Minicursos - Programação Orientada a Objetos

Abstração


A abstração é o ponto de partida para a criação de programas utilizando POO. Trata-se da capacidade de extrair dos personagens ou dos itens presentes no contexto, suas principais características, criando, dessa forma, objetos.

Se estivéssemos lidando com um software que precisará armazenar dados de um carro, poderíamos pensar nos seguintes métodos:


Frear:

Acelerar:

Buzinar:

Acender farol:

Apagar farol:

Além de métodos, este nosso carro também teria propriedades, que poderiam ser:

Cor
Quantidade de Portas
Combustível Utilizado
Potência do Motor
Modelo
Marca

A abstração é, portanto, a captura das principais características do personagem ou item envolvido no contexto, de forma que elas possam ser facilmente descritas em uma classe, que gerará um objeto. Apenas isso!




Algumas notícias

Como conversar com alguém no WhatsApp sem adicionar o número aos contatos

Este processo pode, à primeira vista, parecer um pouco confuso para usuários que não são muito experientes usando seu smartphone. Mas uma vez que você conclua o processo , vai entender o método e parecerá mais fácil. 1. Abra o seu navegador preferido no seu smartphone e digite o seguinte link na...

Ler Notícia Completa

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos: