Minicursos - Lógica de Programação

Variáveis


Comecemos pela pergunta: o que é uma variável? Uma variável é uma área reservada na memória do computador capaz de armazenar um valor. Este valor precisa ser pré determinado, ou seja, as variáveis possuem tipos de dados que podem armazenar. Nós falaremos mais sobre isso em tópicos futuros, então não se preocupem com os tipos de dados agora. Por enquanto, imaginem uma variável como sendo embalagem capaz de armazenar informações de determinados tipos. Para tentar deixar bem claro, pensemos em uma variável do tipo Fruta. Nesta variável poderíamos armazenar os valores:


Banana
Maçã
Pêra
Uva
Abacaxi
Melancia

E qualquer outra fruta.


Não poderíamos, portanto, tentar armazenar nesta variável o valor “arroz”, “tomate”, “carro”, "bola" ou qualquer outro que não fosse uma fruta.

É importante salientar que uma variável pode ter seu valor alterado ao longo da execução do programa. Continuando o exemplo com nossa variável do tipo Fruta, ela poderia, por exemplo, ter o valor “Banana” armazenado em determinado momento, mas em seguida ter seu valor alterado para “Caju”. Desde que o novo valor também seja uma fruta, ele poderá ser armazenado nesta variável sem qualquer problema. Aliás, é exatamente por esta característica de ter seu valor alterado que estes elementos são chamados de variáveis. É muito simples e ao longo dos minicursos o conceito de variável será demonstrado na prática.

No tópico seguinte falarei sobre as constantes.


Você gostará destes vídeos: