Raio-X - Processadores

É impossível não fazer a clássica analogia de que o processador é o cérebro do computador. De fato, todas as informações são processadas nele. Os programas de computador, sejam eles editores de texto, planilhas eletrônicas, visualizadores de e-mails, reprodutores de áudio ou vídeo, jogos ou de qualquer outro propósito, não passam de instruções que são lidas pelo processador. Cabe também a ele executar cálculos matemáticos solicitados por estes programas.

Mesmo que o seu computador não esteja executando nada ativamente e faça a exibição apenas de um simples protetor de telas, existem diversas operações sendo executadas em segundo plano pelo processador, como o monitoramento do programa antivírus, a leitura do relógio do sistema, processos que mantêm o sistema operacional funcionando, enfim, se o seu computador estiver ligado, o processador estará trabalhando e, como tudo é interpretado por ele, realmente não há melhor analogia do que dizer que se trata de um cérebro eletrônico.

Esses fantásticos componentes são, na verdade, circuitos integrados que recebem informações, as processam e as enviam para outros componentes do computador. Eles são compostos por uma quantidade enorme de transistores, que são componentes eletrônicos capazes de funcionar como interruptores de corrente elétrica. Apenas como referência, os processadores modernos possuem mais de 2 bilhões e 500 milhões de transistores. É um número totalmente inimaginável, já que estamos falando de um componente que, depois de encapsulado, mede em torno de 5cm em cada lado, conforme ilustra a imagem abaixo:


Processador Xeon

Processador Xeon

Isso só foi possível porque ao longo dos anos os transistores foram tendo seu tamanho reduzido, chegando atualmente a incríveis 22 nanômetros, ou seja, 22 milionésimos de milímetro! Os primeiros processadores sequer utilizavam transistores e sim válvulas, que apresentavam inúmeros problemas e consumiam muito mais energia, mas deixemos estes complicados e problemáticos componentes para um artigo sobre a história dos processadores. Vamos manter as atenções nos processadores modernos e, para eles o importante é saber que desde que os transistores surgiram e foram reduzindo o seu tamanho ao longo dos anos, a capacidade de processamento foi aumentando, o que deixou os processadores mais velozes.

A unidade de medida para definir a capacidade de processamento dos processadores é o Hertz, que nada mais é do que uma unidade que mede a quantidade de ciclos presentes em um segundo. Se dissermos que algo acontece a uma freqüência de 20Hz, por exemplo, estamos querendo dizer que determinada ação se repete 20 vezes por segundo. No caso dos processadores estes valores são sempre muito elevados. Apenas como referência, em 1982 a Intel lançou o processador 80186, cuja velocidade de processamento era de 6.000.000Hz (seis milhões de Hertz) ou 6MHz (seis Mega Hertz).


Processador 80186

Processador 80186


No outro extremo do desenvolvimento temos, por exemplo, o processador A10-5800K2, da AMD, que atinge incríveis 4.200.000.000Hz ou 4.2GHz de freqüência:


A10-5800K2

Processador A10-5800K2


Grande parte da matéria prima que forma estes maravilhosos cérebros eletrônicos é o Silício, encontrado com facilidade na natureza. No entanto, apesar de ser proveniente de um material tão simples e abundante, o processo de criação dos processadores é extremamente complexo, visto que o grau de pureza precisa ser de algo em torno de 99,999%. Devido a essa necessidade, seu ambiente de produção necessita até de filtragem do ar, para que nenhum grão de poeira atrapalhe o processo. Entrar em um ambiente destes exige a utilização de roupas especiais e até máscaras, para impedirem que a respiração humana contamine os componentes. Estes ambientes são chamados de Salas Limpas ou Clean Rooms. Abaixo podemos ver a imagem de uma Clean Room da Intel, localizada em Israel:


Clean Room da Intel

Clean Room da Intel


A imagem pode fazer parecer que existe um exagero de cuidados, mas não há. Essa pureza é realmente necessária e graças ao aperfeiçoamento destes processos nós temos processadores tão velozes e estáveis atualmente.

Processadores com vários núcleos

Com a redução do tamanho dos transistores e a melhoria nos processos de criação das placas de Silício, os processadores foram tendo sua freqüência de trabalho aumentada ao longo dos anos e, graças a isso, nossos computadores foram ficando cada vez mais rápidos. Este aumento na freqüência de trabalho trouxe uma elevação na temperatura interna dos processadores, o que foi exigindo também uma melhoria nos sistemas de refrigeração. Ainda assim, se analisarmos o aumento de temperatura do núcleo dos processadores em comparação com o aumento da eficiência dos sistemas de resfriamento destes, veremos que, no geral, a temperatura subiu muito e se essa tendência de aumento contínuo não fosse interrompida, haveria um sério problema para os desenvolvedores de processadores, já que seria impossível mantê-los a uma temperatura de trabalho aceitável. Visando resolver este problema e reduzir o ciclo de trabalho do núcleo do processador, foram desenvolvidos processadores com mais de um núcleo, porém com freqüências de trabalho mais baixas. Exemplificando, no lugar de um processador com um núcleo de 3.6Ghz de frequência, que seria naturalmente um processador com alta temperatura interna, teríamos um processador com dois núcleos trabalhando a 1.8Ghz cada.

Ilustração de processador com vários núcleos

Ilustração de processador com vários núcleos


É muito comum encontrarmos autores dizendo que os processadores são a cabeça do computador e, seguindo esta analogia, podemos pensar no processador com dois núcleos como sendo uma cabeça com dois cérebros.


A redução no clock de trabalho dos núcleos provocou uma significativa redução na temperatura, o que permitiu a utilização de um dissipador de calor e um cooler menores, portanto a máquina ainda ficou mais silenciosa. Até aqui temos, portanto, duas vantagens, uma relacionada à temperatura e outra ao ruído gerado pela máquina enquanto estivesse ligada, mas as vantagens em processadores com vários núcleos vão além disso. Os sistemas operacionais modernos são capazes de detectar a existência de vários núcleos no processador, tratando-os como se fossem processadores independentes e delegando tarefas diferentes a cada um deles. Evidentemente isso trouxe um ganho enorme de desempenho para o computador. Abaixo podemos ver o Windows sendo executado em uma máquina com um processador de dois núcleos:

Ilustração com dois núcleos

Em vermelho está destacado o gráfico de trabalho de cada um dos núcleos. Apenas por esta imagem já é possível notar que eles tiveram cargas de trabalho diferentes, ou seja, trabalharam paralelamente para a execução de alguma tarefa. Hoje já temos processadores de oito núcleos sendo comercializados, como é o caso do AMD FX-8120 (foto abaixo):

AMD FX8120

AMD FX8120


Por fim, para encerrar o pacote de vantagens dos processadores multicore, é importante lembrar que havia outro problema que vinha preocupando a todos antes do surgimento dos processadores com clocks mais baixos, que era a ociosidade dos processadores em determinados momentos. O que acontecia, na prática, é que os processadores eram muito mais velozes do que as memórias RAM, portanto era comum que eles ficassem aguardando o retorno de informações que estavam alocadas nelas. Evidentemente isso era péssimo para o sistema, pois gerava uma ociosidade de um dispositivo tão nobre quanto o processador. Com a redução do clock dos processadores multicore houve uma tendência de equilíbrio entre eles e a velocidade das memórias, o que reduziu muito esse tempo de espera.


Memória Cache

A memória cache, ou simplesmente cache, é uma memória de alta velocidade presente no próprio processador. Seu papel é, basicamente, o de armazenar as informações mais utilizadas para que o acesso a elas seja mais rápido no futuro. A quantidade de memória cache presente nos processadores é muito pequena quando comparada à quantidade de memória RAM das máquinas atuais. Tomemos por exemplo o processador i7-3960X, que é o processador com mais quantidade de memória cache já produzido até o momento. Ele possui 15Mb dessa memória, mas é normal encontrarmos computadores com esse processador equipados com 16, 32 e até 64Gb de memória RAM. Ainda assim, embora a quantidade de memória cache pareça desprezível, ela não é. O impacto sobre o desempenho da máquina está diretamente ligado a ela e o que impede que os processadores tenham grande quantidade de cache é que seu custo é muito elevado, já que se trata de uma memória de alta velocidade, e também pelas limitações físicas, pois não há espaço dentro do encapsulamento do processador para se colocar muita memória cache.

i7-3960X

O que considerar no momento da compra?

Como foi possível notar, existem alguns pontos importantes quando falamos de processador. A quantidade de núcleos, a frequência de trabalho deles e a quantidade de memória cache influenciam diretamente na velocidade com que você poderá manipular seus arquivos ou abrir programas. Você deve considerar isso tudo no momento da compra, mas é claro que é preciso adequar tudo à sua necessidade. Processadores como o exibido acima têm custo muito elevado e a maioria das pessoas não necessita de tanto desempenho. O ideal é conversar com um técnico de sua confiança, que lhe ajudará a escolher a melhor opção, considerando o custo e o benefício.



Gostou deste tópico? Então compartilhe-o em suas redes sociais!



Algumas notícias

O que acontece com o cérebro no exato momento em que morremos

O que passa em nossa cabeça no momento da morte? Não se sabe exatamente e, embora os cientistas tenham alguma resposta, a resposta continua sendo um grande mistério. Além de difícil solução, tentar respondê-la pode criar implicações éticas. No entanto, uma equipe de cientistas da Universidade...

Ler Notícia Completa

Operada e devolvida ao útero, menina que nasceu duas vezes hoje 'acorda sorrindo toda manhã'

Um bebê pode nascer duas vezes? Não é o caso da absoluta maioria das crianças, mas foi assim para a pequena Lynlee Boemer. Em outubro de 2015, sua mãe, Margaret Boemer, descobriu que estava grávida de gêmeos. Ela sofreu um aborto espontâneo, mas um dos bebês sobreviveu. Com dez semanas de ges...

Ler Notícia Completa

Médicos dizem estar perto de chegar a exame de sangue para todos os tipos de câncer

Cientistas dizem que estão mais perto de criar um exame de sangue universal, capaz de identificar todos os tipos de câncer. Estudo conduzido com 1.005 pacientes por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, testou um método que detecta oito tipos de proteínas e 16 mutações ge...

Ler Notícia Completa

Formato JPEG está com os dias contados

Há quantos anos você ouve falar em arquivos JPG? O formato já era utilizado nos primórdios da web comercial nos anos 1990, vivendo há mais de 20 anos como o principal método de compressão de imagens do público. No que depender de Google, Mozilla e outras empresas, isso pode mudar dentro de algum...

Ler Notícia Completa

EUA aprovam 'droga viva', 1ª terapia contra câncer que reestrutura sistema imunológico do paciente

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento que reestrutura o sistema imunológico do paciente para atacar o câncer. A agência reguladora de medicamentos do país - a FDA - diz que a decisão foi um momento "histórico" e que a medicina agora "entra em uma nova fronteira". A companhia Novar...

Ler Notícia Completa

Cientistas norte-americanos criaram anticorpo capaz de atacar 99% das variações de HIV

Um grupo formado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, e da empresa farmacêutica Sanofi criaram em laboratório anticorpos superdesenvolvidos capazes de atacar 99% das cepas de HIV. O feito é ainda mais significativo por ser capaz até mesmo de prevenir a infec...

Ler Notícia Completa

Facebook investirá mais de US$ 1 bilhão em conteúdo original em 2018

Anunciada em agosto, a plataforma original de vídeos do Facebook, Watch, parece ser a grande aposta de Mark Zuckerberg para o ano que vem. De acordo com o TechCrunch, a empresa deve investir US$ 1 bilhão para criar e incentivar iniciativas voltadas para a produção de conteúdo audiovisual exclu...

Ler Notícia Completa

Software da Adobe é capaz de manipular gravações de voz e criar frases com perfeição

O software se chama Voco, foi desenvolvido pela Adobe (a mesma criadora do Photoshop) e permite manipular gravações de voz com uma precisão inédita, inclusive criando frases que a pessoa não disse. Na demonstração do app, um técnico forjou uma gravação em que um homem dizia “eu beijei a Jordan...

Ler Notícia Completa

Games nos Jogos Olímpicos de 2024. Será?

Sabe aquela discussão sobre os jogos eletrônicos poderem ou não ser considerados esportes? Pois o comitê responsável pela realização dos Jogos Olímpicos de 2024 acaba de colocar mais um pouco de lenha nesta fogueira. Isso aconteceu através da divulgação de que eles gostariam de incorporar torne...

Ler Notícia Completa

Algoritmo de Inteligência artificial sabe quando você está sonhando

Pesquisadores da Divisão de Medicina do Sono do Hospital Geral de Massachusetts desenvolveram um algoritmo capaz de identificar quando uma pessoa está sonhando. A tecnologia usa sinais de rádio frequência, através de um dispositivo semelhante a um roteador Wi-Fi, para monitorar a pessoa durante...

Ler Notícia Completa

Equipamentos hospitalares podem ser facilmente hackeados, afirma o governo dos EUA

A equipe de emergências digitais de sistemas de controle industrial dos EUA (ICS-CERT) emitiu ontem um alerta chamando atenção para falhas de segurança em alguns equipamentos hospitalares. As brechas são bastante graves, tanto que, segundo o comunicado, "um atacante com pouca habilidade poderia...

Ler Notícia Completa

Cientistas desvendam segredos de concreto super-resistente criado na Roma Antiga

Pesquisadores desvendaram a química do concreto romano que há milhares de anos resiste à erosão do tempo. Barragens marítimas construídas na época da Roma Antiga empregavam uma mistura de cal e cinzas vulcânicas para manter as rochas unidas. Agora, cientistas descobriram que elementos do materi...

Ler Notícia Completa

Inteligência artificial do Google aprende sozinha a andar e saltar obstáculos

A DeepMind, empresa de inteligência artificial do Google, divulgou ontem três estudos sobre o uso de sistemas de aprendizagem de máquina para ensinar robôs a andar. Os sistemas permitiam que máquinas aprendessem sozinhas a andar em um ambiente simulado. Segundo a empresa, dominar o controle mo...

Ler Notícia Completa

Vírus Petya apavora usuários e empresas ao redor do mundo nesta terça-feira. Saiba como se proteger.

Um novo malware está apavorando usuários ao redor do mundo nesta terça-feira, 27 de junho. Trata-se de mais um Ransomware, que sequestra os dados dos computadores, criptografando-os e solicitando um pagamento em troca da senha capaz de disponibilizar os arquivos novamente. Este malware foi bati...

Ler Notícia Completa

Microsoft está preparando celular 'diferente de tudo o que existe hoje'

Satya Nadella assumiu o comando da Microsoft em 2014, sucedendo Steve Ballmer. Foi sob a presidência dele que a empresa vendeu a divisão de smartphones (adquirida com a compra da Nokia em 2011) após o imparável fracasso do Windows Phone. O último celular da Microsoft foi o Lumia 950, lançado no...

Ler Notícia Completa

Componentes

CONFIRA ALGUNS VÍDEOS