Aulas em Vídeo:
  • Inserindo Imagens - Curso de Word - [Aula 09] Neste vídeo aprendemos uma das funções mais importantes e utilizadas do Word, que é a inserção de fotos ou imagens. Conforme exibido no vídeo, podemos adicionar uma figura, alterar suas dimensões, inserir borda, efeitos, efetuar pequenos ajustes no brilho, contraste e nitidez. Apesar do Word não ser um aplicativo de edição de imagens, vale a pena conhecer estas funções.
  • Inserindo Legendas em Imagens e Gráficos - Curso de Word - [Aula 16]Seja para o seu TCC, sua tese ou artigo, aprender a legendar imagens, gráficos ou ilustrações é fundamental para a criação de um documento profissional. Nesta aula aprenderemos a inserir legenda, modificar sua formatação e utiliza-la para a criação automática de índices. O Word possui ferramentas bastante práticas para estes fins e você aprenderá como utiliza-las através de exemplos práticos...
  • Quebra de Página - Curso de Word - [Aula 20] As Quebas de Página ajudam a manter a formatação correta do seu documento. Utiliza-las pode poupar um enorme tempo nos ajustes finais do seu arquivo, seja ele uma tese, um artigo ou um TCC...
  • Quebra de Seção - Curso de Word - [Aula 19]Quebra de Seção é uma ferramenta incrível que o Microsoft Word possui e ela pode te ajudar a aproveitar formatações, aplicando-as a diversas partes do documento de uma só vez. O ganho de tempo proporcionado é sempre muito grande. As Quebras de Seção podem ser inseridas através da guia Layout, em seguida no botão Quebras. A demonstração de como elas funcionam você confere no vídeo.
  • Ferramentas e Comandos Básicos - Curso de Word - [Aula 08] Neste vídeo você pode conhecer e ver exemplos de comandos e ferramentas muito importantes para uma eficiente utilização do Microsoft Word. Conceitos como: - Desfazer - Refazer - Localizar - Localizar e Substituir - Substituir Palavras - Procurar Palavras - Selecionar - Selecionar elementos com formatação semelhante, dentre outros.
  • Formatando Textos - Curso de Word - [Aula 06] Na sexta aula do curso gratuito de Word, vemos como formatar o texto. Lembrando que formatar um texto significa alterar o seu aspecto visual e isso pode ser feito através dos seguintes conceitos abordados neste vídeo: negrito, itálico, sublinhado, realce, fontes, cores e tamanho das fontes.
  • Posicionando Imagens - Curso de Word - [Aula 10]No décimo vídeo do nosso curso de Microsoft Word vemos todas as opções de posicionamento e layout de imagens. Você aprenderá como colocar texto em torno da imagem, como deixa-la atrás do texto, em frente, e até mesmo como inserir texto no meio da imagem através do layout "Através".
  • Alinhamento e Espaçamento de Parágrafos - [Aula 07]Nesta sétima aula de Microsoft Word vemos como alinhar textos e parágrafos. Testamos o alinhamento à esquerda, à direita, centralizado e justificado. Também aprendemos como alterar a distância entre linhas e parágrafos, o que é chamado de espaçamento.
  • Copiar, Recortar e Colar - Curso de Word [Aula 04] Neste vídeo, que é o quarto do nosso curso gratuito de Word, mostro o funcionamento dos comandos Copiar, Recortar e Colar. Exemplifico as diferenças entre Copiar e Recortar e introduzo o conceito de Área de Transferência. Também explico o que são Teclas de Atalho e mostro os atalhos utilizados nos comandos Copiar, Recortar e Colar.
  • Numerando Páginas do Seu TCC Após a Introdução - Curso de WordSe você está terminando ou revisando seu TCC e chegou a hora de aplicar as normas ABNT ao documento, uma das etapas é inserir os números de página. Seria simples, se não fosse um pequeno detalhe: as páginas anteriores à Introdução não devem conter o número, mas elas precisam ser levadas em consideração na numeração que aparecerá a partir da Introdução. Como fazer isso? Simples! Utilizaremos as Quebras de Seção, já ensinadas no nosso curso...
Vídeo do dia

[Aula 02] - Ferramentas e Guias - Curso de Word

Neste vídeo, que é o segundo do nosso curso gratuito de Word, mostro um pouco sobre o funcionamento das guias de opções e de como elas interferem na exibição das ferramentas. Também explico o que é e como alterar o zoom da página, os modos de exibição de texto e o bloco responsável pelas estatísticas do documento aberto.

Dicas de Segurança

Segurança


  • Sempre que possível, evite digitar senhas em computadores de uso coletivo. Existem diversos mecanismos para interceptação de dados que são muito fáceis de serem instalados.
  • Nunca abra anexos em e-mails de pessoas desconhecidas.
  • Se você recebeu um e-mail de um conhecido com arquivos em anexo, mas ele está sem qualquer texto ou o texto não faz sentido, não clique sobre o arquivo anexado. Entre em contato com o remetente e verifique se de fato o usuário enviou este e-mail, pois pode ser que ele tenha sido enviado por um computador infectado, portanto trata-se de um vírus.
  • Ignore e-mails alertando para irregularidades em seu CPF, dívidas com a Receita Federal, pendências bancárias, problemas com a carteira de habilitação, multas de trânsito ou conteúdos semelhantes. Nenhum órgão público ou instituição financeira utilizará o e-mail para tratar destes assuntos. Apague estes e-mails imediatamente!
  • Sempre crie senhas com, no mínimo, 8 caracteres de tipos diferentes. Procure utilizar letras maiúsculas e minúsculas, números e até caracteres especiais, como @, %, $ ou *. Senhas criadas desta forma são extremamente difíceis de serem quebradas. Por outro lado, jamais crie sequências óbvias, como datas de nascimento, números de telefone, iniciais do nome ou algo semelhante.
Aprenda Mais
Mas eu sou leigo!

Desktops


  • Evite movimentar o gabinete do seu computador enquanto ele estiver ligado. Isso pode provocar danos permanentes ao HD.
  • Não utilize capas protetoras de gabinete enquanto o computador estiver ligado. Elas podem obstruir as entradas de ar, aumentando a temperatura interna.
  • Não apoie sua impressora sobre o gabinete. Isso pode gerar ganho de espaço sobre a mesa, mas os movimentos que ela faz enquanto está imprimindo são prejudiciais a alguns componentes do gabinete.
Aprenda Mais

Notebooks


  • Abra a tampa do notebook sempre de forma suave e segurando-a pelo centro.
  • Nunca o utilize sobre camas, sofás ou qualquer superfície macia. Elas podem obstruir as entradas e saídas de ar, provocando danos permanentes a alguns componentes.
  • Não utilize álcool para limpar a tela e o teclado do seu notebook. Existem produtos específicos para estes fins.
Aprenda Mais

Impressoras


  • Mantenha sua impressora coberta com uma capa protetora enquanto ela não estiver sendo utilizada. A poeira é extremamente prejudicial aos componentes mecânicos.
  • Evite deixar seus cartuchos de impressão muito tempo sem ser utilizados. Isso pode provocar o ressecamento da tinta na cabeça de impressão.
  • Não utilize folhas amassadas. Elas podem se prender no mecanismo, danificando-o.
Aprenda Mais
Conhecendo a História

História dos Computadores

Um filósofo, físico e matemático chamado Blaise Pascal (1623-1662) criou, em 1642, uma máquina com o objetivo principal de calcular impostos. Ela continha 6 rodas dentadas. Cada roda possuía 10 dentes, que correspondem aos algarismos (de 0 a 9). Da direit...

Ler Artigo Completo

Megamania

Estamos diantes de uma verdadeira febre do início dos anos 80! Megamania, lançado para o console Atari 2600 em 1982 pela Activision, fez um enorme sucesso! O jogo não podia ser mais simples: o jogador controlava uma espaçonave que disparava mísseis contr...

Ler Artigo Completo

Double Dragon

Double Dragon foi um game lançado pela Taito para os Arcades em 1987. A história do jogo era bastante simples: os mestres em artes marciais Billy e Jimmy Lee precisam eliminar das ruas uma gangue chamada Black Warriors e resgatar a namorada de Billy, Mar...

Ler Artigo Completo

Phantasmagoria

O game, criado pela Sierra Online em 1995, foi um verdadeiro divisor de águas do entretenimento de terror. O jogo foi lançado em uma época em que era comum encontrarmos jogos com pequenas cenas digitalizadas, mas a Sierra resolveu ousar em seu título, faz...

Ler Artigo Completo
Você Sabia?

O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.

Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.

O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.

Dicas

Gerando arquivo TXT com dados do sistema

Você pode gerar rapidamente um arquivo TXT com todos os dados do seu sistema, inclusive sua data de instalação. Saiba como clicando aqui

Salvando todos os slides como imagens

Se você recebeu um arquivo do PowerPoint repleto de paisagens e gostaria de salva-las em seu computador como se fossem imagens, isso é possível! Veja como.

Função Autosoma

Uma importante função do Excel é a Autosoma, que pode gerar enormes ganhos de tempo para diversos tipos de cálculos. Descubra como utiliza-la aqui

Bloqueando rapidamente o Windows 7

Caso necessite abandonar rapidamente seu computador, você pode bloquea-lo contra acessos de terceiros através de uma simples tecla de atalho. Saiba mais...

Incorporando fontes aos seus arquivos

Aprenda a incorporar as fontes que você utiliza para que os documentos enviados por email não sejam exibidos de forma desfigurada. Veja como.

Reduzindo o tamanho da lixeira

Se você tem problemas de pouco espaço em disco, uma alternativa interessante pode ser reduzir o tamanho que o sistema reserva para a Lixeira. Clique aqui

Inserindo data e hora auto-atualizáveis

Se você precisa inserir a data e hora atuais em seus documentos com frequência, saiba que o Word pode fazer isso automaticamente. Veja como.

Habilitando o Stick no Windows 7

Se você precisa anotar vários recados, habilitar o post-it virtual pode ser bastante útil. Veja como isso pode ser feito clicando aqui

Alterando a fonte padrão dos documentos

Se você não gosta da fonte Calibri, padrão nos documentos do Word, saiba que é possível altera-la. Descubra como aqui

Desligando o realce dos programas

Se você se incomoda com o realce que o Windows acrescent automaticamente a a cada programa recém instalado, veja como desligar esta função clicando aqui

Alterando o local da pasta Meus Documentos

Alterar o local da pasta Meus Documentos pode ser interessante, principalmente se você tem HD particionado. Descubra como aqui.