Minicursos - MySQL

Aperfeiçoando o Comando Select


Até agora fizemos uso do comando SELECT através da sintaxe SELECT * FROM nomedatabela. Este comando, como foi visto, retorna todos os dados de todas as colunas da tabela. Para o que precisamos até agora, foi suficiente, mas podemos não querer exibir todos os campos. Sendo assim, a sintaxe dele muda. Vamos imaginar que queiramos uma consulta simples, apenas exibindo o nome, email e idade dos clientes. Nosso comando ficará da seguinte forma:

SELECT nome, email, idade FROM cliente;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Percebam que o SGBD retornou apenas os campos que definimos, facilitando a leitura dos mesmos.

Podemos melhorar ainda mais a formatação através do parâmetro AS, que formata o título das colunas. É como se com ele pudéssemos alterar o nome da coluna apenas para a exibição. Ele é usado da seguinte forma:

SELECT nome AS Nome, email AS EMail, idade as Idade FROM cliente;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Vejam que nossos campos agora possuem o nome formatado de forma mais elegante, com letras iniciais em maiúsculo. É possível, inclusive, utilizar espaço entre palavras, ou seja, usar mais de uma palavra para rotular uma coluna, da seguinte forma:

SELECT nome AS ‘Nome do Cliente’, endereco AS ‘Endereço’ FROM cliente;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Reparem que nomeei o nome da coluna contendo mais de uma palavra entre aspas. Isso é necessário para que o MySQL entenda que elas pertencem a uma mesma coluna. Já para a palavra "endereço", as aspas foram necessárias para que o caractere especial cedilha fosse aceito. Sem as aspas ele seria recusado, impedindo que o comando inteiro fosse executado.br />
Order By

Muito bem, agora nossas consultas já estão bem melhores do que as primeiras, mas podemos precisar, por exemplo, ordenar determinados campos alfabeticamente. Para isso faremos uso do complemento ORDER BY. Sua sintaxe é a seguinte:

SELECT nome AS ‘Nome do Cliente’, endereco AS ‘Endereço’ FROM cliente ORDER BY nome;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Vejam que agora nosso retorno ordenou os nomes por ordem alfabética, ao contrário do SELECT anterior a ele, quando as tuplas apareceram na ordem em que foram inseridas no banco.

Da mesma forma que usamos o campo "nome", poderíamos ter usado um campo do tipo inteiro e, dessa forma ele ordenaria do menor número para o maior.

DESC

Mas e se quiséssemos o retorno na ordem decrescente?

Também é possível, basta que acrescentemos o complemento DESC (abreviação de descending), da seguinte forma:

SELECT nome AS ‘Nome do Cliente’, endereco AS ‘Endereço’ FROM cliente ORDER BY nome DESC;

Aperfeiçoando o comando Select MySQL

Vejam que agora nossa tabela foi ordenada a partir da coluna "nome", mas de forma descendente. No tópico seguinte falarei sobre a cláusula WHERE, que permite que façamos buscas precisas no banco.




Algumas notícias

As memórias DDR5 estão chegando e trarão muitas melhorias

A próxima geração de memórias RAM já possui especificações definidas e promete grande melhoria em relação às atuais DDR4. E o mais importante: mesmo com desempenho bastante superior, elas consumirão menos energia. A tensão de trabalho das memórias DDR5 será de apenas 1.1V contra os 1.2V das atu...

Ler Notícia Completa

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!