[Aula 05] - Salvando um arquivo, salvando com senha e salvando automaticamente

Nesta aula você aprenderá como salvar arquivos, para que seja possível acessa-los e continuar efetuando alterações no futuro. Também verá como é possível proteger este documento com senha, para que pessoas não autorizadas não consigam abri-lo. Como uma variação da proteção com senha, você descobrirá que é possível, através da função “Senha de Gravação”, permitir que um arquivo seja aberto, mas não possa ser modificado por terceiros.

Para encerrar, exploraremos a função Salvamento Automático, que grava o arquivo a cada intervalo de tempo pré-determinado por você, evitando que um travamento ou uma queda de energia possa acarretar em perda do trabalho digitado. 

Seja bem-vindo a mais uma aula do nosso curso no vídeo abaixo e não esqueça de se inscrever no canal Contém Bits no Youtube:


Você sabia?
Você Sabia?

Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.

Você Sabia?

A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.

Algumas notícias

Polícia chinesa já faz uso de óculos com reconhecimento facial

História

A polícia chinesa encontrou uma nova forma vigiar ainda mais os cidadãos. Conforme relata o The Wall Street Journal, os policiais locais estão usando óculos equipados com câmeras de reconhecimento facial para detectar criminosos que estejam tentando fugir principalmente pelas estações de trem. A...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

História

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

História

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa