Minicursos - Programação Orientada a Objetos

Classe


Se você entendeu que Objetos em POO nada mais são do que entidades e suas características e funcionalidades, então não terá problema algum em entender o que é uma classe.

Classes são abstrações de objetos, ou seja, são as instruções que definem todas as características de um objeto, incluindo o seu nome e passando por todas as funções.

Veja um exemplo de criação de classe em C#

class Carro
{
    string strCor;
    string strMarca;

    public void setCor(string cor)
    {
        strCor = cor;
    }

    public string getCor()
    {
        return strCor;
    }
}

Não vamos nos preocupar com a sintaxe agora, mas vejam como tudo é simples. Definimos o nome da classe (Carro), depois seus atributos (cor e marca, representadas pelas variáveis strCor e strMarca, respectivamente) e mais abaixo suas funcionalidades (definir cor e retornar cor, representadas pelos métodos setCor e getCor, respectivamente). Não se preocupem agora com as palavras “public” contidas no código. Falaremos sobre elas mais adiante. O importante é ficar claro que a classe é a estrutura do objeto. É como se fosse a "receita" que nos permitirá criar o objeto no futuro.



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