Minicursos - MySQL

Inserindo Dados


Agora que já criamos nossas tabelas, vamos aprender a realizar consultas simples e a inserir dados nas tabelas. Atualmente nossa base de dados possui essas três tabelas:

Inserindo Dados MySQL

Caso você tenha fechado o MySQL e ele retorne a mensagem de que nenhuma base de dados está selecionada, digite o comando use teste;.

Uma consulta é apenas um comando capaz de exibir as informações de uma ou mais tabelas. Para exibirmos o conteúdo de uma tabela, o comando a ser usado é o SELECT e sua sintaxe é bem simples, vejam:

SELECT * FROM cliente;
Esse comando exibirá todo o conteúdo da tabela cliente.

Inserindo Dados MySQL

O retorno Empty set indica que nossa tabela está vazia. Sendo assim, vamos inserir alguns dados. O comando utilizado para isso é o INSERT INTO e ele deve ser usado da seguinte forma:

INSERT INTO cliente (telefone, nome, endereco, email, idade, cpf) VALUES (“5555-5555”, “Daniel”, “Rua X, 200”, “daniel@emailinexistente.com”, 30, “99999999990”);

Fiquem tranquilos se tudo parece um pouco confuso ou poluído demais. Vou explicar melhor logo abaixo, mas de imediato o importante é apenas executar este comando no MySQL:

Inserindo Dados MySQL

O retorno Query OK, 1 row affected indica que o comando foi bem recebido pelo SGBD e que uma linha sofreu alteração, que no nosso exemplo foi a criação de uma linha contendo os dados que utilizamos. Vamos verificar se os dados estão realmente lá com o comando SELECT, visto acima:

Inserindo Dados MySQL

Vejam que nossos dados foram corretamente armazenados. A formatação não está maravilhosa, é possível melhora-la um pouco, mas não veremos isso ainda e, de qualquer forma o prompt do SGBD não é a melhor interface para exibir dados, e nem deve ser, já que seu papel é apenas armazena-los, mas enfim, o importante é que nossos dados foram corretamente salvos.

Antes de prosseguirmos, cabem algumas observações importantes sobre o comando de inserção. Vamos a elas:

Inserindo Dados MySQL

Nos primeiros parênteses defini os campos da tabela que receberiam os dados (enumerados em amarelo). Nos parênteses seguintes defini os dados que seriam colocados nos campos (enumerados em verde). O importante a ser observado é que a ordem da inserção dos dados acompanhou a ordem definida nos primeiros parênteses. Por exemplo: o campo 2 definia a coluna "nome", portanto na inserção o valor 2 era o nome do cliente. O campo 3 definia o endereço e o valor 3 na inserção era a string contendo o endereço, e assim por diante. Essa ordem deve ser respeitada. Vale ressaltar que ela não precisa seguir a ordem definida na criação das tabelas. Se o último campo definido na criação foi a idade e você quiser inserir o dado referente à idade em primeiro lugar, não há problema, mas a especificação deve deixar isso claro, da seguinte forma:

INSERT INTO cliente (idade, telefone, nome, endereco, email, cpf) VALUES (30, “5555-5555”, “Daniel”, “Rua X, 200”, “daniel@emailinexistente.com”, “99999999990”);

Percebam que aqui defini o campo idade como sendo o primeiro e, nos parênteses referentes aos dados, coloquei o valor da idade como o primeiro a ser inserido. Isso é possível.

Outra observação importante é que o valor referente à idade foi o único que não foi inserido com aspas e isso aconteceu por ele ser um campo do tipo int e não uma string. Portanto lembrem-se que campos int não necessitam de aspas.

Vale ressaltar também que poderíamos não ter inserido dados em todos os campos, deixando nosso comando da seguinte forma:

INSERT INTO cliente (idade, nome, email, cpf) VALUES (30, “Marcos”, “marcos@emailinexistente.com”, “88888888888”);

Se dermos um SELECT na tabela, teremos isso:

Inserindo Dados MySQL

Percebam que os campos onde não especificamos nada aparecem com a palavra NULL, que significa que eles estão nulos.

Para encerrar a inserção de dados, é importante dizer que se formos inserir os dados na mesma ordem em que as colunas foram criadas e preenchendo todos os campos, nosso comando pode ser reduzido, vejam:

INSERT INTO cliente VALUES (“2222-2222”, “Lisa”, “Rua Y, 300”, “lisa@emailinexistente.com”, 20, “55555555550”);

Percebam que não especifiquei os campos, apenas coloquei o parênteses com os dados e mesmo assim o comando foi recebido corretamente pelo SGBD:

Inserindo Dados MySQL

Vale relembrar que o comando só foi bem aceito porque inseri os dados na mesma ordem em que os campos da tabela foram criados no comando create table. É bem mais simples, mas utilizando este comando reduzido você obrigatoriamente precisa preencher todos os campos.

Caso você queira usar esse recurso, mas não se lembre da ordem em que os campos da sua tabela foram criados, você pode usar o comando DESC seguido do nome da tabela, da seguinte forma:

desc cliente;

Inserindo Dados MySQL

Com o comando desc e o nome da tabela você vê a ordem em que as colunas foram criadas e pode fazer uso do comando simplificado!




Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa

Cientistas norte-americanos criaram anticorpo capaz de atacar 99% das variações de HIV

Um grupo formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, e da empresa farmacêutica Sanofi criaram em laboratório anticorpos superdesenvolvidos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. O feito é ainda mais significativo por ser capaz até mesmo de prevenir a infec...

Ler Notícia Completa

Facebook investirá mais de US$ 1 bilhão em conteúdo original em 2018

Anunciada em agosto, a plataforma original de vídeos do Facebook, Watch, parece ser a grande aposta de Mark Zuckerberg para o ano que vem. De acordo com o TechCrunch, a empresa deve investir US$ 1 bilhão para criar e incentivar iniciativas voltadas para a produção de conteúdo audiovisual exclu...

Ler Notícia Completa

Software da Adobe é capaz de manipular gravações de voz e criar frases com perfeição

O software se chama Voco, foi desenvolvido pela Adobe (a mesma criadora do Photoshop) e permite manipular gravações de voz com uma precisão inédita, inclusive criando frases que a pessoa não disse. Na demonstração do app, um técnico forjou uma gravação em que um homem dizia “eu beijei a Jordan...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos: