhas de chocolate no tópico sobre Algoritmos. Aquele algoritmo para comer as pastilhas era muito básico, simples, digamos que, de certa maneira, até informal. E apesar de não termos chegado nesse ponto ainda, já comentei que todo programa de computador é criado utilizando alguma linguagem, que tem seus comandos, suas regras de sintaxe, tipos de dados, enfim, suas características que precisam ser respeitadas rigorosamente.

Nós podemos dizer que o pseudocódigo está entre o exemplo totalmente informal das pastilhas Confeti e um código feito com alguma linguagem de programação. É exatamente por isso que seu nome é pseudocódigo. Ele não tem a rigidez de um código e sua sintaxe é, digamos, genérica, clara para quem a lê e possível de ser convertido para qualquer linguagem.

Vou criar abaixo um exemplo de um pseudocódigo que soma dois números inteiros que são digitados pelo usuário logo após o sistema solicitar estas informações, e exibe o resultado.


Pseudocódigo

Apenas legendando as cores deste código, temos:

Em preto são os demarcadores, que só estão delimitando onde começam os blocos de criação das variáveis e o bloco de código ativo do programa.

Em vermelho temos a criação das variáveis.

Em azul temos um processo chamado de inicialização de variáveis.

Em verde temos o código que é mais visível ao usuário.

Ainda complementando o código com mais comentários, destaco o seguinte:


Pseudocódigo

Este foi um exemplo de pseudocódigo. Como vocês puderam perceber, ele não é tão “informal” quanto o meu algoritmo para comer a pastilha Confeti, mas também não é tão rigoroso quanto uma linguagem de programação. Ele é como uma matriz que permitiria que qualquer programador fizesse a interpretação das instruções e criasse um programa para atingir este objetivo utilizando qualquer linguagem de programação.

Para resumir e encerrar este tópico, o papel do pseudocódigo é permitir a interpretação de instruções para a implementação em qualquer linguagem de progração.

Em seguida falarei sobre os operadores.



Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa

Sites e vídeos sem propagandas? Sim, é possível através da exploração de uma falha!

Seguramente você já se deparou com sites que bloqueiam o conteúdo da página e te obrigam a assinar determinado serviço para ler o conteúdo, certo? Ou foi tentar assistir aquele vídeo e as propagandas em tela cheia não pararam de surgir. Bem, todos já nos deparamos com isso, no entanto, um bug de...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!