Minicursos - MySQL

O MySQL é um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Assim como ele, existem vários outros, como o SQL Server, da Microsoft, o Oracle, da proprietária de mesmo nome, e até o Access, também da Microsoft, pode ser considerado um SGBD, mas com limitações bem significativas em relação aos outros citados.

Um SGBD é, como o próprio nome sugere, uma aplicação capaz de gerenciar os bancos de dados, seja na forma de consultas, inserções ou exclusões de dados, criando views ou triggers (não se preocupe se não souber o que é isso agora, pois falarei deles futuramente), enfim, manipulando dados de uma forma geral. Pense em um SGBD dessa forma, como um pacote de serviços capazes de lidar com dados de uma maneira muito eficiente.

Muito bem, agora que ficou claro o que é um sistema gerenciador de bancos de dados, temos outra pergunta: o que é um banco de dados?

Essa é a pergunta que surge em 100% dos estudantes de graduação que estão começando a ter contato com esse assunto. Mas tudo é muito simples: um banco de dados nada mais é do que uma coleção de dados que se relacionam, ou seja, que estão ligados de alguma forma.

Pense na seguinte situação: você vai até uma locadora para fazer o seu cadastro e poder alugar DVDs. Chegando lá, o atendente pede que você preencha uma ficha com seus dados, semelhante a essa criada por mim:

Nome: _Daniel Neri____________________________

Endereço: _Rua X, 200 – Centro___________________

Cidade: _São Carlos ____________________________

Estado: _São Paulo_____________________________

CPF: _123.456.789-00___________________________

RG: _123.456.789-0_____________________________

Telefone: _(16) 9999-9999________________________

Muito bem, aí está o formulário preenchido. Vamos entender o motivo dos dados estarem relacionados. Se surgir a pergunta:

Quem é o dono do CPF de número 123.456.789-00?

A resposta será Daniel Neri.

E qual é o endereço dele?

Rua X, 200 – Centro.

E se precisarmos falar com ele, qual é seu telefone?

É (16) 9999-9999.

Ficou claro como esses dados estão ligados? Por estarem vinculados de alguma forma, são chamados de dados relacionados. Aqui dei um exemplo muito simples, de dados que poderiam estar presentes em uma única tabela, mas nos bancos reais existem tabelas que se relacionam entre si, cujo cruzamento dos dados sempre responde alguma pergunta, ou seja, eles significam algo. A esse conjunto de dados, que podem estar ou não em uma mesma tabela, chamamos de banco de dados. É simples! Portanto, daqui para frente, quando pensar em banco de dados, imagine uma coleção enorme de informações, mas que não estão simplesmente jogadas ali, mas armazenadas de uma forma lógica e organizada.

Para encerrar, uma breve história do MySQL

O MySQL existe há quase 30 anos e foi criado por três programadores: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius. Hoje é um dos sistemas gerenciadores de bancos de dados mais utilizados no mundo, - talvez seja até o mais utilizado - já que possui licença livre. Todas as empresas fornecedoras de serviços de hospedagem de sites oferecem o MySQL como opção de banco de dados.

Em 2008 a empresa MySQL AB, desenvolvedora do produto, foi comprada por 1 bilhão de dólares pela Sun Microsystems. Atualmente a Oracle é dona da Sun Microsystems e, quando essa aquisição foi feita muito se especulou sobre o fim do MySQL, já que, segundo muitos colunistas de tecnologia que publicaram textos naquela época (2009), não faria sentido para uma empresa como a Oracle manter o MySQL ativo, já que se tratava de um concorrente do SGBD Oracle, então ele seria extinto. Para a nossa sorte isso não aconteceu e não só o MySQL não foi eliminado como novas versões continuam surgindo, cada vez melhores.

Dentre as várias boas características desse sistema, vale destacar que ele possui drivers para praticamente todas as linguagens de programação atuais e sempre com enorme facilidade de configuração. Ele realmente é uma ferramenta poderosíssima para gerenciamento de dados, tanto que grandes portais o utilizam. Segundo a Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/MySQL, com acesso realizado em 21/11/2011), ele é utilizado por empresas como NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google e outros.

Vale a pena conhecer e estudar um pouco sobre esse maravilhoso SGBD!


Você gostará destes vídeos: