Minicursos - Programação Orientada a Objetos

Objeto


Os conceitos de classes e objetos em POO são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer aplicação. Sendo assim, tentarei ser o mais didático possível durante a explicação de ambos, para que nenhuma dúvida exista ao final deste tópico.

Na programação estruturada os códigos são criados com base em funções, que modularizam o código, mas aqui pensaremos em tudo como objetos. Comecemos, então, pela seguinte pergunta:

O que são Objetos?

Imaginemos um sistema para uma locadora de carros. Bem, todo carro possui várias características, como cor, marca, tipo de combustível que utiliza, etc. Ele também possui várias funcionalidades, como andar, parar, buzinar, etc.

Bem, veja como tudo é extremamente fácil de compreender. Se transportarmos isso para um modelo de POO, o carro seria nosso objeto, as características seriam as propriedades e as funcionalidades seriam os métodos. É muito simples!

Vamos a outro exemplo para que deixemos tudo bem claro.

Agora nosso sistema envolve computadores e não carros. Então teríamos:

Objeto = Computador

Propriedades = Quantidade de Memória RAM, Tamanho do Monitor, Marca, Capacidade de Armazenamento do HD, etc.

Métodos = Ligar, Desligar, Acessar a Internet, Reproduzir Música, etc.

Então resumindo, um objeto em POO é uma entidade do mundo real, com suas características e funções. Apenas isso!


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