Minicursos - MySQL

Função Count


Dentre as dezenas de funções existentes em MySQL, veremos uma coletânea das que necessitamos na maioria dos casos e que resolvem praticamente todos os problemas das aplicações que normalmente encontramos no mercado.

Vou começar pela mais famosa, que é a COUNT.

A função COUNT serve para contar quantas ocorrências acontecem em um SELECT. Vou usar novamente a nossa tabela de carros para dar esse exemplo, que não terá grande impacto, já que nossa tabela é muito pequena, mas o objetivo é somente demonstrar a função COUNT em ação. Imagine que precisássemos saber quantos carros temos armazenados na tabela e que sejam bicombustíveis, ou seja, cujo combustível cadastrado seja Flex. Poderíamos fazer isso com o COUNT, da seguinte forma:

SELECT COUNT(*) FROM carro WHERE combustivel LIKE ‘Flex’;

O retorno desse comando seria:

Função Count MySQL

A tabela possui 4 carros nessas condições.

Relembrando outro conceito que já vimos, poderíamos renomear a coluna de retorno através do AS, como já fizemos muitas vezes:

SELECT COUNT(*) AS Total FROM carro WHERE combustivel LIKE ‘Flex’;

Função Count MySQL

O símbolo asterisco diz ao SGBD para contar todas as ocorrências, ou seja, todas as tuplas do SELECT. Caso quiséssemos centralizar a contagem em determinada coluna, definiríamos seu nome no lugar do asterisco, por exemplo:

SELECT COUNT(combustivel) AS Total FROM carro;

Função Count MySQL

Essa consulta retornou a quantidade de tuplas da tabela "carro" que possuem algum valor na coluna combustivel. Nesse caso ele retornou o número 8, que é a mesma quantidade de carros cadastrados, pois todos os carros possuem o combustível definido nessa coluna, mas em uma situação em que tivéssemos campos NULL, poderia ser importante saber quantos estão com o cadastro preenchido e quantos não estão. Os campos NULLL não seriam, por padrão, contados pela função COUNT.



Você gostará destes vídeos: