Minicursos - Programação Orientada a Objetos

Abstração


A abstração é o ponto de partida para a criação de programas utilizando POO. Trata-se da capacidade de extrair dos personagens ou dos itens presentes no contexto, suas principais características, criando, dessa forma, objetos.

Se estivéssemos lidando com um software que precisará armazenar dados de um carro, poderíamos pensar nos seguintes métodos:


Frear:

Acelerar:

Buzinar:

Acender farol:

Apagar farol:

Além de métodos, este nosso carro também teria propriedades, que poderiam ser:

Cor
Quantidade de Portas
Combustível Utilizado
Potência do Motor
Modelo
Marca

A abstração é, portanto, a captura das principais características do personagem ou item envolvido no contexto, de forma que elas possam ser facilmente descritas em uma classe, que gerará um objeto. Apenas isso!




Algumas notícias

Google Chrome consumirá menos memória RAM em breve

O navegador da gigante de buscas da Internet é, sem dúvida, um dos melhores disponíveis, mas é inegável que o consumo de memória RAM por parte dele é exagerado. Este problema já se estende por anos, mas parece que em breve ele terá uma solução. Um novo recurso do Windows 10, chamado SegmentHeap...

Ler Notícia Completa
Você gostará destes vídeos!