Minicursos - Programação Orientada a Objetos

Classes e Métodos Abstratos


Para que possamos chegar ao último pilar da Programação Orientada a Objetos, que é o conceito de Polimorfismo, é importante explicar o que são classes e métodos abstratos.

Esses dois importantes componentes da POO estão intimamente ligados ao conceito de herança e é muito fácil explicar o motivo, já explicando, inclusive, o que eles são.

Uma classe abstrata é aquela que não determina como as coisas precisam ser feitas, mas define que, obrigatoriamente, elas devem ser feitas. Vamos a um exemplo que deixará tudo muito claro. Vou criar, no Visual C# 2010 Express e utilizando a linguagem C#, um novo projeto com uma classe chamada "Animal" e outras duas classes chamadas "Arara" e "Cachorro", que serão subclasses de "Animal", ou seja, herdeiras dela.

Classes e Métodos Abstratos POO

A figura acima mostra a classe "Animal", sem nenhum atributo ou método.

Agora criarei as classes "Arara" e "Cachorro", herdando da classe "Animal".

Classes e Métodos Abstratos POO

Classes e Métodos Abstratos POO

Muito bem, agora vamos imaginar que queiramos que tanto Araras quanto Cachorros ou ainda quaisquer outros animais que venhamos a adicionar ao nosso projeto e que herdem da classe Animal, tenham, obrigatoriamente, o método mover, afinal de contas todos os animais se movem. Uma solução fácil para isso seria fazermos a criação desse método na classe Animal e, dessa forma ele seria automaticamente herdado pelas subclasses, no entanto, animais se movem de maneiras diferentes, como todos sabemos. Araras voam enquanto cachorros correm, ou seja, os métodos deverão ser diferentes para cada tipo de animal, portanto devem ter implementações diferentes para cada um.

Se você está acompanhando todos os tópicos sobre POO, deve estar pensando que uma fácil solução para isso seria a criação do método, na classe Animal, e depois, através de sobreposição de métodos, modifica-los nas subclasses. Bem, eu tenho que lhe dar os parabéns se você está pensando dessa forma, pois significa que você entendeu corretamente como utilizar a sobreposição de métodos e isso é bastante importante. No entanto existe uma única palavra que citei propositalmente e destaquei acima que faria esse raciocínio não dar certo, que é a palavra "obrigatoriamente". A situação que criei exige que todas as subclasses implementem o método mover. Se utilizarmos a implementação desse método na superclasse e fizermos a sobreposição na subclasse, tudo irá funcionar, mas se alguma classe herdeira da classe Animal não implementar esse método, o sistema aceitará e não é isso que queremos. Conforme citado acima, se todos os animais se movem e cada tipo o faz de uma forma particular, então nós queremos que, obrigatoriamente, cada um implemente seu próprio método. Essa obrigatoriedade de implementação só será possível com uma classe e métodos abstratos na superclasse. Vou demonstrar isso no Visual C#, vejam:

Classes e Métodos Abstratos POO

Criei a classe abstrata "Animal" e também o método abstrato mover. A observação, conforme destacado na imagem, fica por conta da ausência do corpo do método. Sequer é necessário abrir as chaves, sendo que o sinal de ponto e vírgula encerra a declaração de criação do mesmo.

Agora vamos para a criação das classes herdeiras:

Classes e Métodos Abstratos POO

A imagem acima mostra a criação da classe "Arara", com uma implementação de método que exibe uma mensagem característica alertando sobre qual método foi acionado.

Agora para a classe "Cachorro" temos algo bem semelhante:

Classes e Métodos Abstratos POO

Vamos executar a aplicação e ver se isso está funcionando. Para testar, adicionei dois botões, que chamam os métodos mover da classe "Arara" e "Cachorro".

A tela inicial ficou assim:

Classes e Métodos Abstratos POO

Clicando no botão da Classe Arara temos:

Classes e Métodos Abstratos POO

E no botão da classe Cachorro temos:

Classes e Métodos Abstratos POO

Como foi possível observar, cada botão chamou uma implementação de método diferente, que é o que queríamos. Agora vou demonstrar o que realmente diferencia a estratégia de termos criado uma classe com método abstrato no lugar de simplesmente criado a herança e feito uma sobreposição de métodos. Conforme expliquei um pouco acima, a classe com métodos abstratos obriga a implementação em cada uma das subclasses. Vamos tentar, então, não implementar o método mover em uma das classes e ver o que acontece. Apagarei esse método da classe "Cachorro", deixando-a como a figura abaixo:

Classes e Métodos Abstratos POO

Agora vou tentar compilar a aplicação e executa-la. Vejamos o que acontece:

Classes e Métodos Abstratos POO

Conforme ilustrado acima, o Visual C# parou a compilação logo que identificou que o método mover não estava presente na classe "Cachorro", que era uma herdeira da Classe abstrata "Animal" e que esta possuía um método abstrato chamado mover. Portanto, sempre que quiser implementar uma classe “genérica”, ou seja, criar uma matriz para a criação de subclasses e necessitar que todas as herdeiras implementem determinado método, use classes e métodos abstratos.

Outro ponto importante a se destacar é que classes abstratas não podem ser instanciadas, ou seja, não podemos criar objetos de classes abstratas, já que elas existem apenas para serem herdadas. Vejam o que acontece quando tento instanciar a nossa classe Animal:

Classes e Métodos Abstratos POO

O Visual C# não permite esse código e exibe o alerta de que não se pode criar uma instância de uma classe abstrata pois, como foi dito, elas são apenas matrizes para a criação das classes herdeiras.



Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa

Cientistas norte-americanos criaram anticorpo capaz de atacar 99% das variações de HIV

Um grupo formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, e da empresa farmacêutica Sanofi criaram em laboratório anticorpos superdesenvolvidos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. O feito é ainda mais significativo por ser capaz até mesmo de prevenir a infec...

Ler Notícia Completa

Facebook investirá mais de US$ 1 bilhão em conteúdo original em 2018

Anunciada em agosto, a plataforma original de vídeos do Facebook, Watch, parece ser a grande aposta de Mark Zuckerberg para o ano que vem. De acordo com o TechCrunch, a empresa deve investir US$ 1 bilhão para criar e incentivar iniciativas voltadas para a produção de conteúdo audiovisual exclu...

Ler Notícia Completa

Você sabia?

Desde o seu lançamento, em 1985, o fantástico jogo Tetris vende pelo menos 70 milhões de unidades por ano em todo o mundo! Os dados são oficiais e fornecidos pela THQ, uma das distribuidoras do título.

O personagem Mario surgiu pela primeira vez no mundo dos games em um jogo chamado Donkey Kong, lançado em 1981. Mario, que naquela época se chamava Jumpman, não era o personagem principal do jogo, mas ele se tornaria um dos mais famosos personagens do mundo dos games. Saiba mais.

Utilizar seu notebook em camas, sofás ou qualquer superfície macia pode obstruir as entradas e saídas de ar, elevando a temperatura e provocando danos a diversos componentes. Utilize-o sempre sobre uma superfície rígida. Saiba mais aqui.

O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.

Você gostará destes vídeos: