Minicursos - MySQL

Chave Primária Composta


A chave primária composta tem um nome bastante sugestivo. Trata-se de uma chave composta por mais de uma coluna da tabela. Ela é necessária em situações em que uma única coluna não é capaz de identificar unicamente uma tupla. Parece complicado, mas não é. Vamos imaginar uma empresa que trabalha com panfletagem no interior do Estado de São Paulo. Ela possui uma tabela que descreve o bairro, a cidade e o agente responsável pela distribuição dos panfletos, conforme ilustra a imagem abaixo:

Chave Primária Composta

Notem que não há nenhuma chave candidata nesta tabela. Qualquer uma das três colunas pode aceitar valores duplicados, portanto temos um grave problema, mas ele pode ser solucionado se criarmos uma chave composta. Se nossa chave tiver sido gerada pelas colunas "Cidade" e "Bairro" juntas, resolveremos este problema, já que numa mesma cidade nunca existirá dois bairro de mesmo nome.

Chave Primária Composta

Agora se quisermos, por exemplo, saber quem é o agente que fará o trabalho no Jardim Paulistano da Cidade de São Carlos, conseguiremos obter essa informação, já que a tupla poderá ser identificada unicamente. Se tivéssemos apenas a informação sobre o bairro ou a cidade separadas, não conseguiríamos descobrir qual agente seria responsável pelo trabalho lá.

Isso é uma chave composta. Na sequência falaremos sobre chaves estrangeiras.



Você gostará destes vídeos: